Doohan leva melhor em safety-car e vence corrida 2 da F2 na Bélgica. Fittipaldi é 3º
Jack Doohan acertou os pneus e ainda contou com o safety-car na hora certa para vencer a corrida 2 da Bélgica. Enzo Fittipaldi contou com as punições a Victor Martins e Oliver Bearman e foi ao pódio
Jack Doohan venceu novamente na temporada 2023 da Fórmula 2. O australiano da Virtuosi aproveitou o safety-car no momento exato em que se preparava para a troca obrigatória de pneus e, com os compostos macios, superou Théo Pourchaire para receber a bandeirada em primeiro na corrida 2 da Bélgica, realizada neste domingo (30).
Victor Martins cruzou a linha de chegada em terceiro, à frente e Oliver Bearman, porém os dois tomaram 5s de punição — Matins por exceder o limite de velocidade e Bearman por causar colisão justamente sobre o francês — e abriram caminho para o pódio de Enzo Fittipaldi, que conseguiu ultrapassar Zane Maloney na penúltima volta.
Relacionadas
Pourchaire ainda deixou a Bélgica na liderança do campeonato, uma vez que Frederik Vesti nem sequer largou: bateu o carro após rodar quando se dirigia para o grid.
Maloney completou em quarto, com Martins caindo para quinto, à frente de Richard Verschoor. Bearman ficou em sétimo, seguido por Kush Maini e Roman Stanek. Ralph Boschung completou o top-10.
ATUALIZAÇÃO: Juan Manuel Correa tomou 10s de punição após a corrida por causar colisão em Jak Crawford na curva 1 de Spa. Com isso, o piloto da Van Amersfoort caiu de 12º para 16º. Ayumu Iwasa também recebeu uma sanção por bater em Dennis Hauger e perderá cinco posições no grid da próxima corrida em que participar.
A Fórmula 2 sai de férias e volta entre os dias 25 e 27 de agosto em Zandvoort para a disputa da rodada da Holanda, a 11ª do campeonato. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira como foi a corrida 2 da F2 na Bélgica:
A pista úmida de Spa-Francorchamps continuou complicando a vida dos pilotos antes mesmo da largada. Quando caminhava para tomar o seu posto no grid, Vesti rodou e bateu com o carro na barreira de proteção, já dando adeus à prova antes mesmo do início. O dinamarquês alinharia em segundo, ao lado do companheiro de Prema, Bearman, porém o colchete ficou vazio, permitindo um buraco logo à frente de Maloney, quarto colocado.
O mesmo aconteceu com Martins, porém o representante da ART evitou a colisão, conseguindo alinhar com o seu carro no terceiro posto. Com o líder fora, abriu-se a chance da vida para Pourchaire sair da Bélgica na liderança, e ele não perdeu tempo: disparou por dentro e fechou a La Source na segunda colocação, logo atrás de Bearman.
Ótima largada também para Fittipaldi, que tirou rapidamente de Dennis Hauger e conseguiu pular de oitavo para quarto na freada da curva 1, posicionando-se logo atrás de Maloney. Ainda na primeira volta, Ayumu Iwasa escorregou na Les Combes e acabou acertando Dennis. O toque deixou avarias na suspensão do carro da DAMS, enquanto o piloto da MP conseguiu retornar aos boxes e voltar para a corrida, porém teve ajuda dos fiscais de pista.
O safety-car, então, foi acionado, com Bearman em primeiro, seguido de Pourchaire, Maloney, Fittipaldi, Martins, Verschoor, Jehan Daruvala, Isack Hadjar, Doohan e Jak Crawford fechando o primeiro top-10. Não demorou, porém, para o carro de segurança deixar a pista, com a bandeira verde sendo acionada na abertura do giro 4.
Bearman comandou o pelotão, abrindo distância para Pourchaire, enquanto Fittipaldi colou na traseira de Maloney na Kemmel e ganhou a posição sobre o companheiro de equipe na freada da Les Combes. O barbadiano, no entanto, não facilitou, com os dois chegando a se tocar. Enzo manteve-se à frente, em terceiro, e Maloney caiu para quinto.

Enquanto Roy Nissany tentava de maneira afobada passar Arthur Leclerc na subida da Eau Rouge, causando furo de pneu no carro da DAMS do monegasco, Pourchaire buscava diminuir a diferença para Bearman. A distância para Fittipaldi já era de quase 3, enquanto Martins surgia bem próximo do brasileiro, em condição de usar a asa móvel.
Volta 6, no fim da Kemmel, Pourchaire tentou a manobra pela linha de dentro, e quase teve sucesso, uma vez que Bearman perdeu a freada e passou reto na chicane. Só que o francês cometeu o mesmo erro, com os dois mantendo as posições.
Enquanto Hauger recebia bandeira preta e era desclassificado pela ajuda que recebeu dos fiscais para retornar à corrida, Pourchaire tentava mais uma vez a ultrapassagem sobre Bearman no mesmo ponto, mas o novato da Prema prevaleceu novamente. Martins, por sua vez, vinha a apenas 0s5 de distância para Fittipaldi, já estudando a melhor chance para buscar o virtual pódio.
Volta 8 de 25, Doohan efetuou uma belíssima ultrapassagem sobre Hadjar no miolo de Spa, colocando lado a lado em uma sequência em S. A briga valeu o oitavo lugar.
Na volta 11, Clément Novalak abriu a janela de pit-stops para troca de pneus, calçando os compostos macios. Mas o francês passou reto na saída dos boxes, ultrapassando a linha branca e ficando na mira dos comissários. Hadjar também passou reto, porém não evitou a colisão, perdendo a asa dianteira e ocasionando o safety-car virtual por apenas um giro.
Pista novamente sob bandeira verde, e Pourchaire tentou novamente a ultrapassagem sobre Bearman, mas agora com Fittipaldi grudado no carro da ART, forçando o vice-líder a também ter de optar por uma pilotagem mais defensiva. No giro 14, Martins e Maloney entraram nos boxes para a troca, enquanto Novalak recebia 5s de punição pela atravessada na linha branca.
Volta 15, Bearman e Pourchaire entram para a troca obrigatória de pneus, enquanto Enzo seguiu. E por um triz, a ART trabalhou melhor e devolveu Théo à frente do carro #8.
Fittipaldi, então, veio no giro seguinte para colocar os compostos médios, a dez voltas do fim. A parada da Carlin foi boa, devolvendo Enzo logo atrás de Pourchaire, mas o brasileiro foi rapidamente superado por Bearman e Martins, com os pneus já na temperatura ideal. Imediatamente após, o safety-car mais uma vez voltou à pista na batida entre Crawford e Juan Manuel Correa.
Foi quando a sorte sorriu para Doohan, que largou com pneus médios e já aparecia na liderança antes do carro de segurança ser acionado. O australiano, então, entrou nos pits para a sua troca de pneus e voltou apenas atrás de Pourchaire, porém com pneus macios contra os médios do francês.
O safety-car saiu no final da volta 20. Na abertura do giro seguinte, Doohan já colocou por fora na La Source, mas passou um pouquinho do ponto, quase perdendo a freada. Pourchaire resistiu à frente, enquanto Bearman vinha em terceiro, a 1s do australiano e com 0s7 de frente para Martins.
Doohan, então, tentou na volta seguinte, ainda sem conseguir efetuar a manobra no final da Kemmel. O australiano precisou de mais uma volta para, enfim, deixar Pourchaire para trás até com facilidade no retão de Spa. Fittipaldi também teve enfim sucesso sobre o companheiro de equipe, após travarem disputa intensa roda a roda na Les Combes, e a ultrapassagem acabou valendo o pódio.
Fórmula 2 2023, rodada da Bélgica, Spa-Francorchamps, corrida principal:
| 1 | J DOOHAN | Virtuosi | 25 voltas | |
| 2 | T POURCHAIRE | ART | +1.952 | |
| 3 | E FITTIPALDI | Carlin | +9.118 | |
| 4 | Z MALONEY | Carlin | +10.131 | |
| 5 | V MARTINS | ART | +10.528 | |
| 6 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | +10.578 | |
| 7 | O BEARMAN | Prema | +12.701 | |
| 8 | K MAINI | Campos | +13.782 | |
| 9 | R STANEK | Trident | +16.526 | |
| 10 | R BOSCHUNG | Campos | +17.637 | |
| 11 | A LECLERC | DAMS | +18.998 | |
| 12 | R NISSANY | PHM | +20.664 | |
| 13 | C NOVALAK | Trident | +23.852 | |
| 14 | J MASON | PHM | +25.253 | |
| 15 | A CORDEEL | Virtuosi | +27.900 | |
| 16 | J CORREA | Van Amersfoort | +29.782 | +10s |
| J CRAWFORD | Hitech | NC | ||
| J DARUVALA | MP | NC | ||
| I HADJAR | Hitech | NC | ||
| D HAUGER | MP | NC | ||
| A IWASA | DAMS | NC | ||
| F VESTI | Prema | NL |
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!