Red Bull admite surpresa com insistência da Mercedes em ‘zeropod’: “Claramente falhou”

O revolucionário conceito 'zeropod' foi introduzido pela Mercedes em 2022 e não deu certo. Mesmo assim, o time tentou de novo neste ano e causou espanto em Christian Horner, chefe da Red Bull

Red Bull e Mercedes foram ferozes rivais na temporada 2021, com briga intensa até a grande final em Abu Dhabi. Desde então, porém, as duas equipes pouco se encontraram em disputas dentro das pistas, apesar de algumas alfinetadas nos bastidores. A última delas foi de Christian Horner, chefe dos taurinos, ao comentar sobre o carro adversário.

Em 2022, a Mercedes apostou no conceito ‘zeropod‘, um revolução nas estreitas entradas de ar laterais dos carros W13 e W14 — esse último, apenas durante uma parte da temporada. A insistência da equipe na ideia foi alvo de questionamentos dos próprios pilotos, de torcedores e agora até mesmo de dirigentes rivais.

Horner, chefe da Red Bull, admitiu em entrevista ao site Autosport que ficou surpreso ao ver que Mercedes e Ferrari não se aproximaram da briga para a temporada 2023 e com o time de Brackley insistindo no zeropod para depois mudar tudo novamente.

“Ficamos muito surpresos ao ver a Mercedes mantendo o conceito que claramente falhou no ano anterior”, afirmou.

Horner comentou sobre as expectativas que tinha das rivais em 2023 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Acho que nossa surpresa foi a Ferrari, que tinha um bom carro [em 2022]. A evolução natural e esperada era que ela fosse uma concorrente ao título esse ano. Mas se olharmos os carros da pré-temporada, os conceitos mais parecidos aos nossos eram de Aston Martin e McLaren“, completou.

De fato, as temporadas de Red Bull e Mercedes mostraram uma diferença de conceitos e até mesmo de suscesso. Enquanto os taurinos levaram 21 das 22 corridas e arrebataram todos os títulos do ano, a Mercedes ficou sem vencer uma prova pela primeira vez desde 2011 — ainda que tenha ficado com o vice no Mundial de Construtores.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.