Olsen supera chuva e Götz e vence primeira no DTM em Spa. Fraga termina em 7º

Dennis Olsen superou a pressão de Maximilian Götz e a chegada da chuva para garantir primeira vitória da carreira no DTM. Lucas Auer sofre com furo de pneu e perde oportunidade de assumir o segundo lugar da classificação

O DTM realiza sua sexta etapa da temporada 2022 neste fim de semana, em Spa, e Dennis Olsen levou a melhor na primeira corrida — disputada neste sábado (10) — para conquistar sua primeira vitória na história da categoria. O piloto da Porsche largou bem, manteve a dianteira na primeira curva e contou com um furo de pneu no carro de Lucas Auer para segurar a ponta até o fim da prova, que ainda teve o ingrediente extra da chuva.

O incidente de Auer foi bastante prejudicial às expectativas do piloto da Mercedes de brigar pelo título, com o carro #22 precisando abandonar na 16ª volta de um total de 23 — quando andava em segundo, apenas atrás de Olsen. Com isso, Maximilian Götz chegou na segunda posição e garantiu o primeiro pódio da temporada, enquanto Thomas Preining completou os três primeiros na Bélgica.

Olsen manteve a primeira colocação sem maiores problemas na largada, enquanto Auer passou por Preining na Radillon para assumir a segunda posição. A partir daí, o piloto da Mercedes passou a pressionar o líder, sempre mantendo a distância abaixo de 1s, e optou por tentar o undercut na oitava volta.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Olsen sofreu pressão de Preining na largada, mas segurou a ponta (Foto: Porsche)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Foi aí que tudo começou a dar errado: a troca dos pneus foi extremamente lenta, o que custou pelo menos 3s a Auer. Assim, Olsen conseguiu fazer sua parada obrigatória e retornar na liderança sem maiores problemas. Lucas até conseguiu passar por Laurens Vanthoor e Götz quando ambos fizeram suas paradas, mas um estouro de pneu na Eau Rouge encerrou o sonho de se aproximar de Olsen e o austríaco abandonou a prova.

A chuva até deu as caras no fim, mas nada que alterasse o resultado da corrida. Götz conseguiu se aproximar de Olsen, mas não foi o suficiente para alcançar o norueguês — que terminou a corrida com 0s818 de vantagem para o atual campeão. Preining colocou o segundo carro da Porsche no pódio, enquanto René Rast fez uma corrida de recuperação após largar em nono — e cair para décimo — e terminou com a quarta colocação.

Kelvin van der Linde fechou em quinto com a Audi, uma posição à frente de seu companheiro Nico Müller. Felipe Fraga levou a Ferrari AF Corse ao sétimo lugar, Mirko Bortolotti chegou uma posição atrás com a Lamborghini, Marco Wittman foi o nono com o carro da BMW, e Nick Cassidy completou o top-10.

A segunda corrida do fim de semana no DTM acontece neste domingo, novamente em Spa. Restando cinco corridas até o fim da temporada — a segunda de Spa, além de duas no Red Bull Ring, na Áustria, e outras duas em Hockenheim, na Alemanha —, van der Linde segue na liderança com 110 pontos, enquanto Rast e Bortolotti passaram a ter 93. Se não tivesse abandonado enquanto andava em segundo, Auer teria chegado aos 103 tentos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.