“Pilota como um cego”: David Schumacher sofre fortes críticas após acidentes no DTM

David Schumacher passou por um fim de semana caótico na rodada dupla de Norisring do DTM, com batidas, punições e um retorno inseguro à pista que rendeu muitas críticas dos rivais

Filho do ex-F1 Ralf Schumacher, David Schumacher teve uma rodada dupla para esquecer na passagem do DTM por Norisring, no último fim de semana. Nas duas corridas, o alemão se envolveu em acidentes controversos e acabou punido pela direção de prova em ambos. Após a etapa, o titular da Mercedes se explicou e até disparou contra os comissários por uma das penalizações.

A primeira confusão de David aconteceu na primeira corrida, durante batalha com Luca Engstler pelo 19º lugar. Em disputa na curva 1, os dois se tocaram e o rival da Audi levou a pior, sendo obrigado a abandonar a prova. Pelo incidente, Schumacher foi punido em 5s e caiu de 14º para 16º na bandeirada.

Pois, na segunda corrida, o alemão duplicou os problemas. Primeiro, David acertou em cheio a traseira de Patric Niederhauser, também da Audi, e causou sérios danos ao rival na curva 1. Novamente, o filho de Ralf Schumacher foi considerado culpado pela batida e vai perder cinco posições no grid de largada da próxima etapa, em Nürburgring.

“Não vi [a batida] de fora ainda. De dentro [do carro], não pareceu legal. A corrida acabou depois disso, é claro que as emoções fervem dentro do carro. Isso está claro, não foi legal”, disparou Niederhauser.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Schumacher pilota a Mercedes #27 no DTM (Foto: DTM)

Como se não fosse o bastante, Schumacher ainda retornou à pista de maneira completamente perigosa, passando muito perto de acertar a Porsche de Thomas Preining — que brigava pela vitória. Saindo do pit-lane e ainda com os pneus frios, o austríaco precisou tomar medidas evasivas para evitar uma batida e disparou contra o rival.

“A Mercedes #27 rodou na curva 1 e voltou à pista quase me acertando”, reclamou Preining. “Eu quase tive de parar no meio da pista. Poderia ter ficado muito próximo a Sheldon [van der Linde] em sua saída do pit-lane. No fim, não fez diferença. Não é legal quase bater, mas não batemos — então, está tudo bem”, disse.

Preining ainda conseguiu superar o susto, passou Sheldon van der Linde e René Rast e conquistou a vitória. Apesar disso, criticou novamente a manobra de Schumacher e o acusou de pilotar “como um cego”.

“Eu fui completamente bloqueado. Foi como no trânsito normal, quando alguém te fecha de um ponto cego”, disse Preining ao site alemão Ran.de. “Eu achei que ele havia parado devido aos danos, então, entrei normalmente na curva e perdi 2s ali. Ele voltou à pista pilotando como um cego”, disparou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

David Schumacher chegou a disputar corridas na F3 entre 2019 e 2022 (Foto: F3)

Schumacher, por sua vez, se explicou sobre os incidentes após a prova. O alemão, que abandonou a corrida 2, admitiu culpa pela batida em Niederhauser e relatou um problema no sistema de freios de sua Mercedes.

“Definitivamente, foi minha culpa”, admitiu Schumacher. “Não pude evitar. Temos o sistema de ABS na Mercedes, assim como todos os outros carros, e estava freando normalmente. Em algum momento, o ABS travou as rodas da frente”, explicou.

“Acho que passei por alguma ondulação e perdi o controle do eixo dianteiro”, afirmou. “Então, a decisão era ir por dentro ou por fora. Decidi ir por fora, mas não tinha espaço suficiente e ainda acabei o acertando na traseira. Isso custou nossas corridas, e lamento por ele também”, comentou.

Por outro lado, Schumacher discordou completamente da punição na primeira prova, quando acertou Engstler, e disse que o rival acabou beneficiado após ter feito um movimento supostamente perigoso. Segundo ele, a penalização foi “completamente injusta”.

“Foi um movimento de ultrapassagem totalmente limpo. No fim do dia, Luca [Engstler] simplesmente me ignorou e virou [o carro] em cima de mim. E levei uma punição por isso, o que acho completamente injusto”, finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.