Hamilton conta com ajuda de ex-parceiro Button e fatura 1ª vitória pela Mercedes na Hungria
Lewis Hamilton desbancou o teórico favoritismo da Red Bull de Sebastian Vettel e alcançou neste domingo (28) seu primeiro triunfo correndo pela escuderia alemã na F1. A prova, marcada pela controversa punição imposta pelos comissários a Romian Grosjean, teve Felipe Massa cruzando a linha de chegada em oitavo
Logo após ter conquistado a pole-position do GP da Hungria, no último sábado, Lewis Hamilton se mostrou bastante pessimista com o ritmo de corrida do W04 no circuito de Budapeste. Mas veio a corrida para contrariar suas previsões. Dono de grande performance do começo ao fim da prova deste domingo (28), o britânico ‘colocou no bolso’ o teórico favoritismo da Red Bull, mostrou que a Mercedes está cada vez melhor e, após 70 voltas, conquistou sua primeira vitória pela escuderia prateada. O triunfo é histórico, já que a última vez que um piloto inglês venceu pela Mercedes na F1 foi o lendário Stirling Moss, ao faturar o GP da Inglaterra de 1955.
É bem verdade que Hamilton contou com uma certa ‘ajuda’ do ex-companheiro de equipe, Jenson Button. Durante a primeira parte da corrida, o piloto da McLaren acabou adotando uma estratégia bastante distinta e ficou à frente de Sebastian Vettel, forçando o alemão a executar um ritmo de corrida bem mais lento na pista. Assim, Lewis acabou tirando proveito e ficou com o caminho livre para brilhar. Além disso, o britânico se igualou a Michael Schumacher como o maior vencedor do GP da Hungria.
Vettel, que parecia ser o piloto em melhores condições para vencer em Hungaroring, vai continuar mais um ano sem triunfar no circuito magiar. Ao longo da corrida, o tricampeão não chegou a representar uma ameaça real a Hamilton, e pior, nem de longe mostrou o mesmo brilho exibido nas últimas etapas. Além disso, Seb sucumbiu à melhor estratégia adotada por Kimi Räikkönen, que fez apenas duas paradas — contra três da maioria dos pilotos — para conquistar uma ótima segunda colocação após travar intenso duelo com o alemão. Sebastian acabou completando o pódio na Hungria, conquistando um resultado bem mais modesto que o esperado.
Felipe Massa teve mais uma corrida discreta neste domingo. Sem ter um ritmo de corrida suficiente para disputar posições no topo, o único brasileiro da F1 não conseguiu fazer mais do que terminar a etapa de Hungaroring na oitava colocação, bem atrás de Fernando Alonso, seu parceiro de Ferrari, que cruzou a linha de chegada em quinto. Romain Grosjean, um dos destaques da corrida e alvo de uma controversa punição por ter colocado duas rodas na grama ao ultrapassar Massa, ainda conseguiu se recuperar e terminar em sexto, seguido por Button. A outra McLaren, de Sergio Pérez, também pontuou, terminando em nono. O décimo lugar ficou com Pastor Maldonado, levando finalmente a Williams à zona de pontuação nesta temporada.
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Debaixo de muito sol e um forte calor de quase 40ºC, os pilotos alinharam no grid de largada para a disputa da décima etapa da temporada 2013 da F1. Assim que as luzes vermelhas se apagaram, Vettel tracionou mal e precisou espremer Romain Grosjean para não perder a segunda colocação. Isso permitiu que Hamilton mantivesse a ponta com relativa facilidade.
Um pouco mais atrás, Nico Rosberg foi pressionado pelas duas Ferrari e, na tentativa de se defender, acabou perdendo tempo em uma curva devido à falta de aderência e acabou tocado por Massa. Como resultado, o germânico despencou para a 12ª colocação. Na briga pela ponta, Grosjean falava pelo rádio que tinha um ritmo melhor que os dois primeiros, mas não conseguia ultrapassar.
Mudanças de posição, mesmo, só aconteceram nos boxes. O primeiro a parar foi Jean-Éric Vergne, no nono giro. Na volta seguinte, foi a vez de Lewis Hamilton, enquanto Rosberg se dirigiu ao pit-lane na 11. Sebastian Vettel e Felipe Massa fizeram a troca de pneus na volta seguinte, enquanto Grosjean e Räikkönen pararam juntos na 14, em um belo trabalho duplo da Lotus.
Quem não havia ido aos boxes era Mark Webber, que assumiu a liderança da prova. Hamilton retornou em segundo, enquanto Sebastian Vettel ficou preso atrás de Jenson Button, na quarta posição. O duelo entre os dois pilotos não só permitiu que o inglês da Mercedes disparasse, mas também viu Grosjean e Alonso entrarem na briga.
Na ânsia de passar, Vettel acabou tocando em Button, mas os dois seguiram na prova sem maiores problemas. Se nesse duelo não houve mudanças de posição, o mesmo não pode ser dito da briga entre Räikkönen e Felipe Massa, com o finlandês deixando o brasileiro para trás sem maiores dificuldades. O campeão de 2007 ainda ganhou uma posição em seguida, já que Adrian Sutil abandonou com um problema no câmbio ao fazer a parada nos boxes. Maneira melancólica de terminar o 100º GP da carreira.
Webber foi aos boxes pela primeira vez na volta 24, praticamente no mesmo momento em que Vettel deixou Button para trás. Grosjean tentou aproveitar o embalo para também fazer a passagem, mas os dois acabaram se tocando. O contato, aliás, será investigado pelos comissários após a prova. Pela batida, Alonso também ganhou a posição.
Com medo de algum problema no carro da Lotus, a equipe chamou o piloto francês para fazer a segunda parada na volta 26. Hamilton, por sua vez, continuou na pista até a 32, enquanto Kimi conseguiu completar 28 giros com o pneu médio e só fez a nova troca na 43. O desempenho do finlandês com pneus velhos foi tão bom que Grosjean fez a terceira parada apenas cinco voltas depois.
Ironicamente, o francês voltou justamente atrás de Button, com quem havia se enroscado mais cedo. Mas dessa vez não houve problema, e o piloto da Lotus conseguiu a ultrapassagem.
Na volta 51, foi a vez de Hamilton fazer a última parada. O piloto chegou a voltar dos boxes atrás de Mark Webber, mas conseguiu passar o adversário na curva 3 ao se aproveitar da presença do carro de Nico Hülkenberg, que limitou o ritmo do australiano. Três giros depois, Vettel fez a última parada, promovendo o britânico novamente à ponta.
Como o tricampeão retornou à pista atrás de Räikkönen, isso significou que ele precisava superar o finlandês para terminar na frente. O duelo entre os dois originalmente valia a terceira posição, mas se tornou uma briga pela vice-liderança assim que Webber fez a última parada.
Os dois brigaram até a última volta, mas o chato traçado húngaro prevaleceu, e não houve mudança de posição. A única alteração no top-10 acabou sendo o abandono de Nico Rosberg, com problema no motor. Com isso, Pastor Maldonado foi promovido ao décimo lugar e levou a Williams aos pontos pela primeira vez em 2013. Hamilton, por sua vez, recebeu a bandeira quadriculada sem maiores problemas e se tornou o maior vencedor do GP da Hungria, ao lado de Michael Schumacher, com quatro triunfos.
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F1, GP da Hungria, Hungaroring, final:
P | |||||||
1 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:42:29.445 | 70 voltas | 3 | |
2 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | +10.938 | 2 | ||
3 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | +12.459 | 3 | ||
4 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | +18.044 | 3 | ||
5 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | +31.411 | 3 | ||
6 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | +52.295 | P +20s | 4 | |
7 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes | +53.819 | 3 | ||
8 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari | +56.447 | 4 | ||
9 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | +1 volta | 3 | ||
10 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault | +1 volta | 4 | ||
11 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | +1 volta | 4 | ||
12 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | +1 volta | 4 | ||
13 | Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | +1 volta | 3 | ||
14 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | +2 voltas | 4 | ||
15 | Charles PIC | FRA | Caterham Renault | +2 voltas | 3 | ||
16 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | +3 voltas | 4 | ||
17 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth | +3 voltas | 4 | ||
18 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | +4 voltas | NC | 4 | |
19 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | +6 voltas | NC | 3 | |
Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault | +38 voltas | NC | 2 | ||
Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | +39 voltas | NC | 2 | ||
Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes | +57 voltas | NC | 1 | ||
Melhor volta | |||||||
Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 1:25.069 | volta 61 | |||
REC | Rubens BARRICHELLO | BRA | Ferrari F2004 | 1:18.436 | 14/08/2004 | ||
MV | Michael SCHUMACHER | ALE | Ferrari F2004 | 1:19.071 | 15/08/2004 | ||
Condições do tempo | SOL | ar: 34-35ºC | pista: 48-51ºC |