Lamborghini anuncia entrada no WEC com hipercarro a partir de 2024

A Lamborghini vai disputar o Mundial de Endurance da FIA a partir de 2024 na classe dos hipercarros, colocando em prática o plano de hibridização da tradicional marca

O SORTUDO DA FÓRMULA 1 2022: COMO RUSSELL AGARROU CHANCES NA MERCEDES

A Lamborghini vai passar a disputar o Mundial de Endurance da FIA, o WEC, a partir de 2024, com seu primeiro protótipo LMDh — da categoria dos hipercarros, elegível também para a disputa do IMSA na classe GTP. A decisão da empresa vai de encontro à intenção da marca de fazer a transição para a tecnologia híbrida na indústria automotiva até o final de 2024, com toda sua linha hibridizada.

“Este passo à frente para o escalão mais alto das corridas de carros esportivos é um marco importante para nossa empresa”, disse o CEO Stephan Winkelmann. “Estaremos nos medindo contra os melhores, nos campos de provas mais exigentes. Por um lado, isso dará ainda mais visibilidade ao nosso programa de automobilismo de sucesso, mas também nos permitirá testar tecnologias futuras: nossos protótipos LMDh se tornarão nosso laboratório aberto mais sofisticado sobre quatro rodas”, adiantou.

A lendária marca de veículos também se caracteriza por ser uma tradicional competidora do automobilismo. A Lamborghini participa das disputas com carros de turismo no mais alto nível desde 2015, com mais de 40 títulos e alguns recordes, como as três vitórias seguidas das 24 Horas de Daytona na classe GTD, alcançada entre 2018 e 2020 — a primeira vez que uma fabricante venceu três consecutivas.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Lamborghini estará presente no WEC a partir de 2024 entre os hipercarros (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Estou absolutamente encantado que a Lamborghini esteja dando o próximo passo em nossa jornada no automobilismo, o passo para a LMDh e o nível superior das corridas de carros esportivos”, disse o chefe de automobilismo da marca, Giorgio Sanna. “A LMDh desempenhará um papel especial na estratégia de automobilismo da Lamborghini, nos dando a oportunidade única de expandir nossas atividades de corrida para novas plataformas e reforçar nossa parceria de longo prazo com equipes parceiras e pilotos”, completou.

No WEC, a Lamborghini levará o quinto carro para a disputa da classe principal, que já conta com outros quatro: dois da Toyota, um da Alpine — que inclui o brasileiro André Negrão — e outro da Glickenhaus, que conta com Pipo Derani.

“Estamos honrados que a Lamborghini se junte à classe dos hipercarros do WEC a partir de 2024”, celebrou o CEO da categoria, Frédéric Lequien. “A Lamborghini é uma marca icônica, mas nunca competiu na categoria rainha de corridas de resistência antes. Eles se juntarão ao WEC em um momento muito emocionante de sua história. Para a temporada de 2024, haverá uma formação excepcional de marcas competindo em nossa classe rainha. A competição será acirrada, mas não temos dúvidas de que a Lamborghini estará no meio da luta”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.