Mortara aproveita acidente com líderes, tira sorte grande e leva Audi à vitória na corrida 1 do DTM em Norisring

Edoardo Mortara tirou sorte muito, mas muito grande na primeira corrida do final de semana do DTM em Norisring. O companheiro de Audi Mattias Ekström era terceiro colocado quando destruiu a corrida para ele mesmo e os dois primeiros, Christian Vietoris e Robert Wickens. Mortara herdou e agora é líder do DTM

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A sorte sorriu para Edoardo Mortara na manhã deste sábado (25), durante a primeira corrida do final de semana do DTM em Norisring. O italiano, que havia vencido a prova de abertura da temporada, em Hockenheim, vinha na quarta colocação e sem nem pensar em se insinuar para os três primeiros. Até que outra Audi, a de Mattias Ekström, fez o serviço para ele. Um strike do sueco deu a Mortara o comando de uma prova que ficou muito fácil.

A confusão foi toda feita por Ekström, que largou dando pinta de que seria brilhante. Tomou a ponta de Christian Vietoris, mas logo perdeu e nunca mais acertou na corrida. Perdeu a segunda posição para Robert Wickens numa tentativa péssima de ataque. Depois, quando tentou passar Wickens, errou no ponto da freada e tirou os três, ele mesmo Wickens e Vietoris, da frente.
 
Apenas a Mercedes rosa de Vietoris seguiu, mas, depois de rodar, bem longe de brigar por vencer. O carro estava avariado, e o máximo que conseguiu foi fechar a zona de pontuação. Mortara foi livre, seguido por Jamie Green e Paul di Resta, membros do pódio. Marco Wittmann, Bruno Spengler, Maxime Martin, Adrien Tambay, Maximilian Götz, António Félix da Costa e Vietoris formaram o top-10. Augusto Farfus foi 11º.
 
Desta forma, Mortara assume a liderança do campeonato: são 69 pontos contra 67 de Wittmann e 63 de Green. Mesmo com dificuldades em Norisring, a BMW ainda lidera entre os Construtores: 260 tentos versus 247 da Audi e 200 da Mercedes.
Mortara (Foto: DTM)

Confira como foi a corrida 1 em Norisring

Pontualmente às 8h25 (de Brasília), o DTM partiu para sua sétima corrida da temporada e primeira do final de semana em Norisring. E teve uma briga lá na ponta, com Mattias Ekström conseguindo mergulhar para cima de Christian Vietoris. Mas não tardou muitos metros até que a Mercedes rosada de Vietoris tomasse de volta a liderança a fórceps.

 
As primeiras voltas da corrida de 45 minutos não tiveram lá muita animação. Mas, então, o hairpin Grundig passou a aparecer como protagonista. Primeiro, Nico Müller atacou Mike Rockenfeller pela oitava colocação e fez o rival rodar. Ganhou um drive-through por isso.
 
Na volta seguinte, a sete, Ekström chegou também na Grundig e tentou contornar por fora para passar Vietoris. Errou feio, e acabou ultrapassado por um atento Robert Wickens. Duas voltas depois, Augusto Farfus entrou na zona de pontuação ao passar Maximilian Götz na Grundigkehre.
 
Apesar de não abrir grande vantagem – era apenas 0s5 -, Vietoris tinha a corrida sob controle. E assim foi até a volta 20. Novamente no hairpin da Grundig, quando Ekström foi confiante demais para atacar Wickens. Calculou mal o momento da freada, acertou Wickens e tocou na traseira de Vietoris. O então líder rodou, Robert e Mattias abandonaram.
 
Farfus não conseguiu se manter no top-10. De fato, a BMW vivia um dia triste em Norisring. Na ponta, a corrida caiu no colo de Edoardo Mortara. A um mundo da primeira colocação, recebeu uma chance que não podia perder. Jamie Green, que largou em terceiro, não tinha seu ritmo. 
 
O safety-car chamado após a batida saiu na 25ª volta. Mortara, Green, Paul Di Resta, Bruno Spengler, Marco Wittmann, Vietoris, Maxime Martin, Adrien Tambay, Götz e Farfus, novamente, formavam o top-10. Logo António Félix da Costa entrou na lista e descartou o brasileiro.
 
A última briga por posição no top-10 foi entre as duas BMW mais combativas, e Wittmann passou Spengler pela quarta colocação. Aliás, dentro de um dia difícil para a montadora, Wittmann fez uma excelente corrida. 
 
No final, não teve para ninguém. Mortara sequer foi atacado e venceu. Recebeu a quadriculada já berrando no capacete para a segunda vitória na temporada 2016. Green e Di Resta completam o pódio. Wittman, Spengler, Martin, Tambay, Götz, Félix da Costa e Vietoris completaram os pontuadores.
 
A segunda corrida do final de semana acontece às 8h do domingo.
PADDOCK GP #34 ENTREVISTA CHRISTIAN FITTIPALDI E FALA SOBRE LE MANS E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.