Ferrari anuncia renovação de contrato com Massa e segue com brasileiro até fim de 2013
Em sua melhor fase na temporada, Felipe Massa foi coroado pela sua evolução na temporada e lealdade à Ferrari e irá para sua oitava temporada defendendo a mitológica equipe de Maranello. Seu novo contrato é válido por mais uma temporada
Enfim, a Ferrari encerrou os boatos e confirmou nesta terça-feira (16) a renovação de contrato de Felipe Massa. O novo acordo entre o brasileiro e a equipe italiana vale até o fim da próxima temporada. A renovação acontece depois de uma temporada bastante atribulada para Felipe. Os maus resultados na primeira fase do campeonato — apenas dois pontos nas quatro primeiras corridas do ano, contra 43 de Fernando Alonso — geraram cobranças públicas da cúpula da equipe, além da ira da imprensa especializada — e sempre exigente —na Itália, que, inclusive, pediu a demissão do piloto ainda durante a temporada.
Por conta do início irregular e das duras críticas, a vaga de Massa se tornou alvo de diversos rumores. Sergio Pérez foi o primeiro a ser apontado como substituto de Felipe. A primeira razão foram as boas atuações do mexicano a abordo do carro da Sauber — como os pódios em Sepang, Montreal e, mais recentemente, em Monza — e, em um segundo momento, o fato do piloto pertencer à Academia de Jovens Pilotos da Ferrari. Pérez, entretanto, acabou fechando com a McLaren para assumir a vaga deixada por Lewis Hamilton, que vai defender a Mercedes a partir de 2013.
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Mais recentemente, o alemão Nico Hülkenberg, o escocês Paul di Resta — ambos jovens valores da Force India — e até mesmo Kimi Räikkönen, campeão do mundo pela Ferrari em 2007, também foram cogitados para o lugar de Massa, que acabou mesmo garantindo mais uma temporada com os italianos.
Em 2013, Felipe vai iniciar sua oitava temporada como titular em Maranello, equipe em que primeiro ocupou o cargo de piloto de testes em 2003, para depois, em 2006, assumir a vaga de titular no lugar de Rubens Barrichello. Antes disso, no começo da década de 2000, Massa já era contratado da Ferrari e foi por meio da escuderia italiana que teve sua primeira chance na F1, correndo pela Sauber.
Desde o início da sua jornada pela Ferrari, correndo ao lado do mitológico Michael Schumacher, Massa obteve 11 vitórias e 15 poles e possui como melhor resultado o vice-campeonato de 2008. Aliás, foi nessa temporada que Felipe protagonizou umas das disputas de campeonatos mais emocionantes da história mais recente da F1. O duelo foi contra Lewis Hamilton. Ambos chegaram a Interlagos, na última etapa, chances de título, mas a vantagem estava com o inglês da McLaren.
A épica corrida em São Paulo foi marcada pela chuva e pelo amplo domínio de Felipe na corrida, que venceu até com certa facilidade, mas a ultrapassagem que Hamilton fez em Timo Glock na parte final da última volta prova, quando obteve a quinta posição, condição mínima para ser campeão, acabou tirando o título do brasileiro, que já havia cruzado a linha de chegada.
Além da luta com Hamilton, foi com a Ferrari que Massa sofreu o pior acidente de sua carreira. Durante a classificação para o GP da Hungria de 2009, uma mola que escapou do carro de Rubens Barrichello, então na Brawn, atingiu em cheio a cabeça de Felipe. O piloto ficou três dias em coma e uma semana internado em um hospital em Budapeste. Por conta do sério acidente, Massa ficou de fora do restante daquela temporada.
No ano seguinte, Felipe retornou ao cockpit ferrarista e com um novo companheiro de equipe: Fernando Alonso. O espanhol desembarcou em Maranello de forma discreta e foi crescendo ao longo da temporada, chegando a disputar o título com Sebastian Vettel na última etapa em Abu Dhabi. Vettel saiu vencedor, mas a temporada de 2010 também ficou marcada pela polêmica ordem de equipe da Ferrari durante o GP da Alemanha, onde Felipe precisou ceder a vitória a Alonso, depois da celebre frase de seu engenheiro: “Felipe, Alonso está mais rápido que você. Entendeu a mensagem?”. Ainda assim, mesmo bombardeado por críticas da imprensa e fãs da F1 de todo o mundo, fato é que Massa sempre se manteve leal à Ferrari e a Fernando Alonso, o que deve ter ajudado, e muito, na renovação do seu contrato.
2011 não foi um ano dos melhores para a Ferrari, Massa e Alonso. O bicampeão terminou o Mundial com apenas uma vitória, em Silverstone, e o quarto na classificação geral, enquanto Felipe concluiu o campeonato em sexto, sem jamais conseguir resultado melhor que o quinto lugar, enfrentando diversos problemas, sobretudo de adaptação aos pneus da Pirelli.
Neste ano, Felipe teve uma atuação abaixo da crítica na primeira parte do campeonato, enquanto o companheiro de equipe, Alonso, escalava a tabela de pontos, com vitórias e pódios. Fernando era, na visão da mídia italiana, o ‘santo milagreiro’, enquanto Massa tinha a imagem de ‘perdedor’, como escreveu a respeitada revista ‘Autosprint’ em um dos seus editoriais contra o brasileiro. Porém, o brasileiro conseguiu resultados melhores neste início de segunda parte de temporada, marcando pontos nas últimas quatro corridas: Spa, Monza, Cingapura, Japão [onde faturou seu melhor resultado na temporada, o segundo lugar na prova], além da quarta colocação no GP da Coreia do Sul, no último domingo, quando andou no mesmo ritmo de prova de Alonso. Como prêmio pela evolução e lealdade a Maranello, veio a caneta e o novo contrato, que garante um piloto brasileiro na equipe mais lendária da F1.
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