Sheldon van der Linde encerra jejum e vence corrida 2 do DTM em Nürburgring
Sheldon van der Linde escalou o pelotão depois de grande largada e venceu pela primeira vez na temporada 2024 do DTM, encerrando jejum que já durava desde setembro de 2023
Sheldon van der Linde aproveitou uma excelente largada neste domingo (18), na segunda corrida da rodada dupla do DTM em Nürburgring, para escalar o pelotão e conquistar a primeira vitória da temporada. O sul-africano da BMW quebrou um jejum que se arrastava desde setembro de 2023, quando faturou a etapa do Red Bull Ring, na Áustria. Maro Engel chegou em segundo com a Mercedes, enquanto Marco Wittmann completou o pódio com o #11 da BMW.
A largada foi decisiva para a vitória de Van der Linde na Alemanha. Sheldon saiu em nono, mas tracionou bem, colocou o carro no traçado externo e deixou diversos competidores para trás. Seu irmão, Kelvin, acertou Luca Stolz e fez o piloto da Mercedes rodar ainda na curva 1. Mais à frente, Engel segurou Ricardo Feller e manteve a ponta.
Com 4min disputados na corrida de 1h, Van der Linde seguiu a recuperação e ultrapassou Feller na curva nove, mas a prova logo foi interrompida com a entrada de um safety-car causada pela quebra da Lamborghini de Nicki Thiim. A partir da relargada, Sheldon passou a travar uma batalha particular com Engel pela ponta, o que permitiu cada vez mais as aproximações de Feller e Wittmann.
O segundo safety-car entrou em cena com 20 minutos de prova, por uma rodada de Arjun Maini, e a saída do carro de segurança iniciou a rodada de pit-stops. Sheldon, que parou antes dos rivais mais próximos, acabou no prejuízo e voltou em terceiro, atrás do líder Engel e de Feller. Rapidamente, entretanto, o sul-africano retomou o segundo lugar.
A corrida caiu no colo de Van der Linde algum tempo depois, quando René Rast deixou os boxes e acertou Engel. Assim, Sheldon assumiu a ponta e não largou mais para vencer a primeira na edição 2024 do DTM por 3s2 de vantagem.
No fim, o top-10 ficou com Sheldon van der Linde, Engel, Wittmann, Kelvin van der Linde, Ayhancan Güven, Thierry Vermeulen, Thomas Preining, Feller, Mirko Bortolotti e Franck Perera.
Kelvin, que teve um início difícil de corrida, conseguiu se recuperar para fechar em quarto e manteve a liderança do campeonato — agora com 140 pontos. Bortolotti é o segundo, com 133 tentos. A próxima etapa do DTM acontece entre os dias 7 e 8 de setembro, na rodada dupla de Sachsenring.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.