Após perda do apoio da Fiat, organização confirma encerramento das atividades do Racing Festival

Decisão da direção mundial da empresa motivou retirada do patrocínio do campeonato organizado pela família Massa desde 2010, que deixará de existir no próximo ano

O ano vai chegando ao fim e, junto dele, acaba mais uma categoria no automobilismo brasileiro. O Racing Festival, que teve a Copa Fiat como carro-chefe neste ano, não será disputado na temporada de 2013. A confirmação vem na sequência da retirada do apoio da Fiat ao certame lançado por Felipe Massa há três anos.

Procurada pela reportagem do Grande Prêmio, a organização do Racing Festival, representada por Titônio Massa, pai do piloto da Ferrari na F1, lamentou a decisão tomada pelo Board Internacional da Fiat, que se sobrepôs às diretrizes da filial brasileira.

Carros da Copa Fiat poderão ser usados em campeonatos independentes (Foto: Racing Festival/Divulgação)

“Infelizmente, a Copa Fiat é mais uma categoria nacional que desaparece. A Fiat Brasil já havia aprovado a manutenção da parceria, mas teve de atender às determinações da matriz”, falou Titônio, por meio da assessoria de imprensa do campeonato. “Não fomos a única categoria atingida pela medida. A F3 Italiana, que também era apoiada pela empresa, foi igualmente encerrada pela política global da montadora”, completou.

Ainda segundo Titonio, os carros da Copa Fiat foram negociados diretamente pela fábrica junto às equipes e estão totalmente pagos. Segundo ele, não há nada que impeça que esses carros possam disputar um campeonato organizado de forma independente.

Em três anos de existência, a Copa Fiat conheceu somente um campeão: Cacá Bueno. Esta foi a principal categoria do Racing Festival em 2012, já que, no começo deste ano, a F-Futuro foi cancelada por falta de pilotos. A outra classe que integrou a programação na última temporada foi a GP 1000, de motovelocidade, apoiada pela Yamaha.

Além da F-Futuro, o 2012 do automobilismo brasileiro ainda viu o nascimento e a morte da Top Series, o encerramento das atividades da Copa Montana e do Mini Challenge e o quase fim da F3 Sul-Americana, que só não deixou de existir devido à intervenção da Vicar, que assumiu a organização do campeonato.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.