Alonso debocha de “estratégia estranha” da Ferrari após 5º lugar em Spa: “Sempre fazem”

Fernando Alonso herdou quinto lugar após punição a Charles Leclerc no fim do GP da Bélgica e riu de estratégia inusitada da Ferrari que custou posição ao monegasco

Leclerc responde Ferrari e diz que não arriscaria parada no fim (Vídeo: Reprodução/F1)

Fernando Alonso acabou recebendo uma oportunidade de ouro neste domingo (28), nas últimas voltas do GP da Bélgica, quando andava em sexto lugar e não nutria mais esperanças de alcançar Charles Leclerc — naquele momento, o quinto colocado. No entanto, a Ferrari chamou o monegasco aos boxes no fim da 42ª volta — em um total de 44 — para colocar pneus macios no carro #16 e tentar a volta mais rápida. Deu tudo errado, e uma punição de 5s por exceder o limite de velocidade no pit-lane deu a quinta posição de bandeja para o espanhol.

Após a corrida, Alonso admitiu sua surpresa com a conquista do resultado, principalmente por ver Leclerc apontando da reta dos boxes logo após a curva 1. Fernando ficou muito próximo ao carro da Ferrari e enfim realizou a ultrapassagem na virada da Les Combes, no fim do trecho de ativação da asa móvel. Apesar de ter sido novamente superado ao longo da volta, conseguiu estar próximo o bastante para ser beneficiado pela punição.

Relacionadas

“Eu fiquei surpreso”, admitiu o bicampeão. “Mas a Ferrari sempre faz algumas estratégias estranhas. Essa foi uma delas”, completou Alonso com uma risada.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Charles Leclerc terminou em sexto após obedecer comando da Ferrari (Foto: Ferrari)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA MAIS
Verstappen consegue virada categórica e vence GP da Bélgica. Hamilton e Alonso batem

A punição de Leclerc foi causada pelo superaquecimento de um dos sensores do carro da Ferrari, que foi atingido por um adesivo que Max Verstappen retirou do próprio capacete. O item ficou preso no freio, o que fez Charles ter que parar ainda no início da corrida para que a equipe pudesse retirar. No fim das contas, a volta mais rápida ficou com o vencedor da corrida.

A próxima parada da Fórmula 1 acontece já no próximo fim de semana, e na casa do atual líder do campeonato. O GP da Holanda, realizado no Circuito de Zandvoort, está programado para acontecer entre os dias 2 e 4 de setembro, com largada prevista para as 10h (horário de Brasília) de domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!