Bottas lidera 1-2 da Mercedes no TL1 do GP dos 70 Anos da F1. Hülkenberg é quarto
De contrato renovado, o finlandês abriu bem o fim de semana em Silverstone e foi 0s138 mais rápido que Lewis Hamilton. Destaque também para o substituto de Sergio Pérez na Racing Point, atrás dos carros da Mercedes e da Red Bull de Max Verstappen
Motivado pela renovação do seu contrato com a Mercedes até o fim da próxima temporada, Valtteri Bottas começou na frente a programação do GP dos 70 Anos da Fórmula 1. Na manhã desta sexta-feira (7), em Silverstone, o finlandês foi o mais rápido ao registrar 1min26s166, terminando a sessão com 0s138 de vantagem para Lewis Hamilton. O melhor do resto foi Max Verstappen, da Red Bull, 0s727 atrás do finlandês dono do carro #77.
Quem andou bem nesta manhã foi Nico Hülkenberg. Confirmado para o GP dos 70 Anos depois que Sergio Pérez foi descartado por seguir infectado pelo Covid-19, o alemão mostrou que já tem a mão do RP20 e teve boa performance para finalizar em quarto, 0s059 mais lento na comparação com o tempo de Verstappen.
Relacionadas
E Charles Leclerc novamente andou mais rápido que Sebastian Vettel no duelo interno da Ferrari e foi o quinto colocado. O monegasco foi cerca de 0s5 mais rápido que o tetracampeão do mundo, que fechou na sétima posição. Alexander Albon, da Red Bull ficou entre as duas Ferrari e foi o sexto, enquanto Lance Stroll foi 0s6 mais lento que Hülkenberg e finalizou em oitavo lugar com a outra ‘Mercedes rosa’. Daniil Kvyat, da AlphaTauri, e Esteban Ocon, com a Renault, fecharam a lista dos dez primeiros.
A Fórmula 1 volta a acelerar logo mais para o TL2 do GP dos 70 Anos da Fórmula 1 a partir de 10h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP dos 70 Anos da F1
Depois da grande movimentação nos bastidores com a confirmação de que Sergio Pérez segue com coronavírus — o que motivou a permanência de Nico Hülkenberg para o fim de semana — e o anúncio da punição imposta pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) à Racing Point, o treino livre que abriu a jornada do GP dos 70 Anos da Fórmula 1 começou com 25,4ºC de temperatura ambiente e 33ºC no asfalto.
Além de Hülkenberg, outra novidade para a manhã foi a presença de Robert Kubica no carro de Antonio Giovinazzi, na Alfa Romeo, para o TL1.
Nos primeiros minutos após as voltas de instalação, a Ferrari chegou a tomar a dianteira com Charles Leclerc e Sebastian Vettel. Chamou a atenção as luzes alocadas na traseira da SF1000. Eram câmeras que monitoravam os pneus traseiros.
Entretanto, não levou muito tempo para que a Mercedes tomasse a dianteira e restabelecesse a real ordem de forças no grid. Com pneus macios, Lewis Hamilton chegou a cravar 1min26s842 na sua primeira passagem rápida, 0s558 melhor que seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas.
Com menos de uma hora de sessão, pilotos como Pierre Gasly e Alexander Albon já reclamavam do desgaste excessivo dos pneus. Para este fim de semana, a Pirelli determinou uma gama mais macia na comparação com o GP da Inglaterra ao levar para a pista os compostos C2, C3 e C4 como pneus duros, médios e macios, respectivamente.
No começo da metade final do treino, a Mercedes mandou novamente seus carros para a pista com pneus macios novos. Bottas marcou 1min26s166 e assumiu a primeira colocação. Hamilton completou sua volta segundos depois, mas não conseguiu bater o companheiro de equipe, ficando 0s138 atrás.
Em seguida, Leclerc foi o próximo a melhorar seu tempo, mas o abismo é tão grande da Ferrari para a Mercedes que a marca do monegasco foi 0s896 mais lenta que a de Bottas. Enquanto Alexander Albon reforçava a sua condição de quarto colocado, a outra Red Bull, de Max Verstappen, seguia parada nos boxes por conta de um problema na suspensão dianteira esquerda. Com 40 minutos para o fim do treino, o holandês era o único ainda sem tempo registrado. Vettel, por sua vez, subia para o quinto posto.
A ordem no top-5 mudou depois que Hülkenberg colocou a ‘Mercedes rosa’ da Racing Point na terceira posição, 0s776 atrás do finlandês. Mas o alemão acabou sendo superado pouco depois de Verstappen cravar sua primeira volta rápida em 1min26s893. No seu giro de desaceleração, o piloto da Red Bull levou um susto ao ver que Leclerc se aproximava rápido e jogou seu carro para o lado para evitar um acidente mais sério.
Ao longo da sessão, o foco maior dos pilotos e das equipes foi buscar informações sobre os pneus macios, já que os compostos C2 e C3 já foram usados no fim de semana passado.
Nos minutos finais, os trabalhos foram dedicados às simulações de corrida, o que trouxe pouca perspectiva de mudança na tabela dos tempos. Assim, a Mercedes terminou o primeiro treino livre do GP dos 70 Anos na posição em que mais está acostumada: liderança e com direito a dobradinha. Desta vez, com Bottas à frente.
Fórmula 1 2020, GP dos 70 Anos, Silverstone, treino livre 1:
1 | V BOTTAS | Mercedes | 1:26.166 | 21 | |
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:26.304 | +0.138 | 23 |
3 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:26.893 | +0.727 | 24 |
4 | N HÜLKENBERG | Racing Point Mercedes | 1:26.942 | +0.776 | 25 |
5 | C LECLERC | Ferrari | 1:27.062 | +0.896 | 20 |
6 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:27.280 | +1.114 | 22 |
7 | S VETTEL | Ferrari | 1:27.498 | +1.332 | 21 |
8 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:27.539 | +1.373 | 26 |
9 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:27.653 | +1.487 | 27 |
10 | E OCON | Renault | 1:27.701 | +1.535 | 23 |
11 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:27.707 | +1.541 | 23 |
12 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:27.846 | +1.680 | 26 |
13 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:27.908 | +1.742 | 26 |
14 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:28.138 | +1.972 | 28 |
15 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:28.170 | +2.004 | 24 |
16 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:28.226 | +2.060 | 24 |
17 | D RICCIARDO | Renault | 1:28.511 | +2.345 | 23 |
18 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:28.655 | +2.489 | 24 |
19 | R KUBICA | Alfa Romeo Ferrari | 1:28.960 | +2.794 | 22 |
20 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:29.319 | +3.153 | 17 |
Tempo 107% | 1:32.198 | +6.032 |