Verstappen revela que freio acusou problema durante classificação do GP da Austrália

Max Verstappen explicou que o problema nos freios foi por uma falha na especificação de construção da peça, mas garantiu que a questão foi solucionada para o Japão

O problema nos freios que tirou Max Verstappen do GP da Austrália nas primeiras voltas começou a aparecer ainda na classificação. O neerlandês confirmou durante a coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (4) em Suzuka, que recebe o GP do Japão neste fim de semana, porém garantiu que a questão não é mais uma preocupação.

Verstappen não sofria uma quebra desde 2022 — coincidentemente, também em Melbourne. Max explicou logo após o abandono que a sensação com o carro era a mesma de “pilotar com o freio de mão puxado”.

Aos jornalistas, o #1 deu mais detalhes e contou que notou indícios do problema no dia da sessão que definiu o grid de largada. “Já vimos alguns sinais de que as coisas talvez não estivessem como deveriam no sábado.”

“Claro, agora, olhando para trás, podemos dizer que era a pinça de freio, mas não encontramos nenhuma falha, digamos, no carro”, continuou, lamentando o que classificou como um problema “na especificação da peça”.

Verstappen abandonou o GP da Austrália de 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Abandonar é sempre ruim. Mas quando se tem uma falha talvez na especificação de construção [da peça], é um pouco pior. Mas vamos seguir em frente e aprender com isso, e espero que não aconteça novamente. Não deveria acontecer”, cobrou Max.

Em seguida, o tricampeão foi questionado se a quebra na Austrália ainda era uma preocupação para o final de semana no Japão. “Não, não”, assegurou. Apesar de não ter completado a última corrida, Verstappen é o líder do Mundial de Pilotos.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 da quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.