Ferrari admite GP de São Paulo difícil, mas foca em lado positivo: “Ritmo estava decente”

Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, decidiu olhar o lado positivo de um complicado GP de São Paulo para Charles Leclerc e Lewis Hamilton

A Ferrari sofreu um abandono duplo no GP de São Paulo, realizado neste domingo (9) em Interlagos. Primeiro, Charles Leclerc foi atingido por Andrea Kimi Antonelli na volta 6 e não conseguiu seguir em pista. Depois, Lewis Hamilton não aguentou os danos acumulados no assoalho depois de um toque com Franco Colapinto na primeira volta e recolheu o carro. Ainda assim, Frédéric Vasseur tenta ver o copo meio cheio.

Em entrevista depois da corrida, o chefe da Ferrari reconheceu que foi um “dia difícil” no Brasil, mas também isentou os pilotos de culpa pelos abandonos, especialmente Leclerc, que fez uma relargada perfeita aos olhos de Vasseur, que lamentou o toque entre Oscar Piastri e Antonelli que acabou tirando Leclerc da prova.

Positivamente, Vasseur também exaltou o ritmo de corrida da Ferrari, em especial na corrida sprint de sábado (8), quando Leclerc ficou em quinto, e Hamilton em sexto. Até na classificação, o chefe da esquadra italiana avaliou que a equipe “não estava muito longe” da concerrência.

“Foi um dia difícil, mas podemos olhar para o lado positivo, que foi o ritmo de corrida na sprint. A relargada hoje também foi boa, com Charles infelizmente sendo vítima do acidente entre Antonelli e Piastri. Ele estava na posição certa, teve uma relargada perfeita, poderia até ter ficado em segundo, mas pagou um preço muito alto e severo. Acho que tivemos um ritmo decente e que, mesmo na classificação, não estávamos muito longe”, analisou Vasseur, que disse que não há muitas lições para serem tiradas deste fim de semana.

Charles Leclerc abandonou o GP de São Paulo (Foto: Rodrigo Berton/Agência Warm Up)

“Se quisermos olhar para as próximas corridas, acho muito difícil tirar conclusões com base no ritmo. Ontem, Max Verstappen foi eliminado no Q1, enquanto hoje, sem o furo no pneu no início da corrida, talvez pudéssemos tê-lo visto vencer”, citou o chefe da Ferrari.

“Há muitos altos e baixos, tanto para nós quanto para todos os outros. Considerando o ritmo que tínhamos, é muito difícil imaginar o que poderíamos ter feito, mas acho que fomos fortes o suficiente para fazer um bom trabalho. Este abandono definitivamente não é culpa de Charles”, finalizou Vasseur.

Após a passagem pelo Brasil, a Fórmula 1 só retorna no fim do mês, para mais uma edição do GP de Las Vegas. A antepenúltima etapa da temporada 2025 acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO. Depois, restarão apenas as passagens por Catar Abu Dhabi.

▶️ Onde assistir F1? Veja aqui todas as informações.
▶️ F1: faltam quantas corridas? Veja o calendário da F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!