Sauber garante que “porta não está fechada” para Pourchaire na F1 2025

Mesmo com a renovação de Guanyu Zhou até 2024, o diretor administrativo da Sauber, Alessandro Alunni Bravi, afirmou que Théo Pourchaire poderá entrar na F1 após um ano como reserva da equipe

A renovação de Guanyu Zhou com a Alfa Romeo até o final da temporada 2024 não impactou apenas no futuro de Felipe Drugovich no automobilismo, mas também de Théo Pourchaire, piloto da reserva da equipe ítalo-suíça. Mesmo próximo do título da Fórmula 2, o francês vai continuar como terceiro piloto do time no próximo ano. Porém, de acordo com o diretor administrativo da Sauber, Alessandro Alunni Bravi, a “porta não está fechada” na Fórmula 1, e Pourchaire está na disputa para vaga como titular da equipe em 2025.

Com 26 pontos de vantagem sobre Frederik Vesti, restando apenas a etapa de Abu Dhabi para o fim do campeonato, Pourchaire é o grande favorito ao título da F2 em 2023. Porém, mesmo com a credencial de campeão da principal categoria de acesso à Fórmula 1, Théo precisará esperar por pelo menos mais um ano para conseguir um assento na F1.

“Estamos discutindo juntos qual será o melhor programa de corrida para ele estar pronto para entrar no carro de F1. Nenhuma porta está fechada para ele no futuro”, afirmou Alunni Bravi. “Queremos que ele fique perto da equipe de F1, porque, neste ano, pedimos a ele que se concentrasse totalmente na Fórmula 2 e está indo bem. Acredito e espero que ele vença o campeonato em Abu Dhabi”, prosseguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando a
qui!

Guanyu Zhou, Théo Pourchaire e Valtteri Bottas seguem formando o elenco da Alfa Romeo em 2024 (Foto: Alfa Romeo)

Caso conquiste o título da F2, Pourchaire seguirá os passos de Drugovich e Oscar Piastri e será o terceiro campeão consecutivo da categoria a não conseguir uma vaga na F1 no ano seguinte da conquista do troféu. Apesar do futuro incerto, ainda mais em um período de transição de dois anos (2024 e 2025) para o início da operação Audi na Sauber, Alunni Bravi não excluiu a possibilidade do francês conseguir uma vaga na equipe em 2025.

“Vimos com Drugovich, com Piastri também que, após um ano na Fórmula 2, se não houver chance real de ser piloto titular, isso não exclui a possibilidade de a equipe nomeá-lo no futuro”, disse o diretor.

Mas a briga pela vaga na Sauber deverá ser intensa, principalmente um ano antes do início da parceria técnica com a Audi. Naturalmente, os atuais titulares da equipe, Zhou e Valtteri Bottas, deverão estar na disputa pelo assento em 2025. Outro especulado a ficar com uma das vagas é Carlos Sainz, que tem contrato com a Ferrari até o fim de 2024 e já teve o seu nome ligado como líder do projeto da montadora alemã na Sauber.

Théo Pourchaire é o líder da F2 (Foto: ART)

Outro fator de dificuldade para Pourchaire na disputa com pilotos titulares na F1 é de não conseguir fazer um programa de testes completo na Sauber em 2024. Situação oposta vivida por Drugovich, que participa de testes com carros antigos da Aston Martin, e de Piastri, que também testou com a Alpine antes da transferência polêmica para McLaren e, posteriormente, com a equipe de Woking.

“Não temos um carro antigo como a Aston Martin, a McLaren ou a Mercedes para fazer um programa de testes adequado para um piloto. Isso é uma grande limitação — talvez isso esteja disponível para ele no próximo ano”, admitiu.

“Estamos discutindo internamente. Claro, financeiramente, isso é algo bastante caro para uma equipe, mas queremos ver todas as oportunidades. Para um piloto como ele, as portas estão abertas”, concluiu Alunni Bravi.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Singapura, em Marina Bay, 15ª etapa da temporada 2023. No sábado e no domingo, classificação e corrida também contam com transmissão em SEGUNDA TELA, NA GPTV, EM PARCERIA COM A VOZ DO ESPORTE. No domingo, a largada está marcada para as 9h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.