Pato Silva ‘salva’ Cacá Bueno e coloca Red Bull na pole-position da corrida de duplas em Interlagos
Cacá Bueno terminou em nono entre os pilotos titulares, mas seu convidado para essa corrida de abertura, o argentino Pato Silva, garantiu a pole-position para a Red Bull em Interlagos. Mas a decisão foi apertada: diferença para Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico foi de 0s001 na média dos tempos
Depois de fazer o nono tempo entre os titulares da Stock Car em Interlagos, Cacá Bueno entregou o volante do #0 para o argentino Pato Silva, com quem forma dupla nessa corrida especial que marca a abertura da temporada 2014. O pentacampeão então foi para o muro dos boxes, colocou os fones de ouvido e ficou acompanhando o trabalho do colega no traçado do Autódromo José Carlos Pace. Quando viu que o trabalho de Pato salvou sua pele e o colocou na pole-position para a prova deste domingo (23), deve ter entrado no rádio e dito “bueno, muy bueno”.
Mas bem que Cacá também teve sua participação no trabalho do argentino: abortou a última volta lançada e preservou um pouco mais os pneus. Assim, Juan Manuel contou com um pouco mais de aderência para assumir a primeira colocação. Um verdadeiro trabalho em equipe.
Relacionadas
É a primeira alegria da equipe Red Bull neste campeonato, num treino que, de certa forma, foi dominado pela marca de bebidas energéticas.
Cacá terá a seu lado na primeira fila do grid o estreante Felipe Fraga, seu pupilo de apenas 18 anos, que também conta com patrocínio pessoal da Red Bull. Rodrigo Sperafico, o convidado de Fraga, foi quem garantiu a segunda colocação numa batalha mais do que apertada. A diferença entre as médias das duas duplas foi de 0s001.
E o companheiro do pentacampeão, Daniel Serra, larga em terceiro junto do italiano Alessandro Pier Guidi.
A segunda fila é completada por Valdeno Brito e Jeroen Bleekemolen, com Denis Navarro/Álvaro Parente e Átila Abreu/Nelsinho Piquet logo atrás no grid.
Dos cinco primeiros colocados, só Ale Pier Guidi perdeu posições em relação ao que o dono do carro fez na primeira parte da classificação. Ou seja: como se esperava, foram os visitantes que decidiram o desfecho do treino classificatório. E é essa a expectativa para a corrida, que terá os titulares largando e os convidados recebendo o carro no meio da prova de 50 minutos.
A cobertura 'in loco' da Stock Car no GRANDE PRÊMIO | |
As imagens do sábado da Stock Car em Interlagos | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
Confira como foi o treino classificatório da Stock Car em Interlagos:
Nonô Figueiredo foi quem saiu dos boxes na frente na primeira tomada de tempos da temporada, que completou uma volta na casa de 1min45s, tempo ainda bastante alto. A sessão terminou com marcas 5s mais baixas.
Os dez minutos que o grupo 1 teve para ir à pista passaram rápido, e, ao final deles, Daniel Serra estava na liderança com uma volta de 1min39s483, seguido por Marcos Gomes, que anda bem em Interlagos, e Allam Khodair.
Vencedor da Corrida do Milhão, Ricardo Zonta estava em quarto, com Thiago Camilo – que chegou a liderar – em quinto e Rubens Barrichello em sexto.
O grupo 2 foi à pista na sequência, e quem foi se colocar entre os ponteiros foi Denis Navarro, que cravou o sexto ponto. Fraga foi ainda melhor e completou um giro em 1min39s677 antes de se enroscar com Antonio Pizzonia na curva do Lago. O lance foi colocado sob investigação pelos comissários.
Encerrada a participação dos convidados no classificatório, entraram na pista os convidados, seguindo o mesmo esquema: dez minutos para cada grupo. A média das melhores voltas de cada carro definiria o pole.
Num primeiro momento, Jeroen Bleekemolen e Nelsinho Piquet trocaram voltas rápidas e se destacaram. Mas o experiente argentino Pato Silva entrou em cena na sequência a abaixou a média do carro #0 para 1min40s003 com sua volta em 1min40s204. Ele havia recebido o bastão de Cacá na nona posição.
Para completar a dobradinha da Red Bull, Ale Pier Guidi garantiu o #29 em segundo. Ainda no top-5 o #77, o #51 e o #73, tudo graças ao bom trabalho dos convidados. Zonta que se deu bem mal, caindo de quarto para a última posição do grupo 1 após a participação de Diego Aventín.
Veio a parte final da classificação, e nela Rodrigo Sperafico conseguiu desmanchar a dobradinha rubro-taurina. O paranaense recebeu o #88 de Fraga na quinta posição e se esforçou ao máximo para colocá-lo na pole. Não pôde devido a um detalhe matemático: na média das voltas dos dois pilotos, ele acabou perdendo por somente 0s001. Ficou em segundo após tirar tudo o que podia do carro na segunda tentativa que teve. Sua melhor volta foi 1min40s331, 0s127 mais lenta que a de Pato.
Os dez convidados mais rápidos na tomada de tempos foram: Pato, Sperafico, Piquet, Bleekemolen, Vitor Meira, Winterbottom, Parente, Farfus, Pamplona e Senna.
Stock Car, Interlagos, grid de largada:
1 | 0 |
CACÁ BUENO PATO SILVA |
BRA ARG |
RED BULL Chevrolet | 1:40.003 | |||
2 | 88 |
FELIPE FRAGA RODRIGO SPERAFICO |
BRA BRA |
VOGEL Chevrolet | 1:40.004 | +0.001 | ||
3 | 29 |
DANIEL SERRA ALE PIER GUIDI |
BRA ITA |
RED BULL Chevrolet | 1:40.114 | +0.111 | ||
4 | 77 |
VALDENO BRITO JEROEN BLEEKEMOLEN |
BRA HOL |
WA MATTHEIS Chevrolet | 1:40.153 | +0.150 | ||
5 | 5 |
DENIS NAVARRO ÁLVARO PARENTE |
BRA POR |
VOXX Peugeot | 1:40.175 | +0.172 | ||
6 | 51 |
ÁTILA ABREU NELSINHO PIQUET |
BRA BRA |
AMG Chevrolet | 1:40.207 | +0.204 | ||
7 | 73 |
SÉRGIO JIMENEZ MARK WINTERBOTTOM |
BRA AUS |
VOXX Peugeot | 1:40.227 | +0.224 | ||
8 | 80 |
MARCOS GOMES MAURO GIALLOMBARDO |
BRA ARG |
CARLOS ALVES Peugeot | 1:40.247 | +0.244 | ||
9 | 111 |
RUBENS BARRICHELLO AUGUSTO FARFUS |
BRA BRA |
FULL TIME Chevrolet | 1:40.248 | +0.245 | ||
10 | 46 |
VITOR GENZ VITOR MEIRA |
BRA BRA |
BOETTGER Peugeot | 1:40.274 | +0.271 | ||
11 | 21 |
THIAGO CAMILO LUCAS DI GRASSI |
BRA BRA |
RCM Chevrolet | 1:40.282 | +0.279 | ||
12 | 74 |
POPÓ BUENO GABRIEL PONCE DE LEÓN |
BRA ARG |
WA MATTHEIS Chevrolet | 1:40.347 | +0.344 | ||
13 | 14 |
LUCIANO BURTI RICARDO ROSSET |
BRA BRA |
VOGEL Chevrolet | 1:40.413 | +0.410 | ||
15 | 4 |
JÚLIO CAMPOS FÁBIO CARBONE |
BRA BRA |
MICO'S Peugeot | 1:40.481 | +0.478 | ||
16 | 65 |
MAX WILSON DEAN CANTO |
BRA AUS |
RC Chevrolet | 1:40.609 | +0.606 | ||
17 | 11 |
NONÔ FIGUEIREDO MIGUEL MOLINA |
BRA ESP |
AMG Chevrolet | 1:40.677 | +0.674 | ||
18 | 1 |
ANTONIO PIZZONIA BRUNO SENNA |
BRA BRA |
MICO'S Peugeot | 1:40.680 | +0.677 | ||
19 | 10 |
RICARDO ZONTA DIEGO AVENTÍN |
BRA ARG |
RZ Chevrolet | 1:40.687 | +0.684 | ||
20 | 25 |
TUKA ROCHA CRAIG DOLBY |
BRA AUS |
RZ Chevrolet | 1:40.760 | +0.757 | ||
21 | 82 |
ALCEU FELDMANN ROBERTO MERHI |
BRA ESP |
HANIER Peugeot | 1:40.825 | +0.822 | ||
22 | 90 |
RICARDO MAURÍCIO OZZ NEGRI |
BRA BRA |
RC Chevrolet | 1:40.892 | +0.889 | ||
23 | 28 |
GALID OSMAN CÉSAR RAMOS |
BRA BRA |
RCM Chevrolet | 1:40.942 | +0.939 | ||
24 | 70 |
DIEGO NUNES JAIME MELO JR. |
BRA BRA |
C2 Chevrolet | 1:40.988 | +0.985 | ||
25 | 100 |
BIA FIGUEIREDO DUDA PAMPLONA |
BRA BRA |
PRO GP Chevrolet | 1:41.016 | +1.013 | ||
26 | 83 |
GABRIEL CASAGRANDE ENRIQUE BERNOLDI |
BRA BRA |
C2 Chevrolet | 1:41.029 | +1.026 | ||
27 | 2 |
RAPHAEL MATOS FELIPE MALUHY |
BRA BRA |
HOT CAR Chevrolet | 1:41.094 | +1.091 | ||
28 | 12 |
LUCAS FORESTI ANTÔNIO JORGE NETO |
BRA BRA |
BASSANI Peugeot | 1:41.142 | +1.139 | ||
29 | 57 |
FELIPE TOZZO CLÁUDIO RICCI |
BRA BRA |
BOETTGER Peugeot | 1:41.227 | +1.224 | ||
30 | 110 |
FELIPE LAPENNA CHICO SERRA |
BRA BRA |
HOT CAR Chevrolet | 1:41.247 | +1.244 | ||
31 | 7 |
BETO CAVALEIRO FÁBIO CARREIRA |
BRA BRA |
HANIER Peugeot | 1:41.493 | +1.490 | ||
32 | 8 |
RAFAEL SUZUKI GIULIANO LOSACCO |
BRA BRA |
PRO GP Chevrolet | 1:41.565 | +1.562 | ||
33 | 72 |
FÁBIO FOGAÇA DAVID MUFFATO |
BRA BRA |
CARLOS ALVES Peugeot | 1:41.639 | +1.636 |
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ as atividades da corrida de duplas da Stock Car durante todo o fim de semana com os repórteres Gabriel Curty, Pedro Henrique Marum e Renan do Couto e o fotógrafo Rodrigo Berton.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.