Alonso coloca motivação em 2026 como fator para aposentadoria: “Preciso estar 100% certo”
Além dos aspectos físicos e familiares, Fernando Alonso deixou claro que o desempenho da Aston Martin no novo regulamento da Fórmula 1 terá um papel fundamental na decisão
De acordo com Fernando Alonso, o desempenho da Aston Martin na temporada 2026 da Fórmula 1 terá um papel fundamental na decisão de se aposentar ou não da categoria em breve. Durante a coletiva de imprensa de quinta-feira (29), acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, o espanhol ainda citou outros fatores que podem influenciar, como o preparo físico e algumas situações envolvendo a vida particular.
No auge dos 43 anos de idade, o bicampeão mundial tem atravessado um momento difícil com a equipe de Silverstone no esporte — mas também de muitas expectativas. Com as melhorias realizadas na fábrica e a chegada de Adrian Newey para tocar o projeto do carro do próximo ano, quando o novo regulamento entra em vigor, os esmeraldinos estão confiantes de que podem escalar o grid e sonhar com grandes conquistas.
“Tenho de ver como começamos o ano que vem, o quão motivado estarei”, afirmou Alonso. “A cada ano o ambiente é diferente, e aí podemos ver como competimos, quanta motivação temos, como mantemos um alto nível de desempenho e preparo físico, situações pessoais, familiares — tudo isso pode influenciar nas decisões importantes da vida”, acrescentou.
Depois de colecionar passagens por Ferrari e McLaren na década passada, o #14 decidiu dizer adeus à F1 no fim de 2018. Após passar dois anos fora, também competindo em outras categorias, como nas 500 Milhas de Indianápolis da Indy e no Mundial de Endurance (WEC), assinou com a Alpine e voltou a fazer parte do grid em 2021. No entanto, admitiu que a próxima despedida será a última.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Diretiva das asas e all-in da Red Bull: GP da Espanha tem futuro da F1 2025 em jogo
“Uma decisão importante na vida virá em um futuro próximo, quando parar de pilotar. Fiz minha carreira no kart aos três anos e tenho 43 — são 40 anos com um volante nas mãos —, sei que, em algum momento, terei de parar. E essa será uma decisão importante que vou precisar refletir com calma”, apontou.
“Já parei em 2018 e voltei porque senti que precisava. Da próxima vez que eu me aposentar, terei de estar 100% certo da decisão”, concluiu Alonso.
A Fórmula 1 realiza o GP da Espanha de 30 de maio a 1º de junho, em Barcelona, nona etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Barcelona para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.
GP da Espanha de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Treino livre 1 | 08:30 | 10:30 | 12:30 | 13:30 |
| Treino livre 2 | 12:00 | 14:00 | 16:00 | 17:00 |
| Treino livre 3 | 07:30 | 09:30 | 11:30 | 12:30 |
| Classificação | 11:00 | 13:00 | 15:00 | 16:00 |
| Corrida | 10:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 |
*Horários em Brasília
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!