“Decidimos parar a dor”: Alonso revela motivo curioso para abandono no GP do Canadá
O GP do Canadá trouxe mais um abandono na decepcionante temporada 2026 da Aston Martin, mas Fernando Alonso teve um motivo bem diferente para deixar a corrida dessa vez
O GP do Canadá do último fim de semana transcorreu dentro da normalidade para a Aston Martin, ao menos considerando a falta de competitividade atual, e Fernando Alonso abandonou mais uma vez. Agora, porém, o motivo que fez o espanhol encostar o carro na volta 24 foi bem diferente: um grave desconforto no assento, suficiente para causar dor ao veterano durante toda a prova.
“Fui me sentindo cada vez mais desconfortável com o passar das voltas, a posição [do assento] não parece certa”, explicou Alonso. “E estávamos obviamente bem longe dos pontos e sem ameaça de chuva. Então, decidimos parar a dor”, resumiu o bicampeão mundial.
E a questão está diretamente relacionada a uma opção da própria Aston Martin, segundo o diretor de pista Mike Krack. Segundo ele, o desenvolvimento do carro de 2026 alterou ligeiramente a postura dos pilotos no cockpit e os deixou mais deitados, algo que pode gerar ganhos no centro de gravidade do conjunto e contribuir aerodinamicamente, sem o capacete do piloto diretamente no fluxo de ar.
No entanto, a alteração tem causado um desconforto profundo em Alonso, e Krack admitiu que a Aston Martin terá de rever o posicionamento. Entre as opções citadas pelo dirigente, está até o retorno ao antigo modelo usado pela equipe, o que precisaria de uma série de alterações no carro antes do GP de Mônaco.
“Ele tem estado desconfortável há algum tempo, mas nunca ao ponto de interromper algo. É como um ponto de pressão que você sente ir piorando. Acho que precisamos reconsiderar um pouco o posicionamento, retornar um pouco para o que tínhamos no passado”, analisou Krack.

“Você tenta andar o mais próximo possível do chão com esses carros e, quando olha para a posição dos pilotos, eles ficam cada vez mais deitados. Talvez tenhamos ido longe demais, mas é algo que vamos checar”, finalizou.
A Fórmula 1 retorna entre os dias 5 e 7 de junho, com a realização do GP de Mônaco, sexta etapa da temporada 2026.
➡️ F1: confira o calendário completo de 2026
➡️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
➡️ Opinião GP: Antonelli pula etapas de novo, assusta e vira favorito à Fórmula 1 2026
➡️ 5 coisas que aprendemos no domingo do GP do Canadá da Fórmula 1 2026
➡️ Antonelli evita falar em título após abrir vantagem na F1: “Ainda é cedo”
➡️ Hamilton vê “riscos demais” e reitera distância do simulador: “Rendo melhor sem”
➡️ Verstappen diz que F1 virou “contra pilotagem” e pede mudança em 2027: “Não é agradável”
➡️ Hamilton rasga elogios a Verstappen por duelo no Canadá: “Ele é um dos grandes”
➡️ Antonelli se enche de confiança em duelo contra Russell: “Agora sei que posso vencê-lo”
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!