Colapinto acerta tática e vence corrida sprint da F3 na Inglaterra. Bortoleto é 2º
Franco Colapinto levou a melhor numa corrida cheia de nuances da Fórmula 3 em Silverstone. Entre o seco e o molhado, o argentino levou a melhor
Uma corrida cheia de nuances brindou o público no começo das atividades em Silverstone, na manhã deste sábado (8). A Fórmula 3 abriu o caminho que logo mais será de F1 e F2 e não decepcionou. Com direito a uma pancada de chuva no meio da prova e corre-corre para trocar pneus, levou a melhor quem permaneceu na pista. Franco Colapinto acertou e garantiu a vitória.
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Colapinto, aliás, converte uma vitória emotiva para a MP: afinal, a equipe holandesa sofreu, no fim de semana passado, com o acidente fatal do piloto Dilano van ‘t Hoff na FRECA, tanto que nem foi para a corrida desta semana na categoria. Colapinto carregava uma homenagem ao colega no carro.
A grande sacada da prova veio na sétima volta, quando a esperada chuva que fez a largada atrasar em dez minutos, finalmente chegou e causou a entrada do safety-car. 20 dos 30 pilotos foram aos boxes trocar pneus, mas a situação era de pancada rápida. Os dez que ficaram na pista acabaram levando a melhor, sobretudo os que sustentaram as voltas sob bandeira verde ainda com pista mais molhada.
Atrás de Colapinto, o líder do campeonato Gabriel Bortoleto terminou confortavelmente na segunda colocação. Christian Mansell completou o pódio, mas precisou se defender de um ataque feroz de Caio Collet na última volta. O brasileiro terminou em quarto após sair da 17ª colocação.
Gabriele Minì foi quinto, seguido por Hugh Barter e Leonardo Fornaroli. Sebastián Montoya, que largou na pole e fazia corrida segura até a relargada, teve a chance de vencer arruinada por um toque por trás de Taylor Barnard. O colombiano saiu da pista e do top-10, mas recuperou o suficiente para fechar em oitavo. Ido Cohen e Pepe Martí fecharam o top-10. Roberto Faria ficou na 27ª posição.
Com o resultado, Bortoleto abria ainda mais no caminho para um título cada vez mais palpável: tem 120 pontos contra 76 de Martí, o vice-líder, e 75 de Dino Beganovic.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 2023 AO VIVO e EM TEMPO REAL. Pela Fórmula 3, a largada da corrida principal está marcada para as 4h20 (de Brasília, GMT-3) do domingo.
Confira como foi a corrida sprint da F3 na Inglaterra:
Conforme o momento da largada se aproximava, as nuvens carregadas nos arredores de Silverstone preocupavam a direção de prova. Até que a previsão do tempo se tornou de pancada de chuva iminente e, com isso, a FIA agiu e atrasou em dez minutos a largada da F3, para 9h30 locais (5h30 de Brasília, GMT-3).
Se o atraso era para que equipes e pilotos mudassem pneus de olho na chuva iminente, a realidade é que a precipitação ainda não chegara forte, apenas com leve garoa. Assim, Gregoire Saucy, no fundo do pelotão, foi o único a arriscar pneus de chuva.
Na hora da partida, temperatura em 22°C e asfalto em 25°C. Nada ainda de chuva. Sebastián Montoya partiu na ponta e sustentou a posição, enquanto o segundo colocado, Johnny Edgar, perdeu espaço logo de cara e viu Taylor Barnard, Franco Colapinto e Luke Browning passar imediatamente. Gabriele Minì, Gabriel Bortoleto e Paul Aron vieram a reboque, com direito ao brasileiro passando também Aron.
Leonardo Fornaroli, que ontem cravou a pole para a corrida principal e saiu em 12º nesta sprint por conta do sistema de grid invertido, já aparecia no top-10 rapidamente.
A reprise da transmissão oficial mostrava que o Roberto Faria fez contato com Tommy Smith na largada, mas foi Smith quem levou a pior e ficou para a última posição da prova enquanto Faria avançou na classificação.
Após cinco das 18 corridas, Montoya ainda não conseguira abrir 1s para Barnard e seguia sendo ameaçado pela janela de DRS. Mas não era apenas ele: ninguém entre os primeiros sete colocados conseguira abrir 1s para quem vinha imediatamente atrás.
Minì atacou Bortoleto e tomou a quinta colocação do líder do campeonato, mas Gabriel passou a atacar a cada espaço dali em diante até que, na volta seguinte, o italiano passou levemente reto na curva Club e permitiu a retomada do quinto posto. Aron se aproximou.
Aí, na sétima volta, finalmente a chuva apareceu. Ainda não era nenhum dilúvio, mas certamente era chuva. O piloto que escolheu pneus para pista molhada, Saucy, entretanto, era 29º e já gastara os pneus em várias voltas de pista seca.
A partir do momento em que começou a chover, veio logo a pancada. Faria foi a primeira vítima e passou reto na curva. Foi o suficiente para a direção de prova chamar o safety-car: era perigoso seguir com corrida sob bandeira verde com todo mundo de pneus de pista seca. E, aí, virou um corre-corre para ir aos boxes.
Mais da metade do pelotão resolveu parar na volta 9 e trocar pneus, mas isso não incluiu Montoya e Barnard, os dois primeiros colocados da prova. Dez pilotos ficaram na pista e assumiram as primeiras colocações: Montoya, Barnard, Colapinto, Bortoleto, Minì, Fornaroli, Christian Mansell, Hugh Barter, Caio Collet e Ido Cohen. Dino Beganovic parou no momento exato e era o melhor entre os que foram ao pit.
Ainda sob safety-car, Minì recebeu o aviso no rádio da Hitech: a equipe não esperava mais chuva dali em diante. A relargada viria na abertura da volta 12.
Montoya acelerou para retomar a corrida, mas, ainda na reta dos boxes, tomou um toque por trás de Barnard. O inglês forçou no afã de ser o primeiro piloto da casa a vencer em Silverstone pela F3, mas acabou se dando mal e sofrendo furo de pneu. Colapinto foi quem assumiu a dianteira, seguido por Bortoleto.
A relargada colocou os blocos de pilotos um contra o outro e todo mundo empacotado. Mas o pessoal que tinha pneus para pista molhada ainda levava vantagem e começava a limpar a frente. Mas não era uma diferença tão definitiva assim e, com apenas algumas voltas pela frente, a vitória ficava difícil para aqueles que haviam ido aos boxes.
Após três voltas, os pneus slick voltavam a ser mais velozes, conforme a chuva virava lembrança. Os quatro primeiros colocados sumiam na frente do resto do pelotão: Colapinto tinha 4s2 de diferença para Bortoleto, com Mansell e Collet aparecendo em seguida. O ex-líder, Montoya, após o toque de Barnard, começava a se recuperar e fazia ultrapassagens para surgir no top-10 rapidamente e passar Aron para tomar o oitavo posto.
Se o caminho de Colapinto e Bortoleto para as duas primeiras posições era suave, Mansell ainda teria de aguentar os ataques de Collet nas duas últimas voltas. Sobretudo na última, o brasileiro foi mesmo para cima, mas o piloto da casa jogou duro e fechou o pódio. Caio não podia reclamar, visto que largou em 17º e terminou em quarto.
F3 2023, Inglaterra, Silverstone, Corrida Sprint:
1 | F COLAPINTO | MP | 18 voltas | |
2 | G BORTOLETO | Trident | +3.730 | |
3 | C MANSELL | Campos | +5.840 | |
4 | C COLLET | Van Amersfoort | +6.243 | |
5 | G MINÌ | Hitech | +14.554 | |
6 | H BARTER | Campos | +17.495 | |
7 | L FORNAROLI | Trident | +19.601 | |
8 | S MONTOYA | Hitech | +23.634 | |
9 | I COHEN | Carlin | +42.079 | |
10 | J. M. MARTÍ | Campos | +52.727 | |
11 | A GARCÍA | Jenzer | +52.817 | |
12 | P ARON | Prema | +53.389 | |
13 | D BEGANOVIC | Prema | +54.288 | |
14 | L BROWNING | Hitech | +54.842 | |
15 | N TSOLOV | ART | +55.953 | |
16 | Z O’SULLIVAN | Prema | +57.494 | |
17 | O GOETHE | Trident | +58.394 | |
18 | N BEDRIN | Jenzer | +1:01.489 | |
19 | S FLÖRSCH | PHM | +1:07.775 | |
20 | R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | +1:08.865 | |
21 | M BOYA | MP | +1:11.077 | |
22 | O GRAY | Carlin | +1:11.642 | |
23 | G SAUCY | ART | +1:11.791 | |
24 | K FREDERICK | ART | +1:13.999 | |
25 | M CRESSWELL | PHM | +1:14.957 | |
26 | M ESTERSON | Carlin | +1:16.445 | |
27 | R FARIA | PHM | +1:27.004 | |
28 | T SMITH | Van Amersfoort | +1:31.965 | |
29 | J EDGAR | MP | +1:43.046 | |
30 | T BARNARD | Jenzer | +1:50.622 |