Lotterer/Tréluyer/Fässler se favorece de trabalho da Audi e bate Porsche para vencer 6 Horas de Spa-Francorchamps

O trabalho da Audi proporcionou uma reação do trio formado por André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler, do #7, para cima da Porsche nas Spa-Francorchamps

determinarTipoPlayer(“15460042”, “2”, “0”);


As 6 horas de Spa-Francorchamps terminaram da mesma forma que as 6 Horas de Silverstone: com vitória do trio da Audi formado por André Lotterer, Benoit Tréluyer e Marcel Fässler. 
 
A Porsche liderava a prova por maior parte do tempo, e foi somente dentro da quarta hora que o trio #7 assumiu a ponta num jogo inteligente de pit-stops da Audi que permitiu um ritmo melhor do carro que tinha Tréluyer à frente. Ele passou Marc Lieb e abriu.
 
Depois, com Neel Jani, a Porsche voltou à frente, mas a parada nos boxes na sequência devolveu a ponta para Tréluyer, que se impôs e levou o R18 até o final.
Audi #7 (Foto: WEC)
Outra Porsche, a do trio Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley, terminou na terceira colocação. E outra Audi, do trio Filipe Albuquerque, Marco Bonanomi e René Rast ficou no quarto lugar. Alexander Wurz/Stéphane Sarrazin/Mike Conway foi no quinto lugar.
 
Estreando na LMP1, Nico Hülkenberg, junto a Earl Bamber e Nick Tandy, ficou na sexta posição. O trio do brasileiro Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Olivier Jarvis veio atrás, com os campeões Anthony Davidson e Sébastien Buemi no oitavo posto.
 
"Quando eles me disseram que eu ia ficar com os pneus para uma terceira ida à pista, fiquei preocupado. Mas era nossa chance de vencer, e eu ainda pude me arriscar no tráfego e forçar", falou Tréluyer.
 
Na categoria LMP2, o trio da Nissan, formado por Simon Dolan, Mitch Evans e Harry Tincknell, foi o melhor. O trio do brasileiro Pipo Derani, Gustavo Yacamán e Ricardo González, ficou na décima colocação geral, segunda no LMP2.
 
Já na GTE Pro, o trio formado por Alex McDowall, Richie Stanaway e o brasileiro Fernando Rees ficou na frente. Na GTE AM, Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda foram os mais rápidos.

A temporada do WEC continua daqui um mês e meio, com as 24 Horas de Le Mans, em 13 e 14 de junho.

WEC, 6 Horas de Spa-Francorchamps, Classificação Final:

1 7 MARCEL FÄSSLER
ANDRÉ LOTTERER
BENOÎT TRÉLUYER
SUI
ALE
FRA
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
6:01.08.896  
 
 
2 18 ROMAIN DUMAS
NEEL JANI
MARC LIEB
FRA
SUI
ALE
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+ 13.424  
 
 
3 17 TIMO BERNHARD
MARK WEBBER
BRANDON HARTLEY
ALE
AUS
NZL
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+1 volta  
 
 
4 9 FILIPE ALBUQUERQUE
MARCO BONANOMI
RENÉ RAST
POT
ITA
ALE
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+2 voltas  
 
 
5 2 ALEXANDER WURZ
STÉPHANE SARRAZIN
MIKE CONWAY
AUT
FRA
ING
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
+3 voltas  
 
 
6 19 NICO HÜLKENBERG
EARL BAMBER
NICK TANDY
ALE
NLZ
ING
P1 PORSCHE
Porsche 919
Híbrido
+3 voltas  
 
 
7 8 LUCAS DI GRASSI
LOÏC DUVAL
OLIVER JARVIS
BRA
FRA
ING
P1 AUDI SPORT TEAM JOEST
Audi R18 e-tron quattro
Híbrido
+8 voltas  
 
 
8 1 ANTHONY DAVIDSON
SÉBASTIEN BUEMI
ING
SUI
P1 TOYOTA
TS 040
Híbrido
+14 voltas  
 
 
9 38 SIMON DOLAN
MITCHEL EVANS
HARRY TINCKNELL
ING
ING
ING
P2 GIBSON
015S
Nissan
+15 voltas  
 
 
10 28 GUSTAVO YACAMÁN
PIPO DERANI
RICARDO GONZÁLEZ
COL
BRA
MEX
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
+16 voltas  
 
 
11 43 PIERRE RAGUES
OLIVER WEBB
ZOEL AMBERG
FRA
ING
SUI
P2 MORGAN
EVO
Sard
+17 voltas  
 
 
12 47 NICOLAS LAPIERRE
RICHARD BRADLEY
MATT HOWSON
FRA
ING
ING
P2 KCMG
Oreca 05
Nissan
+17 voltas  
 
 
13 36 PAUL-LAUP CHATIN
NELSON PANCIATICI
VINCENT CAPILLAIRE
FRA
FRA
FRA
P2 ALPINE
A450 B
Nissan
+17 voltas  
 
 
14 42 NICK LEVENTIS
DANNY WATTS
JONNY KANE
ING
ING
ING
P2 STRAKKA
Dome S103
Nissan
+20 voltas  
 
 
15 35 JACQUES NICOLET
JEAN-MARC MERLIN
ERIK MARIS
FRA
FRA
FRA
P2 OAK
Ligier JS P2
Nissan
+24 voltas  
 
 
16 99 ALEX MACDOWALL
RICHIE STANAWAY
FERNANDO REES
ING
NZL
BRA
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+25 voltas  
 
 
17 92 FRÉDÉRIC MAKOWIECKI
PATRICK PILET

FRA
FRA
GTE
PRO
PORSCHE MANTHEY
Porsche 911 RSR
+25 voltas  
 
 
18 91 SVEN MÜLLER
KÉVIN ESTRE
ALE
FRA
GTE
PRO
PORSCHE
Porsche 911 RSR
+25 voltas  
 
 
19 51 GIANMARIA BRUNI
TONI VILANDER
ITA
ITA
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+25 voltas  
 
 
20 97 DARREN TURNER
STEFAN MÜCKER
ROB BELL
ING
ALE
ING
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+26 voltas  
 
 
21 95 CHRISTOFFER NYGAARD
MARCO SORENSEN
JONATHAN ADAM
DIN
DIN
ESC
GTE
PRO
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+26 voltas  
 
 
22 71 DAVIDE RIGON
JAMES CALADO
ITA
ING
GTE
PRO
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+26 voltas  
 
 
23 31 ED BROWN
JON FOGARTY
JOHANNER VAN OVERBEEK
EUA
EUA
EUA
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 03B
HPD
+27 voltas  
 
 
24 98 PAUL DALLA LANA
PEDRO LAMY
MATHIAS LAUDA
CAN
POR
AUT
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+28 voltas  
 
 
25 83 FRANÇOIS PERRODO
EMMANUEL COLLARD
RUI ÁGUAS
FRA
FRA
POR
GTE
AM
AF CORSE
Ferrari F458 Italia
+28 voltas  
 
 
26 72 VIKTOR SHAYTAR
ANDREA BERTOLINI
ALEXEY BASOV
RUS
ITA
RUS
GTE
AM
SMP
Ferrari F458
+29 voltas  
 
 
27 88 CHRISTIAN RIED
KHALED AL-QUBAISI
KLAUS BACHLER
ALE
EAU
AUT
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
+30 voltas  
 
 
28 77 PATRICK DEMPSEY
PATRICK LONG
MARCO SEEFRIED
EUA
EUA
ALE
GTE
AM
PROTON
Porsche 911 RSR
+31 voltas  
 
 
29 96 FRANCESCO CASTELLACCI
ROALD GÖTHE
STUART HALL
ITA
ALE
ING
GTE
AM
ASTON MARTIN
Aston Martin Vantage V8
+38 voltas  
 
 
30 30 SCOTT SHARP
RYAN DALZIEL
DAVID HEINEMEIER
EUA
ING
DIN
P2 EXTREME SPEED
HPD ARX 03B
HPD
+42 voltas  
 
 
31 26 ROMAN RUSINOV
SAM BIRD
JULIEN CANAL
RUS
ING
FRA
P2 G-DRIVE
Ligier JS P2
Nissan
+52 voltas  
 
 
32 55 DUNCAN CAMERON
MATT GRIFFIN
ALEXANDER MORTIMER
ING
IRL
ING
GTE
AM
FERRARI
Ferrari F458 Italia
+48 voltas  
 
 
33 50 KRISTIAN POULSEN
GIANLUCA RODA
PAOLO RUBERTI
DIN
ITA
ITA
GTE
AM
LARBRE
Chevrolet Corvette C7
+115 voltas  
 
 
34 4 SIMON TRUMMER
VITANTONIO LIUZZI
CHRISTIAN KLIEN
SUI
ITA
AUT
P1 BYKOLLES
CLM P1/01
ERA
+130 voltas  
 
 

FOI HORRÍVEL

Há exatos 21 anos, o acidente fatal de Ayrton Senna na curva Tamburello, no circuito de Ímola, na Itália, chocava o Brasil e o mundo do esporte. O tricampeão do mundo, à época defendendo a Williams #2, morreu no auge quando buscava quebrar os recordes do pentacampeão Juan Manuel Fangio, o então maior dono de títulos da história da F1. Mais de duas décadas depois do momento que marcou — e mudou — a categoria, Bernie Ecclestone, dirigente máximo da F1, falou sobre o tema e relembrou seu carinho e, principalmente, dos fãs do esporte em relação ao piloto brasileiro

UM ANO DEPOIS

A temporada de 2014 foi marcante para a carreira de Rob Smedley. Engenheiro de corrida de Felipe Massa durante boa parte da sua trajetória por Maranello, o britânico foi convidado pela Williams para trabalhar ao lado de Pat Symonds no desenvolvimento do desempenho do time. O engenheiro assumiu o posto de diretor de performance durante o GP do Bahrein. Um ano depois, Smedley fez um balanço positivo do seu trabalho em Grove, destacou o sentimento mais otimista por parte do grupo e assegurou que a meta para 2015 é reposicionar a Williams à frente da Ferrari, hoje segunda força da F1, só atrás da Mercedes

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.