Pirelli diz que teste em Abu Dhabi “foi essencial para compreender pneus da F1 2026”

Diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola destacou que o teste de pós-temporada em Abu Dhabi nesta terça-feira foi fundamental para analisar os níveis de desempenho e do desgaste dos pneus de 2026

A Fórmula 1 realizou nesta terça-feira (9) o teste de pós-temporada em Abu Dhabi. Foi a primeira sessão com os pneus que serão utilizados na temporada 2026. Mario Isola, diretor de automobilismo da Pirelli, ressaltou que o teste foi fundamental para as equipes entenderem os compostos e para os engenheiros da fabricante analisarem as diferenças de desempenho e de desgaste.

Pela parte da manhã no circuito de Yas MarinaLuke Browning foi quem marcou 1min23s920 para ser o mais rápido com a Williams em uma sessão que foi momentaneamente paralisada pela bandeira vermelha acionada por Ryō Hirakawa, da Haas, que escapou na curva 1. Algumas horas mais tarde, Jak Crawford apertou o ritmo, cravou 1min23s766 e terminou o dia na liderança com a Aston Martin.

Embora fossem voltadas especialmente para o programa de testes dos pneus Pirelli que serão usados na temporada 2026, as atividades significaram o primeiro passo efetivo focado também nos modelos que a F1 terá sob o próximo regulamento técnico. Isso porque as equipes levaram carros-mula com configurações aerodinâmicas mas próximas possíveis do que se verá em 2026, embora não fosse possível uma simulação tão precisa já que os bólidos também terão aerodinâmica ativa.

“Este dia de testes foi uma oportunidade excelente para todas as equipes experimentarem os pneus definitivos de 2026, cujos compostos serão oficialmente confirmados na segunda-feira (15). Ao longo dos testes de desenvolvimento realizados pela Pirelli nesta temporada, as equipes rodaram individualmente com diferentes versões de protótipos, em várias fases, desde apenas a nova construção até diversas opções para um mesmo composto”, declarou Isola.

Andrea Kimi Antonelli durante teste pós-temporada em Abu Dhabi (Foto: Mercedes)

“Hoje foi a primeira vez em que elas tiveram toda a gama completa disponível na pista, o que permitiu compreender mais profundamente as características dos novos pneus. Utilizando os mesmos carros-mula dos testes de desenvolvimento, e com os mesmos limites de velocidade, as equipes puderam comparar facilmente os dados coletados em Yas Marina com os dos testes anteriores”, explicou.

A maioria dos carros-mula, equipados com o sistema de DRS atual em vez da nova aerodinâmica ativa prevista para o ano que vem, rodou com limite de velocidade fixado em 300 km/h para reduzir o downforce e coletar dados mais representativos de 2026. Apenas os bólidos que já tinham o novo “straight line mode” (SLM) dianteiro puderam rodar sem limite de velocidade, respeitando as zonas de ativação definidas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ao longo do circuito. 

“Para nossos engenheiros, este teste foi fundamental para confirmar os espaçamentos de desempenho entre os compostos e os níveis de desgaste, que foram o foco do trabalho ao longo do ano. Analisar os novos pneus, que têm uma área de contato menor com o asfalto, também nos permitiu avaliar a sensibilidade ao esfarelamento e superaquecimento, dois efeitos que podem aumentar devido à superfície reduzida”, analisou.

“Agora, precisamos esperar até o fim de janeiro para ver esses pneus em ação nos testes de Barcelona, nos carros da nova geração”, concluiu o diretor de automobilismo da Pirelli. 

F1 completou dia de testes com pneus de 2026 (Foto: Ferrari)

Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2026.

▶️ OPINIÃO GP: F1 se despede de 2025 com temporada falha. E sem deixar saudades
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 Lego: há alguma parceria da Fórmula 1 para fazer carrinhos das equipes?

A única aliança que a Fórmula 1 fez com a famosa empresa dinamarquesa foi para duas ações durante a temporada 2025.

A primeira aconteceu em maio, durante o GP de Miami, em que os pilotos participaram de uma corrida feita com carros feitos com peças da Lego.

A outra foi durante o GP da Inglaterra, em julho, em que a Lego foi responsável pelos prêmios aos pilotos e à equipe vencedora da corrida.

Não há informações sobre uma sequência da parceria da Lego para a F1 2026.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!