Mercedes avalia “carro mais complicado” com mudanças no TL2 da Arábia Saudita

Andrew Shovlin, diretor de engenharia da Mercedes, analisou o desempenho da equipe nos treinos livres do GP da Arábia Saudita, realizados nesta sexta-feira (18). Os resultados foram modestos: George Russell sendo o sexto no TL1 e sétimo no TL2, enquanto Andrea Kimi Antonelli foi 13º e 11°

A Mercedes teve um início discreto nos treinos livres do GP da Arábia Saudita, realizados nesta sexta-feira (18). George Russell foi o sexto no TL1 e o sétimo no TL2, enquanto Andrea Kimi Antonelli ficou em 13º e 11º, respectivamente. Andrew Shovlin, diretor de engenharia da equipe, analisou o primeiro dia de trabalho em Jedá e explicou que mudanças na segunda sessão deixaram o “carro mais complicado”.

Sobre o TL1, Shovlin disse que a Mercedes começou bem. “Tivemos um início de fim de semana sólido no primeiro treino livre. A pista estava realmente bem limpa desde o começo, embora as temperaturas mais altas reduzam um pouco de aderência”, iniciou.

“George conseguiu estabelecer alguns tempos fortes no início da sessão e Kimi ficou um pouco para trás, mas esse é outro circuito que ele está aprendendo em um carro de F1 e foi bom vê-lo progredir a cada volta. Estávamos bastante satisfeitos com o desempenho em volta rápida quando a sessão chegou ao fim, mas sabíamos que havia algum trabalho a fazer na simulação de corrida”, seguiu.

Quanto ao segundo treino livre, Shovlin explicou o que causou resultados piores para os carros da Mercedes, em relação à primeira sessão. “Fizemos algumas alterações no TL2, em parte para levar em conta o resfriamento da pista e também na tentativa de aperfeiçoar ainda mais o equilíbrio do carro. O bólido ficou um pouco mais complicado para os dois pilotos, então vamos analisar essas mudanças no simulador durante a noite e decidir o que manter e o que descartar”, declarou.

Kimi Antonelli não ficou no top-10 nos treinos livres em Jedá (Foto: Mercedes)

Em Jedá, tanto o TL1 quanto o TL3 são realizados sob luz do dia. Enquanto o TL2, a classificação e a corrida ocorrem durante a noite. Por isso, há a dificuldade de encontrar o acerto ideal para o carro no circuito árabe. O W16 tende a funcionar melhor em temperaturas mais baixas.

Por fim, Shovlin lamentou a bandeira vermelha causada por Yuki Tsunoda na parte final do segundo treino livre na Arábia Saudita. “Não conseguimos fazer uma análise da simulação de corrida devido a uma combinação de bandeira vermelha e alguns atrasos em nosso próprio programa. No entanto, a McLaren ainda parece rápida e, durante a noite, partiremos do pressuposto de que eles são os melhores”, encerrou.

A Mercedes detém a vice-liderança no Mundial de Construtores, com 93 pontos, 58 atrás da líder McLaren.

Fórmula 1 realiza o GP da Arábia Saudita, em Jedá, entre os dias 18 e 20 de abril, quinta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No sábado (19), o TL3 acontece às 10h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação será às 14h. Por fim, no domingo (20), os pilotos disputam o GP da Arábia Saudita às 14h. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

McLAREN DOMINA, VERSTAPPEN VOLTA, BORTOLETO EM 20º: TREINOS DA F1 NA ARÁBIA SAUDITA | BRIEFING
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!