Farfus festeja retorno ao pódio, destaca “ótimo fim de semana” na Holanda e projeta arrancada no DTM

Augusto Farfus viveu em Zandvoort seu melhor fim de semana em toda a temporada 2015 do DTM. O curitibano somou nada menos que 30 pontos apenas na Holanda, subindo assim para 11º no campeonato. Confiante, o piloto do Team RBM acredita que poderá manter a rota ascendente na sequência do calendário

Depois de um início de temporada pra lá de complicado, Augusto Farfus finalmente teve bons motivos para sorrir em 2015 no DTM. O piloto brasileiro foi um dos bons destaques de um fim de semana marcado pelo domínio da BMW na rodada dupla de Zandvoort, na Holanda, valendo pela quarta etapa do campeonato. Depois de um quarto lugar — resultado ‘agridoce’ para Augusto, que largou na pole-position no sábado — na primeira corrida, o dono da BMW M4 #18 teve um dia ainda melhor neste domingo (12), quando largou em terceiro, adotou boa estratégia e terminou em segundo, marcando seu regresso ao pódio no DTM, onde não figurava desde a corrida no circuito austríaco Red Bull Ring em 2014.

Nas voltas finais, Farfus tentou se aproximar de António Félix da Costa, mas o luso soube controlar bem a pequena diferença para o brasileiro e cruzou a linha de chegada na frente, alcançando sua primeira vitória no DTM. Em segundo, Augusto conseguiu completar uma dobradinha luso-brasileira em Zandvoort.

O resultado como um todo ao longo da etapa foi muito comemorado pelo brasileiro, que deu um enorme salto na classificação do campeonato. Outrora com apenas cinco pontos, Augusto somou 30 apenas neste fim de semana. Assim, o brasileiro avançou para 11º lugar na temporada após quatro etapas. O líder segue sendo Jamie Green, da Audi, com 81. Contudo, o britânico zerou nas últimas três corridas do certame.

Augusto Farfus viveu um grande fim de semana em Zandvoort (Foto: DTM)

“Fizemos um ótimo fim de semana, confirmando o grande potencial da BMW”, comemorou Farfus. No sábado, a montadora bávara cravou um incrível 1-2-3-4-5-6-7, aplicando uma grande goleada nas rivais Audi e Mercedes. O domínio neste domingo foi ‘apenas’ um pouco menor: os cinco primeiros carros da corrida — Félix da Costa, Farfus, Bruno Spengler, Timo Glock e Marco Wittmann — eram da BMW.

“Nosso carro era extremamente competitivo na segunda prova, talvez o equipamento mais rápido da corrida, mas a ultrapassagem aqui é praticamente impossível. Fiz a prova inteira esperando um erro do António para tentar a ultrapassagem, mas não aconteceu, então voltamos para casa com um segundo e um quarto lugar e importantes pontos no campeonato, o que nos enche de esperança”, destacou o brasileiro.

Félix da Costa segurou a pressão de Farfus e venceu pela primeira vez no DTM (Foto: DTM)

O piloto, no entanto, lembrou que a BMW levou vantagem por estar mais leve em relação às rivais Audi e Mercedes por conta da regra do lastro. “Vale lembrar que corremos com 30 kg a menos, o que ajudou na nossa performance”, disse.

Entretanto, Augusto agora projeta uma grande arrancada em 2015 depois do grande resultado no fim de semana. “Mas agora temos que continuar trabalhando e evoluindo o equipamento, porque a próxima prova é na Áustria, onde também andei bem no ano passado, então tem tudo para ser um bom fim de semana, com muitos pontos, para subirmos no campeonato”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.