Campeão com pole, Preining encerra temporada com nova vitória em Hockenheim

Thomas Preining conquistou o título da temporada com a pole da última etapa em Hockenheim e celebrou com uma vitória diante de seu rival, Mirko Bortolotti

Thomas Preining começou e terminou o domingo (22) em estado de graça. O austríaco abriu o dia com a pole-position da etapa final do DTM e comemorou ali o título da temporada. Horas depois, comandou e venceu a última corrida do ano justamente em cima do seu maior rival no campeonato, Mirko Bortolotti, no tradicional circuito de Hockenheim.

Preining tinha uma situação relativamente fácil para ser campeão depois da vitória obtida ontem na principal pista alemã. O piloto da Manthey Porsche abrira 27 pontos de vantagem para Bortolotti, o que significava que a classificação da etapa deste domingo já lhe daria o título caso Mirko não fosse pole. Pois Thomas nem precisou depender do concorrente: cravou o primeiro lugar do grid por ínfimos 0s006 de vantagem em cima de Bortolotti.

O resultado transformou Preining no primeiro campeão austríaco da história do DTM e deu à Porsche o primeiro título no campeonato.

A corrida, então, trouxe a expectativa de ver os dois principais nomes da temporada brigando pela vitória. Mas a disputa em si só foi interessante nas primeiras voltas, quando Bortolotti chegou a dar um leve toque na traseira do carro de Preining no segundo giro, e nas finais, em que Mirko tornou a se aproximar do oponente. Mas um erro na abertura da última volta impediu o italiano da Lamborghini de dar um ataque final.

A terceira posição ficou com René Rast, que fez brilhante aparição após largar em 21o. O tricampeão da categoria se beneficiou da estratégia de boxes, sendo um dos últimos a parar e evitando o caos das várias táticas que embolaram o resto do pelotão.

Thomas Preining celebra título do DTM om duas vitórias em Hockenheim (Foto: DTM)

Rast ganhou o lugar no pódio depois de ultrapassar Maro Engel, que fazia prova confortável até verificar que havia alguma peça quebrada em sua Mercedes nas últimas voltas. Ainda assim, conseguiu chegar em quarto, bem à frente do campeão do ano passado, Sheldon van der Linde.

A comemoração de Preining se deu com zerinhos na região da entrada dos boxes onde há alguns anos colocaram uma pista de arrancada em Hockenheim.

A corrida teve a presença do safety-car nos minutos iniciais por conta do acidente de Christian Engelhart, que foi acertado por Marco Wittmann antes da freada do grampo do circuito.

Na classificação final do campeonato, Preining somou 246 pontos contra 213 de Bortolotti. Ricardo Feller ficou em terceiro com 179. Na sequência, completaram o top-5 Sheldon van der Linde, 151, e Rast, 140.

O DTM retoma as ações apenas em 2024, com um calendário similar ao deste ano e seis etapas em solo alemão, uma na Áustria (Red Bull Ring) e outra na Holanda (Zandvoort). A rodada dupla que abre o campeonato está marcada para 26 a 28 de abril em Oschersleben.

Thomas Preining é campeão do DTM om duas vitórias em Hockenheim (Foto: DTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.