Truck Series divulga calendário da temporada 2013 com etapa em oval com pista de terra

Pista de Eldora, de propriedade de Tony Stewart, marca primeira corrida de uma divisão nacional da Nascar em um oval de terra desde a década de 1970. Prova acontece em uma quarta-feira

É bom as equipes da Truck Series reforçarem o estoque de água e sabão para a temporada de 2013. Isso porque a direção da categoria confirmou, nesta quarta-feira (29), o calendário do próximo campeonato, com a estreia do oval de Eldora, onde não há asfalto e os carros competem na terra.

A pista de 0,5 milha (aproximadamente 0,8 km) está localizada no estado americano de Ohio e é de propriedade do piloto Tony Stewart. O tricampeão, aliás, foi presença constante nas negociações para que alguma das principais divisões da Nascar voltasse a competir em um oval de terra pela primeira vez desde a década de 1970.

A Truck Series vai competir em Eldora em 2013 (Foto: Eldora Speedway)

O vice-presidente da Nascar Steve O’Donnell disse que já tinha intenção de levar o certame a um oval de terra, mas isso só se tornou possível a partir dos esforços dos donos de Eldora.

“Nós tivemos negociações sobre competir com os trucks na terra no passado. A Truck Series ser conhecida pelas corridas com os carros roda a roda é um extra para a popularidade de Eldora, e a dedicação de Tony em fazer grandes eventos para os fãs é uma combinação perfeita”, disse.

“Teremos um grid de no máximo 30 carros em Eldora. Mais detalhes sobre o formato da corrida ainda estão sendo desenvolvidos”, completou o dirigente, sem descartar a disputa de provas preliminares, assim como acontecem nos demais ovais de terra dos EUA.

A corrida está marcada para o dia 24 de julho de 2013, uma quarta-feira que antecede a etapa de Indianápolis. A ideia de Stewart é aproveitar a empolgação com a tradicional prova para aumentar o interesse da corrida em Eldora.

Outra novidade no calendário é a adesão do circuito misto de Mosport, localizado no Canadá. A etapa marcada para o dia 1º de setembro substitui a pista de Montreal – onde a Nationwide competia – como visita anual da Nascar ao país vizinho. Essa será a primeira vez desde o ano 2000 que os trucks vão virar à direita em uma corrida.

Confira o calendário completo da temporada 2013 da Truck Series:

22 de fevereiro – Daytona
6 de abril – Martinsville
14 de abril – Rockingham
20 de abril – Kansas
17 de maio – Charlotte
31 de maio – Dover
7 de junho – Texas
27 de junho – Kentucky
13 de julho – Iowa
24 de julho – Eldora
3 de agosto – Pocono
17 de agosto – Michigan
21 de agosto – Bristol
1º de setembro – Mosport
8 de setembro – Iowa
13 de setembro – Chicago
28 de setembro – Las Vegas
19 de outubro – Talladega
26 de outubro – Martinsville
1º de novembro – Texas
8 de novembro – Phoenix
15 de novembro – Homestead-Miami

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.