Benavides celebra título no Dakar 2026: “Há 9 anos que sonho com este momento”
Luciano Benavides aproveitou um erro de Ricky Brabec na reta final para vencer o Dakar pela primeira vez. Argentino igualou o feito do irmão Kevin ao vencer o rali entre as motos
Luciano Benavides fez história ao se consagrar campeão do Dakar 2026 nas motos por apenas 2s de diferença para Ricky Brabec, o segundo colocado. O argentino celebrou o primeiro título na categoria em êxtase com a vantagem conquistada em Yanbu. “Há nove anos que sonho com este momento”, declarou o piloto da KTM ao descer da moto.
“Este é meu nono Dakar e nunca deixei de sonhar e acreditar. É preciso lutar sempre pelos seus sonhos e nunca desistir. Nunca desisti”, celebrou Luciano. Em 2025, o piloto fez uma das melhores campanhas da carreira, finalizando a temporada em quarto lugar. Antes disso, os melhores resultados do argentino foram conquistados em 2020 e 2023, com o sexto posto.
Benavides venceu quatro especiais ao longo da edição, mas a principal foi em Yanbu, que garantiu o primeiro título. O piloto aproveitou um erro de navegação de Brabec para cruzar a linha de chegada antes do oponente.
Quando entendeu a situação do piloto da Honda, o argentino apostou tudo para conquistar o título. “Mesmo perdendo tempo e vendo que Ricky estava acelerando, pensei: não termina até o último quilômetro”, começou Luciano.
“Vi algumas luzes e, no início, pensei que fosse um turista. Depois, percebi que era uma curva difícil. Travei um pouco, olhei e percebi que ele [Brabec] não poderia voltar comigo porque estava contornando o lago. Então pensei: esta é a minha chance. Apertei ao máximo até o final. Quase pulei a última curva, foi muito arriscado… mas consegui”, contou sobre a mentalidade na hora da corrida.

Ao aproveitar o erro de Brabec, o piloto da KTM adquiriu mais vantagem na liderança. “Ganhar o Dakar por 2s é incrível. Ainda não consigo entender o que acabou de acontecer. Confiei na navegação, nas notas, e quando vi o acampamento logo depois que ele se perdeu, percebi”, acrescentou.
O plano agora é celebrar no país natal. “Faremos uma grande festa na Argentina. É hora de comemorar com minha família, meus amigos, meus patrocinadores e com todos que me apoiaram nestes anos. Força, Argentina”, concluiu.
Com o fim do Dakar, Benavides retorna a competir no W2RC entre 17 e 22 de março, com o BP Ultimate Rally-Raid, que acontece em Portugal.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!