Kelvin van der Linde domina de ponta a ponta e vence corrida 1 do DTM em Nürburgring
Kelvin van der Linde não deu chances à concorrência na primeira corrida do fim de semana do DTM em Nürburgring e saiu da pole para vencer sem ameaças. Com o resultado, sul-africano tomou a liderança do campeonato de Mirko Bortolotti, segundo colocado
Algumas horas depois de garantir a pole, Kelvin van der Linde foi soberano e executou uma estratégia perfeita para dominar de ponta a ponta a corrida 1 do DTM em Nürburgring, neste sábado (17), e sair com a vitória. O sul-africano da Audi, de quebra, tomou a liderança do campeonato das mãos de Mirko Bortolotti, da Lamborghini, que não conseguiu acompanhar o ritmo do líder e terminou em segundo. Maro Engel fechou o pódio com a Mercedes.
Sob chuva, a largada da primeira corrida do fim de semana do DTM começou com duas voltas atrás do safety-car. Quando a bandeira verde foi dada, os primeiros colocados passaram sem problemas, mas Thomas Preining e Thierry Vermeulen colidiram mais atrás. Luca Engstler, por sua vez, ultrapassou os limites de pista e precisou passar pela parte lenta do traçado para cumprir uma punição.
A vitória de Van der Linde nunca esteve ameaçada. O piloto da Audi foi abrindo distância em relação a Bortolotti desde o início e, depois das paradas nos boxes, já tinha mais de 11s de frente para o segundo colocado. Enquanto Engel seguia em terceiro, Lucas Auer, Nicki Thiim, Ayhancan Güven e Jack Aitken brigavam pelo quarto lugar.
Güven, entretanto, errou e passou pela brita, o que o fez perder terreno na briga. O turco, porém, optou por uma estratégia diferente e permaneceu na pista quando os concorrentes foram aos boxes, o que lhe deu a vantagem com o overcut. Depois de fazer o pit-stop, o piloto voltou na quinta colocação.
A distância para Thiim e Aitken era mínima, e uma confusão entre Güven e Nicki derrubou os dois no pelotão. Assim, Aitken se aproveitou e assumiu o quinto lugar, logo atrás de Auer. Engel até se aproximou de Bortolotti no fim, mas não conseguiu a ultrapassagem e precisou se contentar com a última posição do pódio.
No fim, o top-10 acabou formado por Van der Linde, Bortolotti, Engel, Auer, Aitken, Marco Wittmann, Preining, Thiim, Ricardo Feller e Arjun Maini.
A etapa de Nürburgring do DTM continua neste domingo, com novas disputas de classificação e corrida. Com a vitória, Van der Linde entra no último dia do fim de semana um ponto à frente de Bortolotti na liderança do campeonato [127 a 126]. Engel é o terceiro, com 105 tentos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.