McLaren admite erro em escolha de pneus de Norris nos EUA: “Custou a corrida dele”
Chefe da McLaren, Andrea Stella admitiu surpresa com a estratégia de Charles Leclerc de usar pneus macios na largada, e disse que não considerou o mesmo para Lando Norris. O italiano também disse que a corrida do britânico foi definida pelo ritmo do piloto da Ferrari
A McLaren foi surpreendida com a estratégia agressiva de Charles Leclerc no GP dos Estados Unidos do último domingo (19) — o monegasco foi o único dentro do top-10 que largou com pneus macios. Andrea Stella, chefe da equipe papaia, disse que não considerou colocar o mesmo composto no carro de Lando Norris. O italiano admitiu que o erro na escolha de pneus custou a corrida do britânico, já que passou quase a prova toda atrás do piloto da Ferrari.
Leclerc foi o único do top-10 a largar de pneus macios, enquanto os adversários diretos optaram pela estratégia convencional e fizeram o primeiro stint de médios. Só que a borracha o ajudou a ter mais aderência na hora da partida e surpreender Norris, que alinhara ao lado de Max Verstappen, na segunda posição.
Já na curva 2, Charles consolidou a ultrapassagem e deixou Lando preso na terceira posição por 21 voltas, quando finalmente se livrou do #16 da Ferrari. Após pit-stops, o monegasco ainda voltou à frente do britânico, que teve de remar tudo de novo até a manobra definitiva que valeu o segundo posto acontecer a cinco voltas do fim.
Stella parabenizou a estratégia da equipe italiana e admitiu que não considerou fazer o mesmo com o #4. Por terem abandonado a corrida sprint na primeira curva, a McLaren ficou sem dados importantes sobre o desgaste de pneus no Circuito das Américas.

“Honestamente, funcionou bem para Leclerc”, iniciou Andrea. “Parabéns à Ferrari. Acho que foi uma boa maneira de mantê-los na disputa pelo segundo lugar”, seguiu.
“Não consideramos isso. Ficamos um pouco surpresos ao ver a Ferrari largando com o composto macio. Creio que a maioria do grid se surpreendeu, porque Leclerc era um dos poucos carros entre os dez primeiros — acho que o único — a largar com pneus macios”, reconheceu.
“Não tínhamos certeza se largar com pneu médio e trocar para o macio seria viável para uma única parada, então descobrimos durante a corrida qual deveria ter sido a estratégia”, admitiu.
“Percebemos logo no início que o composto duro não era uma boa opção, porque os pilotos estavam trocando ele e, portanto, parecia que a tática de começar com o médio e mudar para o macio era uma possibilidade. Então, nesse sentido, acho que a Ferrari fez um bom trabalho ao notar que começar com pneus macios era uma boa ideia”, avaliou.

“Infelizmente para nós, isso custou a corrida de Lando, que foi determinada pelo ritmo de Leclerc, porque ficou limitado durante toda a prova, e não conseguiu ter a oportunidade de executar nosso ritmo geral”, finalizou o chefe da McLaren.
Apesar de conseguir ultrapassar Leclerc nas últimas voltas, Norris não conseguiu impedir outra vitória de Verstappen — a terceira nas últimas quatro corridas — e viu a diferença no campeonato diminuir. O tetracampeão agora aparece 26 pontos atrás do britânico e 40 atrás do líder Oscar Piastri com cinco GPs restantes na temporada 2025.
A Fórmula 1 volta de 24 a 26 de outubro com o GP da Cidade do México. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO no Autódromo Hermanos Rodríguez para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Daniel Balsa.
GP da Cidade do México de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Treino livre 1 | 15:30 | 17:30 | 19:30 | 20:30 |
| Treino livre 2 | 19:00 | 21:00 | 23:00 | 0:00 |
| Treino livre 3 | 14:30 | 16:30 | 18:30 | 19:30 |
| Classificação | 18:00 | 20:00 | 22:00 | 23:00 |
| Corrida | 17:00 | 19:00 | 21:00 | 22:00 |
*Horário de Brasília
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!