FIA emite comunicado e defende Tsunoda após ataques nas redes sociais

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, emitiu comunicado nas redes sociais nesta segunda-feira (19) condenando ataques sofridos por Yuki Tsunoda ao longo do fim de semana do GP da Emília-Romanha

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, emitiu um comunicado nas redes sociais nesta segunda-feira (19) condenando os ataques de supostos fãs de Franco Colapinto a Yuki Tsunoda durante o fim de semana do GP da Emília-Romanha.

Durante o TL1 em Ímola, o piloto da Red Bull estava em uma volta rápida quando foi atrapalhado por Colapinto. O japonês ficou frustrado, reclamou e gesticulou para o dono do #43. A situação foi suficiente para despertar a fúria dos fãs argentinos, que foram às redes sociais atacar Tsunoda.

Colapinto afirmou que os argentinos são extremamente apaixonados e que sempre são agressivos com as pessoas. O piloto da Alpine também comentou que há muito ódio nas redes e pediu aos torcedores que respeitem os outros pilotos.

“O automobilismo é baseado em competição, paixão e comprometimento, e todos os pilotos vão para a pista representando esses valores”, escreveu Ben Sulayem nas mídias sociais.

Yuki Tsunoda foi alvo de ataques nas redes sociais (Foto: AFP)

“A paixão e o entusiasmo que sentimos pelo nosso esporte devem nos unir e nunca ser transformados em abuso ou ódio”, seguiu.

“Estou totalmente a favor de Yuki Tsunoda e Franco Colapinto e agradeço a eles por se manifestarem contra o crescente problema de abuso online no automobilismo. Ninguém deve ser submetido a ameaças, ódio ou discriminação. Não há lugar para abuso ou toxicidade em nossa comunidade”, continuou.

“Por meio da campanha United Against Online Abuse (Unidos contra o abuso online), estamos tomando medidas decisivas – conscientizando, oferecendo apoio e promovendo mudanças”, destacou.

“Temos o compromisso de proteger o bem-estar de todos em nosso esporte e, juntos, podemos criar um ambiente mais seguro e respeitoso para todos”, encerrou o comunicado.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 23 a 25 de maio, com o GP de Mônaco. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, inclusive com presença IN LOCO no paddock de Monte Carlo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

VERSTAPPEN DÁ PASSÃO EM PIASTRI E VENCE, HAMILTON É 4º, BORTOLETO 17º: A F1 EM ÍMOLA | BRIEFING
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!