Norris escapa de punição por defesa polêmica contra Leclerc na sprint dos EUA
Lando Norris foi chamado na sala dos comissários após a sprint em Austin por conta de ter segurado Charles Leclerc na volta final. Porém, após investigação, foi constatado um movimento normal do britânico e ele manteve o terceiro lugar na prova
Lando Norris foi absolvido pelos comissários da FIA na investigação que enfrentou sobre o incidente com Charles Leclerc. O britânico foi chamado na sala após a corrida sprint deste sábado (19) em Austin após potencialmente ter se movido sob frenagem em disputa de posição com o monegasco na volta final.
Na investigação, ficou constatado que o movimento de Norris, segundo o documento divulgado pela organização, “não pareceu haver nenhuma mudança significativa de direção durante a frenagem, sendo uma legítima defesa do carro #4”.
Ainda segundo o comunicado, não houve da parte de Lando uma direção irregular passível de punição, por isso, o terceiro lugar conquistado pelo piloto da McLaren está mantido, com o ferrarista seguindo na quarta posição.
Tudo começou quando o vice-líder do campeonato passou a batalhar com Leclerc e Carlos Sainz nas voltas finais da sprint, já com os pneus bastante degradados. Na primeira curva, Norris perdeu o segundo lugar para o espanhol quando travou e saiu da pista.

A partir daí, ele passou a lutar com Charles para manter seu lugar no pódio. O piloto da Ferrari tentou a ultrapassagem por dentro nas curvas 14 e 15, mas recuou quando Norris fechou a porta. Via rádio, Leclerc acusou o adversário de ter se movido durante a frenagem.
Questionado sobre a investigação feita pela direção de prova, Norris disse: “Não sei onde… ah, aquela em que você tem de fazer a curva e frear o tempo todo? Você pode frear na curva, então, faz sentido”, alegou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos, em Austin e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube.
Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No sábado (19), a classificação será às 19h (de Brasília, GMT-3). No domingo (20), a largada está marcada para as 16h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM:5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP dos EUA da Fórmula 1 2024
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!