Leclerc acende esperança em Ferrari e lidera TL1 do GP de Mônaco. Bortoleto é 18º

Charles Leclerc aproveitou o quintal de casa para colocar a Ferrari no topo do TL1 do GP de Mônaco. Max Verstappen e Lando Norris vieram na sequência

Charles Leclerc trouxe uma fagulha de esperança ao apaixonado torcedor da Ferrari ao liderar o treino livre 1 do GP de Mônaco. O monegasco acertou ótimo primeiro setor e fez a melhor volta em 1min11s964, 0s163 mais rápido que Max Verstappen. Lando Norris terminou na terceira colocação.

A sessão teve uma bandeira vermelha na batida entre Leclerc e Lance Stroll ainda no começo da atividade. No mais, as costumeiras escapadas na Sainte-Dévote e beliscadas no muro que deixam as equipes nos boxes sempre em alerta.

Para o fim de semana, mudanças pontuais nos carros pensadas na eficiência aerodinâmica que o travado circuito de rua de Monte Carlo exige, e a Ferrari tentou otimizar a SF-25 com mexidas na asa traseira e suspensão dianteira. Ao menos no primeiro contato, deu certo, já que Leclerc foi o mais rápido do grid nas curvas de média velocidade e no setor 1.

Verstappen também rondou as primeiras colocações com os pneus macios, mas também foi muito forte com os compostos duros. É, de certa forma, boa notícia, já que a Red Bull costuma sofrer muito mais às sextas-feiras até acertar o carro para a classificação.

A McLaren, por sua vez, também não pode ser ignorada, pois liderou em vários momentos, ora com Oscar Piastri, ora com Norris. No duelo particular, aliás, o britânico levou, mas Oscar fez o seu melhor giro na sessão de compostos médios.

O top-10, portanto, ficou assim: Leclerc, Verstappen, Norris, Alexander Albon, Piastri, George Russell, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Gabriel Bortoleto terminou em 18º.

Fórmula 1 realiza o GP de Mônaco de 23 a 25 de maio, em Monte Carlo, oitava etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO está IN LOCO em Mônaco para acompanhar todas as emoções da etapa com os repórteres Bernardo Castro e Leonid Kliuev.

GP de Mônaco de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 212:0014:0016:0017:00
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:0015:00

*Horários em Brasília

Lewis Hamilton (Foto: Ferrari)

Confira como foi o TL1 da F1 em Monte Carlo:

Mônaco brindou a Fórmula 1 com uma sexta-feira de clima ameno e algumas nuvens no belo céu de Monte Carlo: 22°C de temperatura ambiente, asfalto em 29°C e umidade relativa do ar em 42%. A novidade do fim de semana era a obrigatoriedade das duas paradas na corrida, e com a gama mais macia da Pirelli à disposição, com o complicado C6, os treinos seriam ainda mais importantes para entender o comportamento da borracha em voltas longas e também em ritmo de classificação.

As escolhas iniciais, aliás, foram bem variadas. Verstappen, por exemplo, foi à pista com os compostos duros, enquanto os carros da McLaren optaram pelos médios. A Ferrari, por sua vez, colocou Hamilton e Leclerc de médios, e Hamilton estabeleceu a primeira marca a ser batida com 1min14s576.

Verstappen, Piastri, Norris e Leclerc vinham na sequência, ocupando as cinco primeiras colocações com dez minutos completados. De repente, o monegasco surgiu sem parte da asa dianteira, e o replay recuperou instante em que o carro de Stroll cresceu do nada à sua frente na antiga Loews — o ponto mais lento, para sorte de ambos, mas que não deve ter agradado em nada Adrian Newey na Aston Martin. Nos boxes, a equipe de Silverstone bem que tentou, mas o dano no câmbio tirou o canadense do resto da sessão.

Leclerc acertou em cheio a traseira de Stroll na Loews (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

Bandeira vermelha para limpeza do local, já que não faltaram detritos espalhados no traçado. A intervenção, no entanto, durou cerca de cinco minutos e recomeçou com os McLaren velozes de macios: Piastri anotou 1min13s821 e tirou Lewis da liderança, porém Norris foi 0s2 mais rápido e desbancou o líder do campeonato.

Alonso também descolou interessante terceiro lugar, mas durou pouco tempo, já que Verstappen, ainda de duros, fez 1min13s897. Leclerc, então, calçou os vermelhos e ficou atrás apenas dos carros da McLaren, mas distantes 0s7 de Norris — que baixou ainda mais a marca ao virar 1min13s036.

Conforme a pista melhorava, os tempos baixavam significativamente. Perto da marca de 30 minutos de atividade, Piastri cravou 1min13s031, apenas 0s005 melhor que Norris. Leclerc também cresceu significativamente e conseguiu uma volta 0s125 mais lenta que a do australiano. Hamilton, de médios, vinha na sequência, com Verstappen, de duros, em quinto.

Até então, Bortoleto vinha na 17ª posição, enquanto Nico Hülkenberg era o oitavo. A Sauber levou atualizações específicas para Mônaco com uma revisão na asa traseira e nos dutos de freios dianteiros para melhorar o arrasto aerodinâmico.

A Mercedes, por sua vez, também parecia não se encontrar. Russell era apenas o oitavo, enquanto Andrea Kimi Antonelli figurava somente em 16º, entre os carros de Esteban Ocon e Liam Lawson. Vale lembrar que os prateados sofreram muito com o superaquecimento de pneus em Ímola.

Enquanto isso, Leclerc reclamava pelo rádio que não estava “em lugar nenhum”, com um carro saindo tanto de frente quanto de traseira nas entradas e saídas de curvas. Mesmo assim, achou excelente setor 1 para virar 1min11s964 e liderar a tabela de tempos. Norris, Sainz, Hamilton, Albon, Piastri, Russell, Verstappen, Tsunoda e Alonso fechavam o top-10, sendo que os carros da Red Bull eram os únicos com as melhores voltas feitas ainda de pneus duros.

Na parte final da sessão, os macios entraram mais uma vez em ação, mas ninguém conseguiu bater o tempo de Leclerc. Verstappen, no entanto, subiu bem na tabela e ficou apenas 0s1 atrás do monegasco. De curioso, a decolada de Hamilton ao pegar uma Mercedes pelo meio do caminho. Mais Mônaco, impossível.

F1 2025, 8ª Etapa, GP de Mônaco, TL1:

1C LECLERCFerrari1:11.964 33
2M VERSTAPPENRed Bull Honda1:12.127+0.16330
3L NORRISMcLaren Mercedes1:12.290+0.32632
4A ALBONWilliams Mercedes1:12.314+0.35033
5O PIASTRIMcLaren Mercedes1:12.342+0.37828
6G RUSSELLMercedes1:12.482+0.51833
7C SAINZWilliams Mercedes1:12.534+0.57036
8P GASLYAlpine1:12.669+0.70529
9L HAMILTONFerrari1:12.690+0.72630
10F ALONSOAston Martin Mercedes1:12.727+0.76328
11A.K. ANTONELLIMercedes1:12.765+0.80134
12N HÜLKENBERGSauber Ferrari1:12.979+1.01530
13I HADJARRacing Bulls Honda1:13.187+1.22335
14Y TSUNODARed Bull Honda1:13.232+1.26832
15O BEARMANHaas Ferrari1:13.329+1.36534
16E OCONHaas Ferrari1:13.394+1.43031
17L LAWSONRacing Bulls Honda1:13.429+1.46537
18G BORTOLETOSauber Ferrari1:13.470+1.50629
19F COLAPINTOAlpine1:13.820+1.85632
20L STROLLAston Martin Mercedes1:15.635+3.6714
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!