Gasly é punido após atrapalhar Verstappen e Sainz e cai para 10º no grid do GP da Espanha

Pierre Gasly perdeu seis posições por atrapalhar Max Verstappen e Carlos Sainz na classificação deste sábado e largará em décimo no GP da Espanha

Pierre Gasly acabou punido com a perda de seis posições no grid para o GP da Espanha de Fórmula 1 por atrapalhar Carlos Sainz e também Max Verstappen durante o Q1 da classificação deste sábado (3). Com isso, ele cai de quarto para décimo.

O primeiro lance, envolvendo o piloto da Ferrari, aconteceu a oito minutos do final do Q1. Gasly abriu passagem para Charles Leclerc, mas não viu o espanhol que vinha logo atrás também em volta rápida. Sainz teve de frear forte para não bater.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Pierre Gasly (Foto: Alpine)

A vítima seguinte foi Verstappen, que também pegou o #10 pelo meio do caminho e reclamou bastante pelo rádio. Gasly, então, apareceu sob investigação, e o veredito veio quase 3 horas após o final da classificação.

“Os comissários ouviram Pierre Gasly, Carlos Sainz e os representantes de Alpine e Ferrari e revisaram os incidentes por meio do sistema rádio das equipes, vídeos e dados. O piloto do carro #10 declarou que estava ciente de que o segundo carro da Ferrari (55) estava atrás, mas sentiu que não poderia fazer nada para evitar o bloqueio, por causa da alta velocidade e da proximidade do carro #55 do carro #16. Porém, na visão dos comissários, ele poderia ter se movido mais à direita na saída da curva 13”, disse a entidade no documento referente à manobra com Sainz.

“Os comissários ouviram Pierre Gasly, Max Verstappen e os representantes de Alpine e Red Bull e revisaram os incidentes por meio do sistema rádio das equipes, vídeos e dados. A equipe falhou em alertar adequadamente o piloto do carro #10 sobre a aproximação do carro #1, ao dizer que os carros que vinham atrás estavam em voltas lentas”, completou a FIA, agora sobre o incidente com Verstappen.

Gasly ganhou um respiro com o cancelamento do GP da Emília-Romanha após ver dois pontos de seus acumulados dez na carteira expirarem. O francês, então, passou a contar com oito na licença, precisando de duas punições mais pesadas para chegar aos 12 que causam a suspensão do piloto por um GP.

último grande susto de Pierre foi na Austrália. Pendurado, o francês bateu em Esteban Ocon, mas acabou inocentado pelos comissários. Fosse considerado culpado, muito provavelmente levaria os tentos faltantes e ficaria de fora do GP do Azerbaijão.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.