Russell agradece por pódio em Abu Dhabi e vice nos Construtores: “Significa muito”

George Russell destacou a tática diferente de Charles Leclerc para garantir a terceira posição do GP de Abu Dhabi e a vice-liderança no Mundial de Construtores para a Mercedes

George Russell garantiu uma despedida digna para a temporada de 2023 com uma boa atuação para chegar na terceira posição no GP de Abu Dhabi, realizado neste domingo (26). O inglês também foi fundamental para a Mercedes assegurar o vice no Mundial de Construtores à frente da Ferrari. Após a prova, o #63 agradeceu o trabalho de sua equipe e ainda elogiou a tática usada por Charles Leclerc no final da corrida.

“Isso significa muito [o segundo lugar na tabela]. São tantas pessoas nas fábricas, em Brackley, Brixworth, que trabalharam muito duro para alcançar isso. Foi uma temporada realmente desafiadora. Deixei a equipe na mão algumas vezes este ano, então estou feliz por termos conseguido”, agradeceu Russell.

Com poucas voltas para a prova emiradense acabar, Russell foi ultrapassado por Sergio Pérez, que tinha uma punição de 5s a ser cumprida. Leclerc ainda deixou o mexicano o ultrapassar em tentativa de abrir vantagem suficiente para o #63. Porém, a tática não deu certo e o inglês garantiu o lugar no pódio com mais de 1s à frente do #11 além do segundo lugar para a Mercedes por três pontos.

“Foi apertado com o Checo [Pérez] no final e eu pensei que o Charles ia me dar uma ajuda, mas respeito ele por manter tudo limpo. Uau, agora posso relaxar!”, completou.

Russell ajudou a Mercedes a garantir a vice-liderança no Mundial de Construtores (Foto: Mercedes)

Sobre a prova, Russell afirmou que ela estava bem tranquila e que estava conseguindo administrar o desgaste dos pneus até que Pérez chegou nele.

“Saí dos boxes com o segundo jogo de pneus duros, gerenciando um pouco e o Checo veio do nada. Não sei o que aconteceu, eles tinham um ótimo ritmo, foi realmente tenso no final. Os pneus estavam se desgastando, mas estou muito feliz por ter garantido o vice-campeonato para a equipe. Tenho certeza de que a equipe vai comemorar esta noite”, afirmou o inglês.

Russell ainda teve mais uma dificuldade para superar em Abu Dhabi após o mal-estar que sofreu durante todo o fim de semana. “Estava tossindo provavelmente quatro vezes por volta, então foi bastante ruim lá na pista, o que provavelmente não ajudou. Mas é um enorme alívio ter levado o carro até o terceiro lugar”, finalizou o #63.

Fórmula 1 tem mais uma obrigação a cumprir em 2023: os testes de pós-temporada, marcados para a mesma pista de Abu Dhabi, no dia 28 de novembro. Depois disso, pensa no ano que vem. A temporada 2024 está marcada para começar no fim de semana de 2 de março, com o GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.