Verstappen celebra pole em Abu Dhabi, mas admite: “Precisamos de um pouco de sorte”
Max Verstappen desbancou a dupla da McLaren para largar na pole-position do GP de Abu Dhabi. Porém, neerlandês reconheceu que precisa de sorte para sair com título mundial neste domingo
Max Verstappen garantiu, neste sábado (6), a pole-position para o GP de Abu Dhabi, a última corrida da temporada 2025 da Fórmula 1. O neerlandês cravou 1min22s207, superando Lando Norris por 0s201 e Oscar Piastri por 0s230. Largando em primeiro pela oitava vez no ano, o tetracampeão se colocou em boa posição para tentar o quinto título, mas admitiu que precisa de sorte.
Vice-líder do campeonato com 12 pontos a menos que o britânico Norris, Verstappen sabia que uma boa classificação era essencial para manter vivas as chances de título. “Incrivelmente feliz por estar em primeiro. É a única coisa que podemos fazer. Controlar o que está nas nossas mãos e maximizar tudo o que temos”, afirmou.
O tetracampeão explicou que a volta decisiva foi construída ainda no Q2, quando optou por pneus usados e preparou a execução perfeita no Q3. “As voltas já pareceram boas. No Q3, você sabe que a pista vai melhorar e dá para forçar um pouco mais. Tentamos prever o quanto o asfalto ia ficar melhor e as mudanças que fizemos definitivamente me ajudaram”, disse.
A pole reforça outra estatística relevante: nas últimas dez corridas realizadas em Abu Dhabi, quem largou em primeiro sempre venceu. O dado coloca o piloto da Red Bull em posição estratégica, embora ele próprio mantenha prudência. “Claro que vou tentar vencer a corrida, mas também tenho em mente que precisamos marcar muitos pontos para ainda tentar ganhar o campeonato. Então precisamos de um pouco de sorte com o que acontecer atrás de nós”, destacou.

Para Norris, o cenário é simples: basta terminar no pódio para ser campeão pela primeira vez. Verstappen, por outro lado, precisa vencer e torcer para que o britânico não figure entre os três primeiros. Oscar Piastri, terceiro colocado no grid, também chega matematicamente vivo, mas em situação menos favorável.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Yas Marina para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.
GP de Abu Dhabi de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Corrida | 10:00 | 12:00 | 14:30 | 15:00 |
*Horário de Brasília
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!