Bortolotti conquista título do DTM com 2º lugar em Hockenheim. Engstler vence corrida 2
Depois de bater na trave em 2023, Mirko Bortolotti enfim conquistou o título inédito do DTM com o segundo lugar na corrida 2 de Hockenheim. Em prova chuvosa, italiano controlou os riscos e viu a ruína de Kelvin van der Linde, que ficou com o vice
Mirko Bortolotti fez uma corrida cerebral e contou com os infortúnios de seu maior rival pelo título, Kelvin van der Linde, para garantir a conquista da temporada 2024 do DTM neste sábado (20), na corrida 2 de Hockenheim. Depois de largar na pole, o italiano acabou superado por Luca Engstler na janela de paradas, mas o segundo lugar foi suficiente para assegurar a taça frente ao sul-africano, que teve um dia para esquecer e foi apenas 12º.
Depois de retomar a liderança do campeonato na abertura do domingo, com os três pontos pela pole, Bortolotti manteve o primeiro lugar na largada e rapidamente começou a abrir vantagem sobre Engstler — em duelo direto entre duas Lamborghini.
Van der Linde, que venceu a corrida 1, teve um início desastroso. Saindo em quinto, o sul-africano da Audi não encontrou aderência na pista e despencou para 11º ainda na primeira volta. Sem ritmo e com 20kg de lastro, não conseguiu se recuperar até o fim da disputa.
Lá na frente, Bortolotti manteve uma vantagem confortável e foi aos boxes depois de Engstler, mas uma parada lenta da equipe o deixou vulnerável a um undercut. Sem perder tempo, Luca colocou de lado e tomou a liderança, contestada por Mirko algumas voltas depois.
No fim, entretanto, Engstler cruzou a linha de chegada com 0s4 de vantagem para Bortolotti, enquanto René Rast completou o pódio com a BMW. Thomas Preining, Nicki Thiim, Ricardo Feller, Marco Wittmann, Lucas Auer, Sheldon van der Linde e Maro Engel completaram o grupo dos dez primeiros na corrida 2 de Hockenheim.
Os resultados deixaram Bortolotti com 238 pontos após a 16ª e última corrida, enquanto Van der Linde fechou com 221. Engel (203), Rast (172) e Preining (158) completaram o top-5 da classificação. O título de equipes, potencializado pelo pódio de Rast, ficou com a BMW, e a taça de construtores foi para a Mercedes.
A estreia da temporada 2025 está programada para o dia 26 de abril, na rodada dupla de Oschersleben. Sempre neste formato, a categoria ainda vai passar por Lausitzring, Zandvoort, Norisring, Nürburgring, Sachsenring, Red Bull Ring e Hockenheim.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.