Norris evita culpar McLaren por 4º lugar no Catar e reconhece fim de semana “ruim”

Lando Norris tentou não culpar a McLaren pelo erro de estratégia que comprometeu o GP do Catar e também reconheceu que o fim de semana em Lusail não foi dos melhores

Lando Norris tinha a faca e o queijo na mão para acabar com a disputa e conquistar o título da temporada 2025 da Fórmula 1 neste domingo (30), no GP do Catar. Para isso, bastava vencer. Porém, uma largada ruim somada de uma patacoada estratégica da McLaren jogaram o líder do campeonato para a quarta posição. Depois da prova, o inglês analisou a prova, assumiu o fim de semana aquém das expectativas, mas também evitou culpar a equipe papaia.

Ainda no começo da corrida, na volta 7, Nico Hülkenberg e Pierre Gasly se enroscaram em disputa pela nona posição, provocando a entrada do safety-car. Enquanto o grid todo parou, os carros da McLaren seguiram na pista, o que se mostrou um erro no final da prova. Piastri perdeu a liderança e terminou em segundo, enquanto Norris nem subiu no pódio.

Perguntado sobre este momento em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, Norris explicou que a equipe poderia ter feito uma estratégia diferente, talvez mais conservadora, mas também não apontou o dedo para a McLaren.

“Poderíamos ter feito muitas coisas de forma diferente, mas não fizemos. Achávamos que estávamos fazendo o que era correto, então não há nada de errado. Eu ainda tinha uma longa corrida pela frente, então precisava me concentrar e fazer o meu melhor”, disse Norris, que foi questionado se a decisão correta, no final, era acompanhar Verstappen e o resto do pelotão nos boxes.

Lando Norris ficou apenas em quarto no Catar (Foto: AFP)

“Provavelmente, sim, mas nós dois deveríamos ter feito isso. Eu teria ficado em desvantagem de qualquer forma, porque teríamos entrado juntos e, potencialmente, eu teria perdido tempo. Um pouco de tempo — acho que não teria perdido uma posição. É algo sobre o qual vamos conversar e analisar”, seguiu.

Além disso, Norris também reconheceu que não teve a melhor performance possível em Lusail e que ainda tinha uma corrida longa pela frente depois do erro estratégico da McLaren. Por outro lado, relembrou a boa sequência que viveu recentemente que o colocou com 12 pontos de vantagem para Verstappen entrando na última etapa, o GP de Abu Dhabi.

“Não há nada que eu possa fazer sobre isso. Obviamente, não foi o melhor dia, nem o melhor fim de semana. Mas se alguém viu a sequência de resultados que tive antes disso, foi ótima. Eu me coloquei nessa posição. Ainda estou feliz”, analisou Norris.

“Não foi meu melhor dia em termos de pilotagem, mas é a vida. Todos têm fins de semana ruins. Aceito, todos aceitamos, e veremos o que conseguimos fazer no próximo fim de semana”, encerrou o #4.

Agora, a Fórmula 1 retorna entre os dias 5 e 7 de dezembro, para o encerramento da temporada 2025, com o GP de Abu Dhabi. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento que vai coroar o campeão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!