Verstappen revela reação com McLaren na pista durante safety-car no Catar

Max Verstappen percebeu que podia vencer o GP do Catar quando percebeu que a McLaren não aproveitou o safety-car para trocar os pneus de Oscar Piastri e Lando Norris

Após a vitória no GP do Catar, Max Verstappen contou como reagiu ao perceber que a McLaren não aproveitou o safety-car para realizar a troca de pneus de Oscar Piastri e Lando Norris. O tetracampeão — que ainda sonha em virar o jogo para conquistar o penta — afirmou que ficou surpreso com a estratégia e percebeu, naquele momento, que poderia vencer a corrida.

Piastri puxou o 1-2 da McLaren na classificação, e a equipe tinha tudo para repetir o resultado durante o GP do Catar. Porém, o toque entre Pierre Gasly e Nico Hülkenberg na sétima volta forçou o acionamento da bandeira amarela, e a história da corrida mudou.

Com o incidente, o safety-car foi acionado e, na volta seguinte, todos os pilotos — com exceção da dupla da McLaren — foram aos boxes. O grande problema, no entanto, é que ficou estabelecido que, por causa do alto desgaste, ninguém poderia dar mais de 25 voltas com o mesmo pneu, o que obrigava os pilotos a realizarem, no mínimo, duas paradas.

Trocar os pneus durante o safety-car permitiu que os pilotos perdessem pouquíssimo tempo e voltassem para a pista próximos uns dos outros. A McLaren, por sua vez, teve de ir aos boxes em duas oportunidades com a pista em bandeira verde. Com isso, Verstappen tomou a liderança, Piastri caiu para segundo e Norris terminou apenas em quarto.

“Quando me chamaram, lembrei que era a sétima volta. Então pensei: ‘agora podemos fazer só mais uma parada até o final’. Aí, sim, fiquei um pouco surpreso [com a McLaren] depois de ir aos boxes, porque, quando te chamam, você se concentra apenas no pit-lane para garantir que não vai ter problemas. Quando saí dos boxes, pensei: ‘é uma ótima oportunidade para vencer a corrida’”, disse Verstappen.

“Não sei [se continuar na pista era uma opção]. Não ouvi nada. Talvez tenham conversado sobre isso . Mas, para mim, foi muito claro e só recebi a chamada para entrar para os boxes”, finalizou Verstappen.

Com a vitória no Catar, Verstappen assume a segunda posição no Mundial de Pilotos e tem 12 pontos de desvantagem em relação a Norris

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 5 a 7 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi, 24ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV. Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Yas Marina para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.

GP de Abu Dhabi de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ+5
Treino livre 16:308:3010:3011:30
Treino livre 210:0012:0014:0015:00
Treino livre 37:309:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:3015:00

*Horário de Brasília

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!