Aston Martin ressalta contratos de titulares e rejeita interesse em Russell para 2026

Chefe da Aston Martin, Andy Cowell disse que as mudanças da F1 para 2026 aumentam a importância de manter a estabilidade da dupla de pilotos, com Fernando Alonso e Lance Stroll

O fato de estar fazendo grande temporada e ainda não ter um contrato para correr na Fórmula 1 em 2026 faz de George Russell um tema bastante quente no paddock. Tanto que uma pergunta sobre o inglês da Mercedes foi direcionada ao chefe da Aston Martin, Andy Cowell — que rechaçou a possibilidade de contratar o vencedor do GP do Canadá para substituir Fernando Alonso ou Lance Stroll.

Na coletiva dos chefes de equipe do GP da Inglaterra, que acontece neste fim de semana, Christian Horner externou surpresa com um piloto do calibre de Russell estar livre no mercado. O inglês já disse que quer permanecer na Mercedes e está em conversas por uma renovação, mas o time alemão ainda tem olhos em Max Verstappen e não definiu o futuro de George.

Logo após a pergunta de Horner, Cowell foi questionado sobre a possibilidade de recrutar Russell. E o chefe da Aston Martin ressaltou as várias mudanças pelas quais a F1 vai passar em 2026, argumentando que ter dois pilotos de contratos assinados para o ano que vem contribui com uma parcela de estabilidade.

“Temos muita sorte, com uma jornada animadora rumo a 2026. Como Christian [Horner] disse, trocaremos a unidade de potência — e estamos trabalhando com a Honda nisso —, a aerodinâmica, esta com Adrian [Newey], temos novas instalações”, analisou Cowell.

Cowell falou sobre possibilidade de contratar Russell (Foto: Reprodução/Motor.es)

“Mas a estabilidade que temos com Lance e Fernando garantidos para o ano que vem significa que eles não estão apenas nos ajudando nas ferramentas para 2026, 2027 e além, mas trabalhando diretamente no conceito do carro”, destacou.

Cowell ainda abordou as mudanças que Adrian Newey tem trazido à equipe, que naturalmente também afetam os pilotos. Como Alonso e Stroll participam ativamente do desenvolvimento para 2026, o chefe considera uma força ter os dois garantidos para o ano que vem. Por isso, disse não pensar em mudar.

“As conversas no túnel de vento são sobre a formatação aerodinâmica, mas também sobre o ambiente dos pilotos. Quanto espaço há no cockpit? Adrian tende a não deixar muito espaço, tudo absolutamente apertado. Essa estabilidade, de ter dois pilotos com contratos assinados para 2026, está nos ajudando muito”, finalizou o chefe da Aston Martin.

Contrato de Russell com a Mercedes vai até o fim de 2025 (Foto: Mercedes)

O GP da Inglaterra acontece de 4 a 6 de julho, em Silverstone, pela 12ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Silverstone para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.

GP da Inglaterra de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida11:0013:0015:0016:00

*Horário de Brasília

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!