Paffett conquista vitória na corrida 1 em Zandvoort e amplia liderança do campeonato. Farfus é 8º

Na primeira corrida da etapa holandesa do DTM, Gary Paffett encontrou cenário perfeito para ampliar sua liderança no campeonato. O inglês, que largou na pole-position, venceu a prova e abriu 21 pontos de vantagem para Paul Di Resta

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Gary Paffett venceu a corrida 1 da quinta etapa do DTM neste sábado (14), no ensolarado circuito holandês de Zandvoort. O inglês garantiu sua permanência na liderança e aumentou sua vantagem para o segundo colocado, Paul Di Resta, também piloto da Mercedes. Em uma corrida tranquila, Paffett, que largou na pole-position, conseguiu administrar seu ritmo e manter o controle para recuperar a ponta depois do pit-stop. Augusto Farfus, piloto da BMW, foi o oitavo colocado. Paffett tem agora 127 pontos, contra 106 de Di Resta. 
 
As duas primeiras filas eram ocupadas poela Mercedes na largada, mesma configuração que recebeu a bandeira quadriculada. Em um início sem incidentes, Paffett defendeu a pole escoltado por Pascal Wehrlein, Di Resta e Lucas Auer, e manteve a liderança com alguma pressão por parte do alemão que vinha em seguida.
Pódio da corrida 1 em Zandvoort foi dominado pela Mercedes (Foto: AMG Mercedes)
Di Resta foi o primeiro dos ponteiros a parar, na sétima volta, enquanto Jamie Green e Farfus chegaram a se tocaram em busca da 12ª posição. Com a parada nos boxes de Wehrlein, na oitava volta, Paffett ficou livre da pressão que estava sofrendo e voltou ainda à frente, mesmo depois de seu próprio pit.
 
O ex-F1 perdeu cinco segundos nos boxes, o que o deixou atrás, também, de Di Resta no retorno à pista. Com bom ritmo de recuperação, o alemão conseguiu diminuir a diferença para os carros que estavam logo à frente, mas um safety car, causado por Nico Müller, impediu que a busca continuasse em ritmo rápido.
 
A Audi melhor colocada na corrida era justamente pilotada por Müller, quando o suíço bateu nas barreiras de pneus da Gerlachbocht, causando a entrada safety car no circuito. René Rast, também da Audi, não parou durante a primeira meia hora e liderava a prova. Entretanto, Rast não realizou sua parada obrigatória nos boxes durante o período do safety-car, e perdeu virtualmente a liderança, sendo forçado a parar mais tarde que os outros pilotos.
Gary Paffett garantiu vantagem na liderança do campeonato (Foto: AMG Mercedes)
Após o reinício, Rast segurou a ponta, mas fez sua parada na penúltima volta da corrida, e abriu a liderança para Paffett, que tinha Di Resta no encalço, mas conseguiu se manter à frente para ser o primeiro a receber a bandeira quadriculada. Di Resta ainda protagonizou um toque com Wehrlein, que foi ultrapassado por Auer e chegou na quarta colocação. Robin Frijns se aproveitou da parada de Rast e foi o quinto colocado na corrida. 
 
Timo Glock teve a companhia de Marco Wittmann a maior parte da corrida e foi o primeiro das BMW no grid. Glock terminou em sexto, seguido de Wittmann e Farfus, na oitava colocação. O top-10 ficou completo com Jöel Eriksson na nona colocação e Green em décimo.
 
A corrida 2 da quinta etapa do DTM acontece no próximo domingo (15) em Zandvoort. 
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar