Gary Paffett e Paul di Resta, respectivamente líder e vice da temporada do DTM, tiveram um embate neste domingo (12) em Brands Hatch. A dupla brigou pela liderança já nas duas primeiras curvas, com di Resta se afirmando em primeiro após encaixar uma ultrapassagem por fora. A ousadia foi chave: depois de passar Gary, Paul ficou com tudo na mão para vencer em solo britânico.
Di Resta nunca conseguiu abrir grande vantagem sobre Paffett, mas isso não foi problema – mesmo menos de 1s atrás, Gary não parecia capaz de brigar pela liderança de fato. A maior ameaça foi o clima: a dupla viu Jamie Green retardar o pit-stop ao máximo, assumindo a liderança provisória enquanto torcia para a chuva cair. Não aconteceu: a corrida seguiu seca, justamente como Paul queria.
René Rast completou o pódio, também próximo de Paffett. O piloto da Audi também se viu incapaz de brigar de fato pela posição. Pascal Wehrlein foi quarto, mas mais de 8s atrás. Marco Wittmann completou o top-5.
Paul di Resta venceu no DTM (Foto: DTM)
A zona de pontos ainda contou com Mike Rockenfeller, Phillip Eng, Daniel Juncadella – vencedor da corrida 1, Lucas Auer e Timo Glock. Green, com a aposta no clima, recebeu um drive-through e terminou apenas em 16º.
Augusto Farfus, que foi ao pódio no sábado, teve um dia para esquecer. O brasileiro se envolveu em um acidente na largada e terminou com danos na frente do carro. Farfus até tentou continuar, mas abandonou após 21 voltas.
A próxima etapa do DTM acontece em Misano, na Itália, no fim de semana dos dias 25 e 26 de agosto.
Saiba como foi a corrida 2 do DTM em Brands Hatch
A corrida começou com uma disputa importante para o campeonato. Paffett não largou tão bem, permitindo que Di Resta tentasse algo por fora. Depois de contornar a primeira curva lado a lado, o escocês assumiu a liderança de vez na segunda. Wehrlein se consolidava em terceiro.
Logo atrás, a corrida ficava conturbada. Frijns e Auer se tocaram na saída da 3 e foram para a barreira de pneus. Farfus, tentando desviar dos carros desgovernados, não conseguiu impedir danos na dianteira. O safety-car foi acionado para permitir a limpagem da pista, seguindo até o fim da terceira volta.
Di Resta manteve a liderança sem grandes problemas, enquanto Paffett sofreu para segurar Wehrlein em outra briga particular da Mercedes. Green e Rast, da Audi, completavam o top-5. Farfus, que largou em sexto, aparecia em nono e começava a perder rendimento.
A volta 6 marcou o início do ciclo de pits. Wehrlein foi o melhor posicionado dentre os que pararam, colocando pressão sobre Di Resta e Paffett. Wittmann, Duval, Müller e Spengler também pegaram pneus novos.
Mas Wehrlein teve um contratempo dos mais sérios. O alemão foi ultrapassado por Rast, que parou uma volta depois e causou perda de tempo em disputa por posição. Enquanto Pascal se complicava, Di Resta e Paffett anotavam voltas melhores na liderança. Sem dificuldades, os dois primeiros pararam a voltaram na frente do ex-Sauber.
Green herdou a liderança, agora com Rockenfeller em segundo. A missão era encaixar voltas rápidas com pista livre, mas a dupla da Audi precisaria se puxar para fazer a estratégia funcionar. Enquanto Jamie cometia errinhos, como tocar a brita na curva 1, Di Resta era em média 1s melhor por volta.
Enquanto cinco pilotos seguiam na pista com pneus velhos, Di Resta se contentava com o sexto lugar. Paffett era sétimo, apenas 0s6 atrás, mas mais preocupado com Rast, 0s4 atrás.
Na volta 21, o primeiro abandono da prova. Farfus, que já se arrastava no fim do pelotão, recolheu para a garagem. Os danos no capô ainda da largada impossibilitaram um repeteco da briga pelo pódio, como na corrida 1.
Com mais da metade da prova já para trás, apenas Green e Frijns seguiam na pista com pneus velhos. A dupla da Audi apostava na chuva, que ameaçava cair desde a largada, como forma de derrotar os pilotos da Mercedes.
Frijns desistiu da empreitada na 25, e pagou um preço caro por isso. O holandês perdeu muito tempo com pneus gastos e voltou apenas em 15º. Green passava a ser o único ainda sem parar, mas sem condições de trocar pneus e seguir líder.
A estratégia não estava destinada a funcionar: Green parou poucas voltas depois e voltou em sétimo. Não era tão ruim, mas logo pioraria: Jamie forçou Wittmann para fora da pista e recebeu um drive-through de presente, desabando para fora da zona de pontos.
A briga pela liderança, que estava morna, voltou a aquecer nas últimas voltas. Paffett estava se aproximando perigosamente de Di Resta, mas trazendo Rast junto. O piloto da Audi ensaiou um ataque, mas segurou a onda. Mesmo sem de fato trocar posições, foi um presente para o escocês, que abriu vantagem suficiente para cruzar a linha de chegada com algum alívio.
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