Piloto que cruzar linha de chegada em primeiro leva milhão para casa mesmo se for desclassificado

Regulamento Particular de Prova da Corrida do Milhão indica que premiação é promocional e, portanto, desvinculada do resultado da prova e de eventuais modificações de resultado provocadas por penalizações

O piloto que subir ao alto do pódio no Autódromo de Goiânia, na manhã deste domingo (3), vai embolsar de qualquer forma o prêmio da Corrida do Milhão — mesmo que depois seja desclassificado por uma atitude antidesportiva ou por alguma infração técnica.

De acordo com o Artigo nº 15 do Regulamento Particular de Prova (RPP), “a premiação é promocional e será dada ao piloto que completar a prova em primeiro lugar, estando, portanto, desvinculada do resultado da prova que possa ocorrer após análises técnicas e/ou desportivas”.

A cobertura completa da Corrida do Milhão no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da Stock Car em Goiânia
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Nas outras edições da Corrida do Milhão, não houve casos de pilotos que perderam a vitória devido a punições. Na foto, Ricardo Zonta, vencedor em 2013 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

O expediente não é novo. O item já esteve no regulamento em outros anos e foi discutido pelos pilotos, que não gostam e temem por possíveis artimanhas, no briefing em Goiânia.

GRANDE PRÊMIO ouviu Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar, que explicou que a intenção da promotora da Stock Car é garantir que o telespectador que acompanhar a prova pela TV desligue seu aparelho sabendo do resultado definitivo.

“Isso sempre teve, desde a primeira prova, porque a gente quer que o telespectador em casa veja quem ganhou a corrida e ganhou o milhão, que não tenha alguma punição depois, técnica ou qualquer outra punição desportiva mais tarde, que altere aquele resultado”, disse. "É mais ou menos o que a própria Nascar ou a Indy fazem, que punem o cara com dinheiro ou alguma coisa assim, dificilmente o cara é desclassificado. É um pouco daquela história que teve há uns dois anos, para o resultado não ser alterado”, comparou.

Segundo Slaviero, mudanças só poderão acontecer até a hora do pódio. “Se o cara der uma cacetada no outro na hora para ganhar o milhão, ele vai ser excluído. Depois do pódio, o dinheiro do milhão é [do piloto que foi ao pódio]. Ele pode até ser excluído da corrida e perder os pontos”, afirmou.

O dirigente ressaltou que a vistoria técnica vai ser feita antes da corrida e os carros serão lacrados.

Exemplos comuns de punições aplicadas após o término de provas são toques em adversários que sejam considerados atitudes antidesportivas pelos comissários. Ou caso, na verificação técnica, sejam encontradas irregularidades em seu carro.

No caso desta Corrida do Milhão, contudo, apenas os pontos marcados para o campeonato serão descontados da conta do vencedor.

Além da possível exceção mencionada acima por Slaviero, o piloto que cruzar a linha de chegada à frente só não vence caso a prova seja interrompida com bandeira vermelha e, na soma dos tempos, seja derrotado por outro competidor.

A largada para a Corrida do Milhão será dada às 10h30 (de Brasília).

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' a Corrida do Milhão da Stock Car em Goiânia com os repórteres Renan do Couto e Gabriel Curty. Acompanhe o noticiário aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.