Hamilton restabelece ordem natural, mas Alonso se mantém próximo no TL2 em Cingapura. Massa é 17º
Lewis Hamilton colocou ordem na casa do segundo treino livre em Cingapura nesta sexta-feira (19). O inglês foi o mais rápido do dia com uma volta em 1min47s490 e viu o companheiro e principal rival pelo título, Nico Rosberg, apenas em 13º. Quem mais se aproximou do piloto da Mercedes foi Fernando Alonso. Felipe Massa completou a sessão em 17º
A Ferrari mostrou consistência, e o espanhol, sempre que foi à pista, foi capaz de se colocar entre os ponteiros. A diferença na ponta para Hamilton foi de apenas 0s133. O desempenho já começa a comprovar a teoria de que a F14T pode render mais em pistas com maior carga aerodinâmica. O mesmo pode-se dizer da Red Bull.
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Daniel Ricciardo também ficou perto dos dois líderes e terminou a atividade em terceiro, com 1min47s790. Kimi Räikkönen, seguindo a teoria, terminou em quarto, à frente de Sebastian Vettel, que conseguiu sair na parte final e pular para o top-5. Grande trabalho da equipe austríaca e de Seb, diga-se.
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A McLaren 'nada mal' de Kevin Magnussen ficou em sexto. Jenson Button veio na sequência, em sétimo. Sergio Pérez colocou a Force India perto da rival inglesa, em oitavao, logo à frente do colega Nico Hülkenberg. A Toro Rosso de Daniil Kvyat completou os dez melhores.
A Williams seguiu sua tradição à risca e ficou longe dos ponteiros. Felipe Massa terminou apenas em 17º, uma posição melhor que Valtteri Bottas.
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Antes mesmo de a sessão começar, o drama que tomou conta da garagem da Red Bull no fim do primeiro treino se tornou ainda mais claro: Sebastian Vettel tivera um problema de motor que levou o time a decidir pela troca. Ainda assim, o tetracampeão foi obrigado a ficar de fora dos primeiros minutos de atividade por conta dos reparos em seu carro.
Quem não tinha nada que esperar era Marcus Ericsson, que foi o primeiro a deixar as garagens. Max Chilton o seguiu, logo à frente dos dois carros da Sauber, com Esteban Gutiérrez saindo antes de Adrian Sutil, e Kamui Kobayashi. Na sequência, Kevin Magnussen veio também, seguido pelo companheiro de McLaren, Jenson Button.
E, segundo o protocolo da sessão inicial, a tabela logo viu os primeiros tempos. E coube a Magnussen ocupar a liderança no começo, com 1min15s644. Button era o segundo, à frente de Gutiérrez. Aí os dois carros da Force India surgiram na ponta, com Sergio Pérez melhor que Nico Hülkenberg. O mexicano virou 1min51s446 para ficar à frente. Só que logo o P1 mudaria.
Jean-Éric Vergne superou a barreira de 1min51s e, virando 1min50s961, se colocou em primeiro. Enquanto isso, Lewis Hamilton ensaiava largada no fim do pit-lane. Já a TV buscava a imagem da rodada de Kobayashi na curva 8.
Ao mesmo tempo, Daniel Ricciardo jogava a Red Bull para primeiro, com 1min50s390. Vergne, Button, Pérez, Magnussen, Hülkenberg, Kvyat, Gutiérrez, Sutil e Maldonado completavam o top-10 provisório.
Ricciardo ainda era quarto, à frente de Vergne. Na primeira tentativa, Felipe Massa já colocou a Williams em sexto, com 1min50s894. Kimi Raikkonen, Magnussen, Button e Kvyat fechavam agora os dez primeiros. Enquanto isso, com quase 30 minutos de atividade, apenas Valtteri Bottas seguia sem tempo. Vettel também, mas a participação do tetracampeçao continuava incerta devido aos problemas de motor.
Pouco antes disso, a sessão viu Button lutar bastante e reclamar do acerto de seu McLaren, que "saía muito de frente". Hamilton também se queixou bastante do set-up da Mercedes. Já Rosberg perguntava no rádio se podia saber do desempenho do colega de equipe.
Voltando à ponta da tabela, Ricciardo já surgia à frente de Pérez. O australiano aproveitou a pista limpa e os grudentos pneus supermacios para cravar 1min47s790, 0s8 mais veloz que o mexicano. Hülkenberg era o terceiro, seguido agora por Kvyat. Rosberg, Sutil, Gutiérrez, Alonso, Hamilton e Bottas formavam o top-10. Massa vinha apenas em 13º.
Só que as ações foram paralisadas na sequência. Isso porque Pastor Maldonado, que vinha em uma interessante décima colocação e tentando baixar sua marca de 1min49s139, perdeu a traseira na curva 10 e atingiu com vontade a muro de proteção externo do traçado de Marina Bay. O venezuelano saiu ileso do acidente, mas o dano na Lotus #13 foi grande. Restavam pouco mais de 40 minutos para o fim das atividades no momento do incidente de Pastor.
Alonso também foi à pista logo depois da bandeira verde. O espanhol obteve na primeira tentativa o quarto melhor registro em 1min48s062. Räikkönen era o terceiro, apenas 0s031 mais rápido que o companheiro de Ferrari. Enquanto isso, a Williams permanecia no fundo da tabela, com Massa em 16º e Bottas uma posição pior.
Logo em seguida, a sessão entrou no modo simulação de corrida. Ou seja, todo mundo começou a avaliação do acerto com os dois tipos de pneus – macios e supermacios -, além das voltas com tanque cheio e vazio. Enquanto isso, Vettel continuava observando de fora os mecânicos da Red Bull trabalhando em seu carro. Uma vez mais, o alemão viveu um dia para esquecer neste ano.
Algumas notas de destaque dessa fase da sessão têm a ver com os tempos de Hamilton, Alonso e Ricciardo em ritmo de corrida. Os três viravam constantemente na casa de 1min52s.
Quando o treino alcançou os dez minutos finais, o esforço e a paciência de Vettel foram recompensados, e o piloto pôde ir à pista. Com pneus supermacios, o tetracampeão conseguiu o quinto melhor tempo. Bastante expressivo, diga-se.
No fim das contas, Hamilton garantiu a ordem natural das coisas e liderou o dia. Alonso deu algum fôlego para a Ferrari, depois de uma semana agitada em Maranello. Ricciardo completou os três primeiros.
Neste sábado, a partir das 7h (de Brasília), os pilotos disputam o terceiro treino livre, o último antes da classificação, às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha em tempo real.
As imagens do GP de Cingapura
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F1, GP de Cingapura, Marina Bay, treino livre 2:
1 | 44 | LEWIS HAMILTON | ING | MERCEDES | 1:47.490 | 25 | |
2 | 14 | FERNANDO ALONSO | ESP | FERRARI | 1:47.623 | +0.133 | 28 |
3 | 3 | DANIEL RICCIARDO | AUS | RED BULL RENAULT | 1:47.790 | +0.300 | 28 |
4 | 7 | KIMI RÄIKKÖNEN | FIN | FERRARI | 1:48.031 | +0.541 | 29 |
5 | 1 | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT | 1:48.041 | +0.551 | 5 |
6 | 20 | KEVIN MAGNUSSEN | DIN | McLAREN MERCEDES | 1:48.358 | +0.868 | 33 |
7 | 22 | JENSON BUTTON | ING | McLAREN MERCEDES | 1:48.435 | +0.945 | 30 |
8 | 11 | SERGIO PÉREZ | MEX | FORCE INDIA MERCEDES | 1:48.653 | +1.163 | 30 |
9 | 27 | NICO HÜLKENBERG | ALE | FORCE INDIA MERCEDES | 1:48.751 | +1.261 | 31 |
10 | 26 | DANIIL KVYAT | RUS | TORO ROSSO RENAULT | 1:48.770 | +1.280 | 31 |
11 | 25 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TORO ROSSO RENAULT | 1:48.800 | +1.310 | 33 |
12 | 8 | ROMAIN GROSJEAN | FRA | LOTUS RENAULT | 1:49.062 | +1.572 | 33 |
13 | 6 | NICO ROSBERG | ALE | MERCEDES | 1:49.075 | +1.585 | 30 |
14 | 13 | PASTOR MALDONADO | VEN | LOTUS RENAULT | 1:49.139 | +1.649 | 13 |
15 | 99 | ADRIAN SUTIL | ALE | SAUBER FERRARI | 1:49.170 | +1.680 | 34 |
16 | 21 | ESTEBAN GUTIÉRREZ | MEX | SAUBER FERRARI | 1:49.290 | +1.800 | 37 |
17 | 19 | FELIPE MASSA | BRA | WILLIAMS MERCEDES | 1:49.361 | +1.871 | 29 |
18 | 77 | VALTTERI BOTTAS | FIN | WILLIAMS MERCEDES | 1:49.971 | +2.481 | 28 |
19 | 17 | JULES BIANCHI | FRA | MARUSSIA FERRARI | 1:50.612 | +3.122 | 24 |
20 | 4 | MAX CHILTON | ING | MARUSSIA FERRARI | 1:51.558 | +4.068 | 21 |
21 | 10 | KAMUI KOBAYASHI | JAP | CATERHAM RENAULT | 1:52.075 | +4.585 | 33 |
22 | 9 | MARCUS ERICSSON | SUE | CATERHAM RENAULT | 1:52.936 | +5.446 | 31 |
TEMPO 107% | TL2 | 1:55.014 | +7.524 | ||||
RECORDE | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT RB9 | 1:42.841 | 21/09/2013 | ||
MELHOR VOLTA | SEBASTIAN VETTEL | ALE | RED BULL RENAULT RB9 | 1:42.841 | 21/09/2013 |