Pato Silva ‘salva’ Cacá Bueno e coloca Red Bull na pole-position da corrida de duplas em Interlagos

Cacá Bueno terminou em nono entre os pilotos titulares, mas seu convidado para essa corrida de abertura, o argentino Pato Silva, garantiu a pole-position para a Red Bull em Interlagos. Mas a decisão foi apertada: diferença para Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico foi de 0s001 na média dos tempos

Depois de fazer o nono tempo entre os titulares da Stock Car em Interlagos, Cacá Bueno entregou o volante do #0 para o argentino Pato Silva, com quem forma dupla nessa corrida especial que marca a abertura da temporada 2014. O pentacampeão então foi para o muro dos boxes, colocou os fones de ouvido e ficou acompanhando o trabalho do colega no traçado do Autódromo José Carlos Pace. Quando viu que o trabalho de Pato salvou sua pele e o colocou na pole-position para a prova deste domingo (23), deve ter entrado no rádio e dito “bueno, muy bueno”.

Mas bem que Cacá também teve sua participação no trabalho do argentino: abortou a última volta lançada e preservou um pouco mais os pneus. Assim, Juan Manuel contou com um pouco mais de aderência para assumir a primeira colocação. Um verdadeiro trabalho em equipe.

É a primeira alegria da equipe Red Bull neste campeonato, num treino que, de certa forma, foi dominado pela marca de bebidas energéticas.

Cacá Bueno e Pato Silva fazem a pole na etapa de abertura da Stock Car, em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton | Grande Prêmio)

Cacá terá a seu lado na primeira fila do grid o estreante Felipe Fraga, seu pupilo de apenas 18 anos, que também conta com patrocínio pessoal da Red Bull. Rodrigo Sperafico, o convidado de Fraga, foi quem garantiu a segunda colocação numa batalha mais do que apertada. A diferença entre as médias das duas duplas foi de 0s001.

E o companheiro do pentacampeão, Daniel Serra, larga em terceiro junto do italiano Alessandro Pier Guidi.

A segunda fila é completada por Valdeno Brito e Jeroen Bleekemolen, com Denis Navarro/Álvaro Parente e Átila Abreu/Nelsinho Piquet logo atrás no grid.

Dos cinco primeiros colocados, só Ale Pier Guidi perdeu posições em relação ao que o dono do carro fez na primeira parte da classificação. Ou seja: como se esperava, foram os visitantes que decidiram o desfecho do treino classificatório. E é essa a expectativa para a corrida, que terá os titulares largando e os convidados recebendo o carro no meio da prova de 50 minutos.

A cobertura 'in loco' da Stock Car no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado da Stock Car em Interlagos
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Confira como foi o treino classificatório da Stock Car em Interlagos:

Nonô Figueiredo foi quem saiu dos boxes na frente na primeira tomada de tempos da temporada, que completou uma volta na casa de 1min45s, tempo ainda bastante alto. A sessão terminou com marcas 5s mais baixas.

Os dez minutos que o grupo 1 teve para ir à pista passaram rápido, e, ao final deles, Daniel Serra estava na liderança com uma volta de 1min39s483, seguido por Marcos Gomes, que anda bem em Interlagos, e Allam Khodair.

Vencedor da Corrida do Milhão, Ricardo Zonta estava em quarto, com Thiago Camilo – que chegou a liderar – em quinto e Rubens Barrichello em sexto.

O grupo 2 foi à pista na sequência, e quem foi se colocar entre os ponteiros foi Denis Navarro, que cravou o sexto ponto. Fraga foi ainda melhor e completou um giro em 1min39s677 antes de se enroscar com Antonio Pizzonia na curva do Lago. O lance foi colocado sob investigação pelos comissários.

Encerrada a participação dos convidados no classificatório, entraram na pista os convidados, seguindo o mesmo esquema: dez minutos para cada grupo. A média das melhores voltas de cada carro definiria o pole.

Num primeiro momento, Jeroen Bleekemolen e Nelsinho Piquet trocaram voltas rápidas e se destacaram. Mas o experiente argentino Pato Silva entrou em cena na sequência a abaixou a média do carro #0 para 1min40s003 com sua volta em 1min40s204. Ele havia recebido o bastão de Cacá na nona posição.

Para completar a dobradinha da Red Bull, Ale Pier Guidi garantiu o #29 em segundo. Ainda no top-5 o #77, o #51 e o #73, tudo graças ao bom trabalho dos convidados. Zonta que se deu bem mal, caindo de quarto para a última posição do grupo 1 após a participação de Diego Aventín.

Fraga e Sperafico foram destaques da classificação em SP (Foto: Rodrigo Berton | Grande Prêmio)

Veio a parte final da classificação, e nela Rodrigo Sperafico conseguiu desmanchar a dobradinha rubro-taurina. O paranaense recebeu o #88 de Fraga na quinta posição e se esforçou ao máximo para colocá-lo na pole. Não pôde devido a um detalhe matemático: na média das voltas dos dois pilotos, ele acabou perdendo por somente 0s001. Ficou em segundo após tirar tudo o que podia do carro na segunda tentativa que teve. Sua melhor volta foi 1min40s331, 0s127 mais lenta que a de Pato.

Os dez convidados mais rápidos na tomada de tempos foram: Pato, Sperafico, Piquet, Bleekemolen, Vitor Meira, Winterbottom, Parente, Farfus, Pamplona e Senna.

Stock Car, Interlagos, grid de largada:

 
1 0 CACÁ BUENO
PATO SILVA
BRA
ARG
RED BULL Chevrolet   1:40.003    
 
2 88 FELIPE FRAGA
RODRIGO SPERAFICO
BRA
BRA
VOGEL Chevrolet   1:40.004 +0.001  
 
3 29 DANIEL SERRA
ALE PIER GUIDI
BRA
ITA
RED BULL Chevrolet   1:40.114 +0.111  
 
4 77 VALDENO BRITO
JEROEN BLEEKEMOLEN
BRA
HOL
WA MATTHEIS Chevrolet   1:40.153 +0.150  
 
5 5 DENIS NAVARRO
ÁLVARO PARENTE
BRA
POR
VOXX Peugeot   1:40.175 +0.172  
 
6 51 ÁTILA ABREU
NELSINHO PIQUET
BRA
BRA
AMG Chevrolet   1:40.207 +0.204  
 
7 73 SÉRGIO JIMENEZ
MARK WINTERBOTTOM
BRA
AUS
VOXX Peugeot   1:40.227 +0.224  
 
8 80 MARCOS GOMES
MAURO GIALLOMBARDO
BRA
ARG
CARLOS ALVES Peugeot   1:40.247 +0.244  
 
9 111 RUBENS BARRICHELLO
AUGUSTO FARFUS
BRA
BRA
FULL TIME Chevrolet   1:40.248 +0.245  
 
10 46 VITOR GENZ
VITOR MEIRA
BRA
BRA
BOETTGER Peugeot   1:40.274 +0.271  
 
11 21 THIAGO CAMILO
LUCAS DI GRASSI
BRA
BRA
RCM Chevrolet   1:40.282 +0.279  
 
12 74 POPÓ BUENO
GABRIEL PONCE DE LEÓN
BRA
ARG
WA MATTHEIS Chevrolet   1:40.347 +0.344  
 
13 14 LUCIANO BURTI
RICARDO ROSSET
BRA
BRA
VOGEL Chevrolet   1:40.413 +0.410  
 
15 4 JÚLIO CAMPOS
FÁBIO CARBONE
BRA
BRA
MICO'S Peugeot   1:40.481 +0.478  
 
16 65 MAX WILSON
DEAN CANTO
BRA
AUS
RC Chevrolet   1:40.609 +0.606  
 
17 11 NONÔ FIGUEIREDO
MIGUEL MOLINA
BRA
ESP
AMG Chevrolet   1:40.677 +0.674  
 
18 1 ANTONIO PIZZONIA
BRUNO SENNA
BRA
BRA
MICO'S Peugeot   1:40.680 +0.677  
 
19 10 RICARDO ZONTA
DIEGO AVENTÍN
BRA
ARG
RZ Chevrolet   1:40.687 +0.684  
 
20 25 TUKA ROCHA
CRAIG DOLBY
BRA
AUS
RZ Chevrolet   1:40.760 +0.757  
 
21 82 ALCEU FELDMANN
ROBERTO MERHI
BRA
ESP
HANIER Peugeot   1:40.825 +0.822  
 
22 90 RICARDO MAURÍCIO
OZZ NEGRI
BRA
BRA
RC Chevrolet   1:40.892 +0.889  
 
23 28 GALID OSMAN
CÉSAR RAMOS
BRA
BRA
RCM Chevrolet   1:40.942 +0.939  
 
24 70 DIEGO NUNES
JAIME MELO JR.
BRA
BRA
C2 Chevrolet   1:40.988 +0.985  
 
25 100 BIA FIGUEIREDO
DUDA PAMPLONA
BRA
BRA
PRO GP Chevrolet   1:41.016 +1.013  
 
26 83 GABRIEL CASAGRANDE
ENRIQUE BERNOLDI
BRA
BRA
C2 Chevrolet   1:41.029 +1.026  
 
27 2 RAPHAEL MATOS
FELIPE MALUHY
BRA
BRA
HOT CAR Chevrolet   1:41.094 +1.091  
 
28 12 LUCAS FORESTI
ANTÔNIO JORGE NETO
BRA
BRA
BASSANI Peugeot   1:41.142 +1.139  
 
29 57 FELIPE TOZZO
CLÁUDIO RICCI
BRA
BRA
BOETTGER Peugeot   1:41.227 +1.224  
 
30 110 FELIPE LAPENNA
CHICO SERRA
BRA
BRA
HOT CAR Chevrolet   1:41.247 +1.244  
 
31 7 BETO CAVALEIRO
FÁBIO CARREIRA
BRA
BRA
HANIER Peugeot   1:41.493 +1.490  
 
32 8 RAFAEL SUZUKI
GIULIANO LOSACCO
BRA
BRA
PRO GP Chevrolet   1:41.565 +1.562  
 
33 72 FÁBIO FOGAÇA
DAVID MUFFATO
BRA
BRA
CARLOS ALVES Peugeot   1:41.639 +1.636  

O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ as atividades da corrida de duplas da Stock Car durante todo o fim de semana com os repórteres Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum e Renan do Couto e o fotógrafo Rodrigo Berton.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.