Mercedes minimiza resultado de Russell no GP do Japão: “Não tinha carro perfeito”
Toto Wolff, chefe da Mercedes, evitou fazer cobranças a George Russell e disse que a falta de performance se deu pelo “erro coletivo” na configuração do W17
George Russell teve um fim de semana para se esquecer no Japão e cruzou a linha de chegada apenas na quarta posição. Porém, ainda que tivesse em mãos o equipamento mais competitivo do grid, Toto Wolff, chefe da Mercedes, evitou direcionar críticas ao piloto e reconheceu que a configuração do W17 #63 não estava ideal para a etapa em Suzuka.
Russell começou bem o fim de semana no GP do Japão e liderou o TL1. Porém, passou a ter problemas com a traseira do carro durante a classificação e precisou se contentar com o segundo lugar no grid. Na corrida, largou mal e caiu para a quarta posição, enquanto Andrea Kimi Antonelli despencou para sexto.
+ GP EXPERIENCE: o novo produto do GRANDE PRÊMIO conecta você aos maiores eventos de esporte a motor do mundo. Vá para Indianápolis com a gente: saiba aqui todos os detalhes.
Russell conseguiu se recuperar bem, chegou a assumir a liderança da corrida e foi aos boxes na volta 22. No giro seguinte, porém, Oliver Bearman perdeu o controle da Haas, bateu no muro e causou a entrada do safety-car. Com isso, George caiu para terceiro e, posteriormente, foi superado por Charles Leclerc.
Ao analisar a corrida da Mercedes em Suzuka, Wolff reconheceu que a equipe precisa trabalhar para melhorar o procedimento de largada do W17 e minimizou o desempenho discreto de Russell. De acordo com o dirigente, a falta de performance do #63 foi resultado de um “erro coletivo”.

“Não estamos dando a eles as ferramentas mais fáceis. Nossas largadas têm sido medianas e precisamos melhorar isso. Mas durante a corrida, Antonelli conseguiu se recuperar e, no momento decisivo, estava muito rápido. Conseguimos estender seu stint em uma volta, o que prejudicou a corrida de George e fez toda a diferença”, disse o chefe da Mercedes.
“Um erro que foi cometido coletivamente e colocou George em desvantagem com o carro. A partir do Q1, o desempenho não foi suficiente e ele teve de lutar contra isso hoje também. Com carros iguais, a disputa seria acirrada, mas ele não tinha um carro perfeito”, finalizou o chefe da Mercedes.
A Fórmula 1 agora entra em hiato após a suspensão dos GPs do Bahrein e da Arábia Saudita e retorna de 1º a 3 de maio com o GP de Miami.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
▶️ Antonelli se vale de safety-car após largada ruim e vence GP do Japão. Bortoleto é 13º
▶️ Antonelli vence GP do Japão e assume liderança. Confira classificação da F1 2026
▶️ Antonelli admite sorte em vitória no Japão e vibra com liderança da F1: “No caminho certo”
▶️ Leclerc destaca impacto de safety-car em “corrida de suar” no Japão: “Tive azar”
▶️ Bortoleto admite que Audi “sofre muito” com largada e aponta principal problema no Japão
▶️ Victor Martins: Verstappen expulsa jornalista em papel patético (e dos coleguinhas também)
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!