Porsche confirma trinca na LMP1, e Rees estreia nas 24 Horas de Le Mans com pole-position na GTE Pro
A Porsche vai largar nas três primeiras posições nas 24 Horas de Le Mans neste sábado, às 10h (de Brasília). Lucas Di Grassi começará na quarta posição com o melhor dos protótipos da Audi, e Fernando Rees largará para sua primeira corrida em Sarthe na pole-position
Esperava-se chuva para esta quinta-feira (11) em Le Mans. Não choveu, mas também não houve quem pudesse alcançar a Porsche. Sem que Audi e Toyota incomodassem, a montadora de Stuttgart assegurou a pole-position para a edição de 2015 das 24 Horas de Le Mans.
A corrida começará no próximo sábado, às 10h (de Brasília), com o protótipo #18, pintado de preto, de Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb na pole-position. Ao seu lado, completando a primeira fila, estará o #17, vermelho, de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard.
Relacionadas
Foi Jani quem marcou o melhor tempo das três sessões classificatórias, que também se trata do melhor tempo já registrado na atual configuração do Circuit de la Sarthe, usada desde 2007: 3min16s887.
Nico Hülkenberg, primeiro piloto em atividade na F1 a correr em Le Mans desde Sébastien Bourdais em 2009, sai em terceiro lugar com o 919 de número 19.
A ordem, em ritmo de classificação, ficou bem definida: três Porsche, três Audi e, depois, os dois Toyota. Entre os protótipos de Ingolstadt, o do brasileiro Lucas Di Grassi é o melhor posicionado, na quarta colocação, graças ao tempo registrado por Loïc Duval na quarta à noite. Di Grassi sonha com a possibilidade de se tornar o primeiro brasileiro a vencer Le Mans na classificação geral.
A Nissan, quarta montadora com presença na LMP1, terá seus protótipos partindo da 12ª, 13ª e 15ª colocações. O protótipo Nismo, com motor dianteiro, ficou com as últimas três posições na classe principal, sendo que o carro #21 foi mais lento que o pole da LMP2, o #47 da KCMG.
Entre os modelos de gran-turismo, o Aston Martin #99 de Fernando Rees, Richie Stanaway e Alex MacDowall não foi alcançado. Assim, o brasileiro largará para sua primeira 24 Horas de Le Mans da pole-position. Gianmaria Bruni recuperou o segundo posto perdido por uma punição na quarta à noite com a Ferrari #51 da AF Corse.
Será a primeira participação de Rees nas 24 Horas. Embora há algum tempo competindo regularmente no endurance, o piloto nunca havia andado em Le Mans por opção enquanto andava na GTE Am. No ano passado, deveria ter feito sua estreia, mas um grave acidente nos treinos adiou os planos para 2015.
Na GTE Am, pole para o Aston #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda.
O GRANDE PRÊMIO transmitirá as 24 Horas de Le Mans ao vivo e na íntegra.
Confira como foi a terceira classificação para as 24 Horas de Le Mans:
Começou bem mais agitada do que as outras a terceira classificação para as 24 Horas de Le Mans, especialmente com os pilotos das classes GTE. Vários pilotos, já nos primeiros momentos da sessão, foram conseguindo melhorar os tempos de seus carros.
O maior destaque tem de ir para Gianmaria Bruni, da AF Corse, que se recuperou da punição sofrida na quarta-feira para recolocar a Ferrari #51 na segunda posição da GTE Pro. O italiano fez uma volta na casa de 3min55s025. Na Ferrari #71, James Calado fez o mesmo e foi escalando o pelotão.
Outra menção positiva vai para a Nissan, na medida do possível, é claro. Na primeira metade da sessão, pela primeira vez um dos Nismo se colocou à frente do líder da LMP2. Foi o #23, com Jann Mardenborough, que cravou 3min37s291. O #22, com Harry Tincknell, também subiu na tabela de tempos. Já após o pôr-do-sol, Lucas Ordoñez fez o mesmo com o #21. Todavia, estes dois carros ainda eram mais lentos que o #47 da KCMG.
Mais à frente, Filipe Albuquerque andou mais rápido com o Audi #9, 3min20s997, mas seguindo na sexta colocação.
O anoitecer viu as mudanças na tabela de tempos acalmarem um pouco, e a sessão ficou parada de vez a 52 minutos do fim por causa de um incêndio no Porsche GT #67, o último colocado. Alex Kapadia, logo após deixar os boxes, teve de estacionar na Mulsanne antes da primeira chicane com o carro em chamas. O 911 teve ainda um vazamento de óleo e deixou um rastro pela pista. Bandeira vermelha.
A pausa foi demorada, uma vez que foi preciso fazer reparos no asfalto daquele trecho da pista, e quem teve alguma sorte nisso foi Sam Bird no protótipo da G-Drive. Pouco antes do treino ser interrompido, o inglês conseguiu virar 3min38s939 e subir para a segunda posição na LMP2, 16ª na geral.
A meia hora do fim, a luz verde se acendeu novamente para, enfim, o momento da definição do grid.
Até houve momentos de ansiedade no final, com os principais pilotos entrando na pista, mas não houve nenhuma mudança decisiva: todos os poles são os mesmos que já haviam passado a última noite na liderança. O Rebellion #12 seguiu como o protótipo não-híbrido mais rápido.
O 1-2-3 foi motivo de muita festa para a Porsche, que fez valer os 8 MJ de potência híbrida no seu 919 para se colocar como o carro mais rápido de Sarthe. Falta agora confirmar este rendimento na corrida.
A Porsche é a maior vencedora das 24 Horas de Le Mans, mas não ganha na classificação geral desde 1998.
O terceiro brasileiro do grid, Pipo Derani, ficou com a nona colocação na classe LMP2.
24 Horas de Le Mans, grid de largada:
1 | 18 |
ROMAIN DUMAS NEEL JANI MARC LIEB |
FRA SUI ALE |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:16.887 | ||
2 | 17 |
TIMO BERNHARD MARK WEBBER BRANDON HARTLEY |
ALE AUS NZL |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:17.767 | +0.880 | |
3 | 19 |
NICO HÜLKENBERG EARL BAMBER NICK TANDY |
ALE NZL ING |
P1 |
PORSCHE Porsche 919 Híbrido |
3:18.862 | +1.975 | |
4 | 8 |
LUCAS DI GRASSI LOÏC DUVAL OLIVER JARVIS |
BRA FRA ING |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:19.866 | +2.979 | |
5 | 7 |
MARCEL FÄSSLER ANDRÉ LOTTERER BENOÎT TRÉLUYER |
SUI ALE FRA |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:20.561 | +3.674 | |
6 | 9 |
FILIPE ALBUQUERQUE MARCO BONANOMI RENÉ RAST |
POR ITA ALE |
P1 |
AUDI SPORT TEAM JOEST Audi R18 e-tron quattro Híbrido |
3:20.997 | +4.110 | |
7 | 2 |
ALEXANDER WURZ STÉPHANE SARRAZIN MIKE CONWAY |
AUT FRA ING |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
3:23.453 | +6.566 | |
8 | 1 |
ANTHONY DAVIDSON KAZUKI NAKAJIMA SÉBASTIEN BUEMI |
ING JAP SUI |
P1 |
TOYOTA TS 040 Híbrido |
3:23.767 | +6.880 | |
9 | 12 |
NICOLAS PROST NICK HEIDFELD MATHIAS BECHE |
FRA ALE SUI |
P1 |
REBELLION Rebellion R-One – AER |
3:26.874 | +9.987 | |
10 | 13 |
ALEXANDRE IMPERATORI DOMINIK KRAIHAMER DANIEL ABT |
SUI AUT ALE |
P1 |
REBELLION Rebellion R-One – AER |
3:28.930 | +12.043 | |
11 | 4 |
SIMON TRUMMER PIERRE KAFFER TIAGO MONTEIRO |
SUI ALE POR |
P1 |
BYKOLLES CLM P1/01 AER |
3:36.825 | +19.938 | |
12 | 22 |
HARRY TINCKNELL MICHAEL KRUMM ALEX BUNCOMBE |
ING ALE ING |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:36.995 | +20.108 | |
13 | 23 |
OLIVIER PLA JANN MARDENBOROUGH MAX CHILTON |
FRA ING ING |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:37.291 | +20.404 | |
14 | 47 |
MATTHEW HOWSON RICHARD BRADLEY NICOLAS LAPIERRE |
ING ING FRA |
P2 |
KCMG Oreca 03R Judd |
3:38.032 | +21.145 | |
15 | 21 |
TSUGIO MATSUDA MARK SHULZHITSIKIY LUCAS ORDONEZ |
JAP RUS ESP |
P1 |
NISSAN Nissan GT-R LM Nismo Híbrido |
3:38.691 | +21.804 | |
16 | 26 |
ROMAN RUSINOV SAM BIRD JULIEN CANAL |
RUS ING FRA |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
3:38.939 | +22.052 | |
17 | 41 |
GARY HIRSCH GAËTAN PALETOU JON LANCASTER |
SUI FRA ING |
P2 |
GREAVES Gibson 015S Nissan |
3:38.958 | +22.071 | |
18 | 38 |
SIMON DOLAN MITCH EVANS OLIVER TURVEY |
ING NZL ING |
P2 |
JOTA SPORT Gibson 015S Nissan |
3:39.004 | +22.117 | |
19 | 36 |
PAUL-LAUP CHATIN NELSON PANCIATICI VINCENT CAPILLAIRE |
FRA FRA FRA |
P2 |
ALPINE A450 B Nissan |
3:39.699 | +22.812 | |
20 | 46 |
PIERRE THRIET LUDOVIC BADEY TRISTAN GOMMENDY |
FRA FRA FRA |
P2 |
THRIET BY TDS Oreca 05 Nissan |
3:39.805 | +22.918 | |
21 | 34 |
CHRISTOPHER CUMMING LAURENS VANTHOOR KEVIN ESTRE |
CAN BEL FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
3:40.058 | +23.171 | |
22 | 43 |
PIERRE RAGUES OLIVER WEBB ZOEL AMBERG |
FRA ING SUI |
P2 |
SARD MORAND Morgan Evo SARD |
3:40.690 | +23.803 | |
23 | 28 |
GUSTAVO YACAMÁN PIPO DERANI RICARDO GONZÁLEZ |
COL BRA MEX |
P2 |
G-DRIVE Ligier JS P2 Nissan |
3:40.967 | +24.080 | |
24 | 48 |
KARUN CHANDHOK MARK PATTERSON NATHANAËL BERTHON |
IND EUA FRA |
P2 |
MURPHY Oreca 03R Nissan |
3:41.827 | +24.940 | |
25 | 29 |
LÉO ROUSSEL HO-PIN TUNG DAVID CHENG |
FRA CHN CHN |
P2 |
PEGASUS Morgan Nissan |
3:42.023 | +25.136 | |
26 | 27 |
MAURIZIO MEDIANI DAVID MARKOZOV NICOLAS MINASSIAN |
ITA RUS FRA |
P2 |
SMP BR01 Nissan |
3:42.077 | +25.190 | |
27 | 42 |
NICK LEVENTIS DANNY WATTS JONNY KANE |
ING ING ING |
P2 |
STRAKKA Strakka Dome S103 Nissan |
3:42.237 | +25.350 | |
28 | 37 |
MIKHAIL ALESHIN KIRILL LADYGIN ANTON LADYGIN |
RUS RUS RUS |
P2 |
SMP BR01 Nissan |
3:42.417 | +25.530 | |
29 | 30 |
SCOTT SHARP RYAN DALZIEL DAVID HEINEMEIER |
EUA ING DIN |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 04B HPD |
3:42.862 | +25.975 | |
30 | 31 |
ED BROWN JON FOGARTY JOHANNES VAN OVERBEEK |
EUA EUA EUA |
P2 |
EXTREME SPEED HPD ARX 04B HPD |
3:44.169 | +27.282 | |
31 | 40 |
TRACY KROHN NICK JÖNSSON JOÃO BARBOSA |
EUA SUE POR |
P2 |
KROHN Ligier JS P2 Judd |
3:44.854 | +27.967 | |
32 | 45 |
JOSÉ IBANEZ PIERRE PERRET IVAN BELLAROSA |
FRA FRA ITA |
P2 |
IBANEZ Oreca 03R Nissan |
3:45.350 | +28.463 | |
33 | 35 |
JACQUES NICOLET JEAN-MARC MERLIN ERIK MARIS |
FRA FRA FRA |
P2 |
OAK Ligier JS P2 Nissan |
3:52.843 | +35.956 | |
34 | 99 |
ALEX MACDOWALL RICHIE STANAWAY FERNANDO REES |
ING NZL BRA |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:54.928 | +38.041 | |
35 | 51 |
GIANMARIA BRUNI TONI VILANDER GIANCARLO FISICHELLA |
ITA FIN ITA |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:55.025 | +38.138 | |
36 | 98 |
PAUL DALLA LANA PEDRO LAMY MATHIAS LAUDA |
CAN POR AUT |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.102 | +38.215 | |
37 | 97 |
DARREN TURNER STEFAN MÜCKER ROB BELL |
ING ALE ING |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.466 | +38.579 | |
38 | 71 |
DAVIDE RIGON JAMES CALADO OLIVIER BERETTA |
ITA ING MON |
GTE PRO |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:55.582 | +38.695 | |
39 | 95 |
CHRISTOFFER NYGAARD MARCO SORENSEN NICKI THIIM |
DIN DIN DIN |
GTE PRO |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
3:55.783 | +38.896 | |
40 | 63 |
JAN MAGNUSSEN ANTONIO GARCIA RYAN BRISCOE |
DIN ESP AUS |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
3:55.963 | +39.076 | |
41 | 91 |
RICHARD LIETZ MICHAEL CHRISTENSEN JÖRG BERGMEISTER |
AUT DIN ALE |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
3:56.618 | +39.731 | |
42 | 83 |
FRANÇOIS PERRODO EMMANUEL COLLARD RUI ÁGUAS |
FRA FRA POR |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:56.723 | +39.836 | |
43 | 72 |
VIKTOR SHAYTAR ANDREA BERTOLINI ALEXEY BASOV |
RUS ITA RUS |
GTE AM |
SMP Ferrari F458 |
3:56.877 | +39.990 | |
44 | 92 |
FRÉDÉRIC MAKOWIECKI PATRICK PILET WOLF HENZLER |
FRA FRA ALE |
GTE PRO |
PORSCHE MANTHEY Porsche 911 RSR |
3:56.922 | +40.035 | |
45 | 64 |
OLIVER GAVIN TOMMY MILLNER JORDAN TAYLOR |
ING EUA EUA |
GTE PRO |
CORVETTE Chevrolet Corvette C7.R |
3:57.081 | +40.194 | |
46 | 53 |
JEROEN BLEEKEMOLEN BEN KEATING MARC MILLER |
HOL EUA EUA |
GTE AM |
RILEY SRT Viper GTS-R |
3:57.836 | +40.949 | |
47 | 77 |
PATRICK DEMPSEY PATRICK LONG MARCO SEEFRIED |
EUA EUA ALE |
GTE AM |
DEMPSEY – PROTON Porsche 911 RSR |
3:57.842 | +40.955 | |
48 | 88 |
CHRISTIAN RIED KHALED AL-QUBAISI KLAUS BACHLER |
ALE EAU AUT |
GTE AM |
ABU DHABI – PROTON Porsche 911 RSR |
3:58.259 | +41.372 | |
49 | 55 |
DUNCAN CAMERON MATT GRIFFIN ALEXANDER MORTIMER |
ING IRL ING |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:58.433 | +41.546 | |
50 | 61 |
PETER MANN RAFFAELE GIAMMARIA MATTEO CRESSONI |
EUA ITA ITA |
GTE AM |
AF CORSE Ferrari F458 Italia |
3:58.695 | +41.808 | |
51 | 62 |
WILLIAM SWEEDLER TOWNSEND BELL JEFFREY SEGAL |
EUA EUA EUA |
GTE AM |
SCUDERIA CORSA Ferrari F458 Italia |
3:58.946 | +42.059 | |
52 | 50 |
KRISTIAN POULSEN GIANLUCA RODA PAOLO RUBERTI |
DIN ITA ITA |
GTE AM |
LARBRE Chevrolet Corvette C7 |
3:59.522 | +42.635 | |
53 | 66 |
ABDULAZIZ AL FAISAL JAKUB GIERMAZIAK MICHAEL AVENATTI |
SAU POL EUA |
GTE AM |
JMW Ferrari F458 Italia |
3:59.612 | +42.725 | |
54 | 96 |
FRANCESCO CASTELLACCI ROALD GÖTHE STUART HALL |
ITA ALE ING |
GTE AM |
ASTON MARTIN Aston Martin Vantage V8 |
4:01.146 | +44.259 | |
55 | 68 |
HAN-CHEN CHEN GILLES VANNELET MIKE PARISY |
TWN FRA FRA |
GTE AM |
AAI Porsche 911 GT3 RSR |
4:01.243 | +44.356 | |
56 | 67 |
JU-SAN CHEN ALEX KAPADIA XAVIER MAASSEN |
TWN ING HOL |
GTE AM |
AAI Porsche 911 GT3 RSR |
4:01.270 | +44.383 | |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.