Estreando na Kawasaki, Rea lidera teste inicial da pré-temporada do Mundial de Superbike em Jerez

Teste em Jerez, apesar de não ser oficial, levou as maiores equipes e seu pilotos ao circuito de espanhol nesta segunda (26). A liderança ficou com o novo piloto da Kawasaki, Jonathan, Rea, seguido por Alex Lowes e Tom Sykes. Atual campeão, Sylvain Guintoli bateu logo no começo e acabou fora

A preparação para a temporada 2015 do Mundial de Superbike começou nesta segunda (26) no circuito de Jerez de la Frontera. O primeiro teste da pré-temporada foi comandado por Jonathan Rea, estreando na Kawasaki após sair da Honda. O tempo de Rea foi de 1min41s327.
 
Alex Lowes, a bordo da Suzuki, veio logo atrás. Tom Sykes trouxe mais uma Kawasaki na sequência. Duas motos da Ducati seguiram, as de Davide Giugliano e Chaz Davies. Apenas uma BMW testou, a de Sylvain Barrier, que ficou com o sexto lugar.
Jonathan Rea (Foto: Pata Honda)
Nas três últimas colocações do top-10, três novatos. Com a sétima colocação, mais uma Suzuki, a de Randy de Puniet; no oitavo lugar, Michael van der Mark, da Honda; e encerrando os dez primeiros veio Jordi Torres, da Aprilia.
 
O veterano Max Biaggi, testando pela Aprilia, não chegou a ter tempo cronometrado. Ele e Michael Laverty andaram sem transponder na moto.
 
O atual campeão Sylvain Guintoli, andando pela primeira vez com a Honda, bateu após ter dado apenas quatro voltas. O acidente tirou Guintoli do resto do dia, já que machucou o pescoço e o tornozelo, ainda que sem gravidade.
 
Embora as grandes equipes tenham participado, o teste em Jerez não é oficial do Mundial de Superbike. Nesta terça, mais uma sessão acontece no autódromo espanhol. Os testes oficiais começam em Phillip Island, na Austrália, dias antes da abertura da temporada, no mesmo local, em 22 de fevereiro.  
 
10+ LANÇAMENTOS NA F1
Carros colocados diante das garagens com capas, fotos divulgadas pela internet, convocação para coletiva de imprensa na sede da equipe. Tudo gera ansiedade enorme no verdadeiro fã de F1, mas já houve um tempo em que os lançamentos de carros no início de cada ano eram muito mais do que isso — tratavam-se, na realidade, de mega eventos que às vezes contavam até mesmo com aviões Airbus e shows das Spice Girls. Aproveitando que a F1 vive uma época de lançamentos, o GRANDE PRÊMIO relembra alguns eventos que ficaram marcados ou por sua suntuosidade, ou por sua excentricidade.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

BOTTAS ANTES
O finlandês Valtteri Bottas será o primeiro a sentir o gostinho de pilotar pela primeira vez o novo carro da Williams, o FW37, nos testes coletivos da F1 em Jerez de la Frontera, na Espanha. A Williams confirmou que o quarto colocado do Mundial de F1 de 2014 será o responsável por guiar o carro nos dois primeiros dias de atividades de pista da pré-temporada. Desta forma, Bottas andará nos dias 1 e 2 de fevereiro com a nova máquina. Já o brasileiro Felipe Massa, que fechou o último campeonato em sétimo lugar, trabalhará pela primeira vez com o FW37 nos dias 3 e 4.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO

CINCO VITÓRIAS

A Renault tem grandes planos para 2015. A fabricante francesa espera reduzir pela metade a diferença que ainda possui para a campeã Mercedes e traça como meta a conquista de "pelo menos cinco vitórias na temporada" que começa em março, no Albert Park, na Austrália. No ano passado, a fornecedora enfrentou diversos problemas com a nova unidade de força. Mesmo assim, fechou o campeonato com três triunfos, todos pelas mãos de Daniel Ricciardo, com a Red Bull. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.