Russell lamenta erro de ajuste da Mercedes no Japão: “Estou de mãos atadas”

George Russell tentou ajustar o equilíbrio do carro e acabou tendo problemas. Com isso, o piloto britânico largará da segunda posição no Japão e ficou distante de Andrea Kimi Antonelli na classificação

A classificação do GP do Japão não ocorreu como esperado por George Russell, e isso pode ter complicado a corrida do líder do campeonato. Depois de fazer um ajuste que classificou como “mínimo”, o piloto da Mercedes teve de lidar com um carro que deslizava nas curvas durante a sessão. Por fim, ficou com a segunda posição, mas se vê “de mão atadas” para a etapa em Suzuka.

Em entrevista à emissora inglesa Sky Sports, Russell explicou que a alteração feita no carro #63 não deveria ter desencadeado grandes consequências. Pelo contrário, a pretensão era apenas acertar o equilíbrio. No entanto, o resultado foi bem diferente do que imaginava.

🔴 ANTONELLI × RUSSELL, BORTOLETO DE OLHO NOS PONTOS: ESQUENTA PRÉ-CORRIDA DO GP DO JAPÃO [Briefing]

+ GP EXPERIENCE: o novo produto do GRANDE PRÊMIO conecta você aos maiores eventos de esporte a motor do mundo. Vá para Indianápolis com a gente: saiba aqui todos os detalhes.

“Fizemos um ajuste na traseira do carro antes da classificação, mas foi mínimo, feito para ser imperceptível. Saí para a pista e estava tão ruim que parecia que algo estava quebrado na parte de trás. Não melhorou, tive de ajustar bastante o estilo de pilotagem e retirar muito da asa dianteira para compensar, porque era quase como se estivesse rodando nas entradas das curvas. Na última curva, não consegui dar a volta, quase derrapei. É muito irritante. Não sei o que aconteceu”, declarou.

“Fizemos a alteração apenas para equilibrar o carro. Não quero entrar em muitos detalhes, mas foi apenas uma mudança muito pequena. É algo que sempre fizemos no passado. Ainda estamos nos adaptando a este carro, então isso tem um impacto muito maior do que percebemos. Ou fizemos algo errado, ou algo está quebrado. E, infelizmente, estamos um pouco de mãos atadas agora”, complementou.

George Russell lamentou problema com Mercedes (Foto: Mercedes)

O inglês venceu a primeira etapa do ano, na Austrália, e a sprint na China, além de ter ficado com a segunda colocação na corrida principal em Xangai. Com isso, soma 51 tentos e está na ponta do Mundial de Pilotos, com quatro pontos a mais que o companheiro de equipe, Andrea Kimi Antonelli, pole-position em Suzuka.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP do Japão, terceira etapa da temporada 2026 da F1, AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP do Japão de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Corrida02:0004:0006:0007:00

*Horário de Brasília

▶️Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️Piastri surpreende Mercedes e lidera TL2 do GP do Japão. Bortoleto sofre com motor
▶️Russell bate Antonelli em duelo da Mercedes e lidera TL1 do GP do Japão. Bortoleto é 11º
▶️Victor Martins: Verstappen expulsa jornalista em papel patético (e dos coleguinhas também)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!