Na Garagem: com Moss em Mônaco, Lotus vence pela primeira vez na F1

Há 66 anos, a Lotus foi ao alto do pódio pela primeira vez na história, representada pelo britânico Stirling Moss. Foi a primeira das 81 vitórias do time no Mundial de F1

A primeira vitória da Lotus no Mundial de F1 aconteceu há exatos 66 anos. Foi em 29 de maio de 1960, com o britânico Stirling Moss ao volante.

 
O quatro vezes vice-campeão da F1 havia começado o ano com um chassi da Cooper, mas seu chefe, Rob Walker, achou que uma mudança para os modelos construídos por Colin Chapman seria mais produtiva. Então, para a segunda etapa do ano, comprou um chassi da Lotus.
 
Moss era um de três pilotos a usar o Lotus 18 naquele fim de semana, juntando-se a Innes Ireland e ao futuro campeão mundial John Surtees, ambos do time oficial. Também da ‘matriz’, Alan Stacey tinha um Lotus 16.
O cartaz do GP de Mônaco de 1960

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Relacionadas

A mudança se mostrou positiva já na classificação, e, por um segundo, Moss bateu o campeão Jack Brabham para garantir a pole-position. 

 
Mas quem emergiu na liderança na largada foi Jo Bonnier, da BRM, com Brabham em segundo e Moss caindo para terceiro. A recuperação de Moss veio com uma ultrapassagem sobre o australiano na quinta volta e, na 17, sobre o sueco.
 
Corrida definida? Que nada… Ainda mais no tempo em que o GP de Mônaco ainda tinha 100 voltas.
 
Começou a chover, e Brabham passou pelos dois para tomar a dianteira. Sua liderança durou seis voltas: ele rodou na primeira curva e deixou a disputa.
Moss ainda perderia novamente a frente ao parar nos boxes para reparos, mas alcançaria Bonnier e partiria para a vitória. O sueco abandonou com a suspensão quebrada na volta 83.
 
Stirling Moss no GP de Mônaco de 1960, o da primeira vitória da Lotus na F1 (Foto: Forix)
Apenas quatro pilotos viram a bandeirada tendo completado 90% da prova. Bruce McLaren e Phil Hill, ambos na volta do líder, completaram o pódio, e Tony Brooks, uma volta atrás, foi o quarto colocado. Quinto, Bonnier deu 17 giros a menos.
 
Tratou-se do início da bela história de vitórias da Lotus na F1. Foram 81 triunfos, sendo sete Mônaco. A equipe conquistou seis vezes o Mundial de Pilotos e sete o de Construtores. As conquistas mais recentes foram em 1978.
 
A Lotus ‘original’ fechou as portas após a temporada 1994, voltando em 2010 em uma iniciativa do malaio Tony Fernandes. Em 2012, os direitos de uso do nome passaram para o time de F1 que tinha sede em Enstone — e hoje rebatizado como Renault.
PADDOCK GP #30 DEBATE INDY, F-E E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!