Prévia: em Cascavel, Stock Car alcança metade de temporada cheia de equilíbrio

O desafiador Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, será palco da sexta etapa do campeonato. A Stock Car chega ao oeste do Paraná com a liderança do jovem Felipe Fraga, mas diante de um cenário de intenso equilíbrio e imprevisibilidade marcados pelas novas regras da categoria para 2016

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Nove corridas, sete vencedores diferentes, emoção, estratégia e muito equilíbrio. A temporada 2016 da Stock Car chega ao fim da sua primeira metade neste fim de semana, em Cascavel, com a perspectiva de outra rodada dupla cercada pela imprevisibilidade. A sexta etapa do campeonato acontece no desafiador Autódromo Zilmar Beux, que tem a famosa Curva do Bacião como grande marca do traçado de 3.058 m, que promete duas grandes corridas no próximo domingo (17).
 
Uma das características do circuito de Cascavel está justamente em seu traçado peculiar, em que predominam as curvas de alta à esquerda, intercaladas por retas curtas. Apenas uma curva é feita à direita. O asfalto, bastante ondulado, exige demais também dos pneus, indicando outro grande desafio aos pilotos no fim de semana.
 
Felipe Fraga chega a Cascavel como líder do campeonato. O jovem de 20 anos comanda a grande fase da Cimed, que já vem desde o ano passado, quando levou Marcos Gomes ao título da Stock Car. Fraga, que tem uma pole e uma vitória em 2016, soma 111 pontos, dez a mais que seu companheiro de equipe, que já venceu duas vezes nesta temporada. 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Atual campeão e vice-líder em 2016, Marcos Gomes é o maior vencedor em Cascavel (Foto: Fabio Davini/RF1)
Gomes, aliás, ostenta grande retrospecto em Cascavel: o atual campeão da Stock Car é o maior vencedor do circuito, alcançando o topo do pódio em três oportunidades: duas vezes em 2013 e uma em 2014.
 
Contudo, mesmo com o bom momento dos pilotos da equipe chefiada por William Lube, não dá para falar em favoritismo destacado para o fim de semana em Cascavel e tampouco em termos de luta pelo título. “Ao contrário da F1, aqui na Stock Car há muitos outros pilotos com chances, pelo natural equilíbrio da categoria e também pelo equilíbrio da categoria e pela grande distribuição de pontos em cada rodada dupla. Uma etapa ruim pode colocar tudo a perder”, declarou o piloto de Tocantins.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A diferença de Fraga para o quinto colocado, Max Wilson, é de apenas 27 pontos. Olho no piloto do carro #65 da RC, que faturou nada menos que duas vitórias nas duas últimas etapas (em Santa Cruz do Sul e em Tarumã) e está em boa fase neste ano.

 
Quarto colocado na temporada 2016, sendo o ‘rei da regularidade’ e também o único piloto a completar todas as nove corridas do campeonato, Átila Abreu indica que os pilotos podem até fazer as duas provas do fim de semana em Cascavel sem a realização de reabastecimento. O regulamento para a sexta etapa do campeonato segue o que foi adotado para Tarumã, no mês passado.
Átila Abreu segue em boa posição no campeonato após cinco etapas já disputadas (Foto: Duda Bairros)
“Em Cascavel, as corridas normalmente têm mais de uma presença do safety-car, e intervenções que são mais longas que a média. Então temos de ficar atentos, pois dependendo do tempo sob bandeira amarela, vamos ficar no limite entre abastecer ou não”, indicou o sorocabano. A expectativa, portanto, é de muita estratégia e emoção para o fim de semana.
 
Em 2015, as vitórias em Cascavel ficaram com Thiago Camilo na primeira prova e com Valdeno Brito na corrida 2. Valdeno, aliás, foi o grande nome daquele fim de semana ao ter somado o maior número de pontos de uma rodada dupla desde que o formato de disputa foi adotado, em 2014. O paraibano, que até 2015 corria pela A.Mattheis/Shell, foi segundo colocado na corrida 1, fazendo uma jornada para a história.
 
Valdeno, aliás, segue bem na tabela de pontos do campeonato. Em oitavo lugar, o experiente piloto, hoje na TMG, está à frente de Cacá Bueno, que vem enfrentado uma grande maré de azar nas últimas provas, tendo em Cascavel uma grande chance para dar a volta por cima e se colocar entre os primeiros colocados.
 
Foi em Cascavel, também no ano passado, que Marcos Gomes pavimentou sua arrancada rumo ao título. A partir daquela prova, realizada no fim de agosto, o ribeirão-pretano adotou uma estratégia mais conservadora, de ir somando pontos e priorizar o campeonato. Fraga, considerando que a diferença para o vice-líder ainda é muito pequena, tem a tendência de atacar e lutar pela vitória para ampliar a diferença antes das férias que estão por vir.
Max Wilson está em grande fase na Stock Car (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
Depois de um período tão intenso no último mês e meio, a Stock Car terá quase dois meses de férias depois da etapa de Cascavel. O motivo maior é a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, nos meses de agosto e setembro, respectivamente. Assim, a categoria só vai voltar a acelerar com a Corrida do Milhão, em Interlagos, no dia 11 de setembro. A partir daí, mais do que nunca, a regularidade vai ser fundamental para determinar quem serão os postulantes reais ao título.
 
A grande novidade do fim de semana fica por conta do retorno da RZ Motorsport. Assim, o grid para Cascavel deverá contar com 30 carros. A equipe paranaense, que tem como sócios Ricardo Zonta e Marcio Matiazi, enfrentou grandes problemas envolvendo a falta de pagamento do seu então patrocinador principal, a Klar, marca de produtos de limpeza. O duro revés acabou por prejudicar a sequência do time no campeonato, ficando de fora das etapas de Goiânia, Santa Cruz do Sul e Tarumã.
 
Mas o time conseguiu dar a volta por cima e retorna ao grid neste fim de semana em Cascavel, e com uma grande novidade. Além do gaúcho César Ramos, que continua no time, a RZ promoveu a troca do veterano Luciano Burti por Danilo Dirani, que mesmo aos 33 anos, é quase um novato na Stock Car. 
Danilo Dirani é a novidade da RZ Motorsport para a rodada dupla de Cascavel (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
Com experiência em várias categorias, como a F3 Sul-Americana, a F3 Britânica, o Brasileiro de Turismo e a F-Truck, sem falar da vasta coleção de títulos no kart, o mais velho dos Dirani vai disputar a temporada regular da Stock Car depois de ter corrido como parceiro de Daniel Serra na Corrida de Duplas em Curitiba, em março.
 
 
Stock Car 360º
 
Allam Khodair apresentou nesta semana um vídeo de uma volta acelerando seu carro da Stock Car num ângulo completamente diferente. A iniciativa do piloto da Full Time e também da produtora Panograma resultou em imagens com tecnologia 360º. O vídeo foi gravado no fim do ano passado, em Interlagos, e foi divulgado nesta semana, às vésperas da etapa de Cascavel.
 
“A Stock Car não é apenas uma categoria e uma competição fantástica, é também uma plataforma para lançamento de novas tecnologias, ações de relacionamento e marketing, exposição da marca. Estou feliz de trazer mais esta experiência para a Stock. Estou na categoria desde 2007 e, ao assistir este vídeo, tive uma sensação completamente diferente. Nele, você realmente vive a categoria, sente cada detalhe”, comentou o ‘Japonês Voador’.
 

Previsão do tempo
 
O fim de semana em Cascavel promete frio e uma grande variação climática. A partir de sexta-feira, a temperatura começa a cair na região do autódromo, com a máxima chegando a 22ºC. A previsão do tempo, segundo o site ‘Climatempo’, indica possibilidade de chuva durante todo o dia e também à noite. Já no sábado, a previsão é de sol com algumas nuvens, mas não deve chover. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Para domingo, dia em que acontece a rodada dupla no Autódromo Zilmar Beux, a expectativa é de queda brusca na temperatura. A previsão é de mínima de apenas 4ºC e máxima de 14ºC, com sol entre nuvens pela manhã, mas com tendência de pancadas de chuva no período da tarde, justamente no horário das duas corridas.

O circuito de Cascavel oferece aos pilotos um traçado desafiador. E, aos fãs da Stock Car, muita emoção (Foto: Duda Bairros/Vicar)
 
Programação do fim de semana
 
O fim de semana em Cascavel será bastante movimentado, uma vez que, além da Stock Car, estarão na pista o Mercedes-Benz Challenge, a F3 Brasil, que realizará uma atípica rodada tripla, e também o Brasileiro de Turismo, que volta à ativa depois de 22 de maio, quando realizou a etapa de Goiânia.
 
A Stock Car começa a acelerar na sexta-feira com a realização de um shakedown de dez minutos. Em seguida, está previsto um treino de desenvolvimento para os pilotos colocados abaixo do 15º lugar no campeonato, com duração de 40 minutos. Já o primeiro treino livre, reservado para todos os pilotos, divididos em dois grupos, começa às 11h35 (horário de Brasília), com uma hora para cada grupo.
 
No sábado, os pilotos voltam à pista logo pela manhã para o segundo treino livre, mas com duração menor, apenas 40 minutos para cada grupo. O treino classificatório, que terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV, tem início previsto para 12h.
 
A largada da corrida 1 está marcada para 13h de domingo. Já o início da corrida derradeira do fim de semana acontece às 14h10, antecedendo as férias olímpicas da Stock Car em 2016. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo 'in loco'.
PADDOCK GP #37 ABORDA FIM DE SEMANA INTENSO NO ESPORTE A MOTOR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.