Verstappen aceita 4º no grid da Bélgica e diz que RB21 “ainda me limita a ser rápido”
Max Verstappen afirmou que o carro da Red Bull até parece bom, mas ainda não se sente confortável para ir ao limite em busca de volta rápida
Max Verstappen aceitou o quarto lugar no grid do GP da Bélgica por conta do erro cometido na última volta do Q3, mas explicou que embora tenha sentido o carro da Red Bull melhor, ainda se vê “limitado a ser rápido” por não conseguir atacar as curvas da forma como gosta. Ele ainda se mostrou indiferente à possibilidade de chuva, já que a McLaren vai bem em qualquer condição de pista.
Verstappen venceu a corrida sprint realizada na manhã deste sábado (26), só que a virada de tempo prevista obrigou a Red Bull a modificar o acerto antes pensado para ser mais rápido nas retas. Isso abriu caminho para a disputa caseira entre Lando Norris e Oscar Piastri, com o #4 levando a pole.
A surpresa, no entanto, foi o terceiro lugar de Charles Leclerc, míseros 0s003 mais rápido que Verstappen. Ele explicou em coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO que teve problemas com a aderência, mas não se isentou de culpa.
“Meu Q3 não foi muito bom por algum motivo, simplesmente tive a mesma aderência com o primeiro jogo de pneus, onde normalmente se consegue um bom progresso, mas não foi assim de jeito nenhum. No segundo stint, tentamos algo, mas infelizmente saiu pela culatra, porque no começo da volta patinei tanto que não consegui acelerar”, disse.

“O mesmo aconteceu na saída da curva 1. Acelerei até a quarta marcha, algo assim, o que me fez perder 0s2. Agora, mesmo não estando totalmente satisfeito com o equilíbrio e perdendo 0s2 na curva 1, na verdade [o carro] parece estar bem. Mas não era o que eu esperava. O equilíbrio ainda não está onde quero para realmente atacar [as curvas]”, salientou.
A chuva também não o anima muito, já que a McLaren pegou a primeira fila. “Eles são ainda mais fortes no molhado do que no seco, porque o superaquecimento é maior com os pneus intermediários, e eles controlam isso muito bem. Para mim, o objetivo é o terceiro.”
Depois, ao ser perguntado se havia ficado surpreso com a performance da Ferrari, disse que não. “Eles estavam bem perto de mim ontem, e hoje, se você perde 0s2 segundos na curva 1, a competição se acirra, por isso ele ficou logo à frente.”
A Red Bull apostou em grande pacote de atualizações para Spa, e Verstappen insistiu que ainda falta algo. “Ainda não está onde preciso que esteja para realmente atacar, porque ainda sinto que este carro me limita a ir rápido.” O GP, então, quis saber se Max via isso acontecendo ainda na segunda metade da temporada.
“Espero que um pouco, se conseguir ficar um pouco mais perto deles [McLaren], mas, isso é só desempenho em uma volta. Eles ainda estão quilômetros à nossa frente em termos de gerenciamento de tempo, e se você tem isso, é quase imbatível”, encerrou.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 25 a 27 de julho, na Bélgica, 13ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações, sprint e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV. Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Spa-Francorchamps para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.
GP da Bélgica de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Corrida | 10:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 |
*Horário de Brasília
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!