Aitken domina do início ao fim e vence corrida 1 do DTM em Sachsenring. Bortolotti é 2º

Jack Aitken saiu da pole após punição a Thomas Preining e não olhou para trás na corrida 1 de Sachsenring do DTM. Segundo, Mirko Bortolotti reassume liderança do campeonato

Jack Aitken abriu o fim de semana do DTM em Sachsenring, na Alemanha, com uma performance dominante neste sábado (7), suficiente para garantir a terceira vitória da temporada sem ser ameaçado ao longo da prova. Com uma Ferrari 296 GT3 que nunca sofreu real pressão, o anglo-sul-coreano largou no primeiro lugar e por lá se manteve do início ao fim.

Mirko Bortolotti fechou no segundo lugar e retomou a liderança do campeonato das mãos de Kelvin van der Linde, que não conseguiu passar do oitavo posto. Por fim, Maro Engel completou o pódio com a Mercedes na primeira corrida do fim de semana.

Aitken aproveitou a punição de Thomas Preining, que perdeu cinco colocações no grid de largada, e herdou a pole para a corrida 1 do DTM em Sachsenring. Jack precisou se defender na largada da aproximação de Bortolotti, mas o fez sem problemas e manteve a liderança na curva 1. Mirko aparecia atrás, enquanto Luca Stolz era o terceiro.

Engel começou a ganhar posições ao passar Arjun Maini, então quarto colocado, e Van der Linde saiu de décimo para sétimo ainda na primeira volta. Na abertura da janela de pit-stops, com 20 minutos de prova, Aitken já tinha mais de 4s de frente para Bortolotti, o que gerou uma tentativa de estratégia diferente ao segundo colocado.

Bortolotti chegou em segundo e tomou a ponta do campeonato (Foto: DTM)

Mirko foi ao pit-stop mais cedo, em uma tentativa de dar um undercut em Aitken, que entrou na volta seguinte para cobrir o ataque. A Emil Frey deixou a desejar na troca de pneus, e Jack voltou à pista ainda em primeiro — mas com uma margem significativamente menor de distância para Bortolotti.

Mirko tentou se aproximar até o fim, mas Aitken manteve a corrida sob controle e cruzou a linha de chegada com 1s8 de vantagem. Engel fechou em terceiro ao ultrapassar Stolz, que finalizou em quarto. Maini terminou em quinto, Preining foi o sexto, enquanto René Rast recebeu a bandeirada em sétimo. Kelvin van der Linde completou em oitavo, logo à frente do irmão Sheldon, e o estreante Jordan Pepper completou o top-10.

Bortolotti não conseguiu vencer, mas o segundo lugar fez o piloto retomar a primeira colocação do campeonato. Agora, Mirko tem seis pontos de vantagem para Kelvin, que caiu para a segunda posição.

O fim de semana do DTM em Sachsenring termina neste domingo, com a segunda corrida da rodada dupla alemã.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.